Nome do Projeto
Monitoramento de Ações programáticas nas UBS UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
Com o objetivo de atender as diretrizes curriculares nacionais para graduação em medicina, o curso de medicina da UFPel vem buscando formas de ampliar e aprimorar o contato do estudante com a Atenção Primária à Saúde. Esta inserção hoje se organiza nas 4 Unidades Básicas de Saúde ligadas e UFPel. Em todas estas UBS são desenvolvidos os programas prioritários para os serviços de alta qualidade em Atenção Primária à Saúde. Para o adequado monitoramento e avaliação destas ações é imprescindível a manutenção de um registro adequado, com fichas de controle individuais para cada usuário e com avaliação periódica de metas e indicadores. O monitor deve ter a atribuição de manter atualizados todos os registros dos programas.

Objetivo Geral

Aprimorar o processo de aprendizagem do estudante de medicina acerca dos programas da atenção primária à saúde.

Justificativa

A disciplina de Medicina de Comunidade é oferecida no quarto semestre do curso de medicina e tem como uma de suas atividades o desenvolvimento de um trabalho de estudo e avaliação das ações programáticas de cada UBS. Os estudantes são divididos em grupos de práticas em que permanecem por dois turnos por semana em grupos de 6 a 7 estudantes em cada grupo, de forma a que se permita que o estudante realize atendimentos individuais e possa compreender e avaliar as ações coletivas em saúde. O desenvolvimento deste trabalho vem ocorrendo em todos os semestres e tem sido encontrada fragilidade nos registros dos atendimentos e das atualizações dos dados e este fenômeno impacta negativamente na aprendizagem do estudante, dificultando a clareza das ações para estudantes que estão no início do curso. A presença do monitor mantendo os registros atualizados contribuirá tanto para a melhora da qualidade da atenção como para melhoria da qualidade do ensino.

Metodologia

Cada um dos 4 monitores ficará lotado em uma das UBS. Em cada UBS haverá um docente responsável pelo estudante. O docente apresentará ao monitor as orientações do Ministério da Saúde sobre os programas de controle de câncer ginecológico, pré-natal e puericultura. Apresentará também os atuais registros dos programas na UBS em questão, e repassará sua avaliação sobre a situação atual do cuidado em saúde daquela população específica. O docente programará com o estudante a forma de organização do registro, a forma de identificar faltosos, as estratégias disponíveis para busca de faltosos, as formas como o monitor fará a comunicação do agendamento do paciente faltoso com o estudante do curso, a forma de busca dos trabalhos de turmas anteriores e a forma de apoio da elaboração do trabalho semestral de monitoramento que cada turma deve desenvolver,

Resultados Esperados

Melhora dos registros.
Melhora da compreensão do monitoramento dos programas de parte dos estudantes de medicina.
Melhora na qualidade dos trabalhos dos estudantes apresentados em sala de aula de forma a possibilitar a confecção de artigos científicos e publicações.
Elaboração de estratégias inovadoras de busca ativa de faltosos e melhora de vínculo do usuário com o serviço de saúde.
Avaliação das novas estratégias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA MOREIRA VITORIA102/05/201616/12/2016
GUILHERME VICENTINI2002/05/201616/12/2016
JUVENAL SOARES DIAS DA COSTA102/05/201616/12/2016
MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR102/05/201616/12/2016
ROGERIO DA SILVA LINHARES102/05/201616/12/2016

Página gerada em 05/12/2020 13:01:19 (consulta levou 0.069589s)