Nome do Projeto
VIVENDO A ODONTOLOGIA 2016
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/04/2016 - 02/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O projeto tem o intuito de oferecer ao acadêmico dos semestres iniciais do curso de odontologia a experiência do contato prévio com a rotina da clínica odontológica, aproximando - o de forma a vivenciar como observador, as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Também oportuniza a participação desses alunos em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do que observaram em clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação e expressar sua opinião e crítica. Também oportuniza assistir palestras ministradas por professores ou pós graduandos com assuntos motivadores da odontologia.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes de semestres iniciais do curso de Odontologia a um contato prévio com as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Desta forma, pode-se gerar uma oportunidade do aluno ir se familiarizando, por meio da observação e presença no ambiente, com a futura vida profissional desde o início do curso de odontologia. Os alunos irão desenvolver um estágio de maneira a presenciar procedimentos clínicos realizados por alunos de semestres posteriores. As disciplinas e/ou projetos que irão permanecer como observador será determinado pela coordenadora do projeto.

Justificativa

Diante das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade, grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino superior (Raldi et al., 2003) requerendo- se dos educadores novos objetivos, habilidades e a capacidade de percepção de mudanças (Berbel, 1999). A educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando percepção daquilo que é inédito (Freire, 1989). O ponto é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivência, situando-se na observação do real, no reconhecimento de sua experiência prévia e na busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas. O projeto justifica-se primeiramente pela procura de acadêmicos de primeiros semestres da odontologia solicitarem estágios em disciplinas e/ou projetos de extensão para presenciar nas clínicas procedimentos odontológicos,observando -os e se familiarizando com a rotina das clínicas dos semestres posteriores. Outro fator é que o projeto pode oferecer, desde os primeiros semestres para os alunos, uma oportunidade de vivenciar, mesmo que como observador, como é a rotina da clínica odontológica que irá exercer futuramente. O arco de Charles Maguerez representa trajetória pedagógica: observação da realidade -alunos expressam/percepções pessoais buscam explicações teóricas- nesta o professor é fundamental-alunos confrontam a teoria com a realidade e formulam hipóteses de solução. O projeto é também a oportunidade de participação em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do aluno do que observaram em clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação, bem como expressar sua opinião e crítica, desenvolvendo hipóteses e soluções para melhor aprendizado em semestres posteriores, quando irá realizar os seus próprios procedimentos. Também a oportunidade de ouvir palestras ministradas por professores ou pós graduandos com assuntos motivadores odontológicos.

Metodologia

A metodologia será desenvolvida através da presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica durante 2 horas com a supervisão de um professor colaborador do projeto, possibilitando ao aluno vivenciar a odontologia baseada em problema. Além de observar procedimentos clínicos durante sua realização, os alunos desenvolverão seminários e relatórios solicitados pela coordenadora ou docentes colaboradores por 2 horas, bem como assistir palestras de assuntos motivadores e atualizados sobre a odontologia.

Resultados Esperados

A presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica, bem como a participação no momento dos seminários e relatórios e palestras irá oportunizar que o mesmo expresse sua opinião e reflexão crítica. Essa experiência proporcionará a ele, em semestres posteriores, maior segurança para criar hipóteses e soluções durante sua prática clínica.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto será interrompido no período de férias letivo e retornará junto com as aulas. Dessa forma, qualquer ajuste necessário na carga horária será realizada no relatório

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA GEISIANE DA ROSA AQUINO412/07/201602/04/2017
ALESSANDRA BRAGA DE AVILA403/04/201602/04/2017
ANDRESSA DE OLIVEIRA RICKES403/04/201602/04/2017
ANDRESSA OLIVEIRA WENNESHEIMER412/07/201602/04/2017
ANELISE SARAIVA MAXIMILLA403/04/201602/04/2017
ARTHUR ZAMPIRON DA SILVA403/04/201602/04/2017
BRUNA LEÃO PÔRTO412/07/201602/04/2017
BRUNA OLIVEIRA SOUZA412/07/201602/04/2017
BRUNA SILVA SCHIEVELBEIN412/07/201602/04/2017
BRUNA SILVEIRA DE OLIVEIRA403/04/201602/04/2017
CAROLINA KATH RAUPP403/04/201602/04/2017
CAROLINA LOPES SANCHEZ403/04/201602/04/2017
CHRISTIAN GONÇALVES SCHWARZBOLD403/04/201602/04/2017
DANIELLE MENESES BORGES412/07/201602/04/2017
EDDE CAROLINE MENEZES DI GESU403/04/201602/04/2017
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA503/04/201602/04/2017
FABIO RENATO MANZOLLI LEITE403/04/201602/04/2017
FELIPE FURTADO KWECKO412/07/201602/04/2017
FERNANDA SRYNCZYK DA SILVA403/04/201602/04/2017
FRANCINE CARDOZO MADRUGA403/04/201602/04/2017
GABRIEL CAMACHO CANTARELLI412/07/201602/04/2017
GABRIELA GONCALVES PINHO403/04/201602/04/2017
GUILHERME DA LUZ SILVA412/07/201602/04/2017
GUILHERME FARIAS PÔRTO403/04/201602/04/2017
HENRIQUE LUIZ FEDALTO403/04/201602/04/2017
INGRID PINHEIRO CÂNDIA403/04/201602/04/2017
IZABEL GONÇALVES DE SOUZA412/07/201602/04/2017
JENIFFER LAMBRECHT403/04/201602/04/2017
JULIA FEHRENBACH403/04/201602/04/2017
JÚLIA ZUCUNI GUASSO412/07/201602/04/2017
KAIANE PASSOS TEIXEIRA403/04/201602/04/2017
KIMBERLLY TIMM RUTZ412/07/201602/04/2017
LARA KRUSSER FELTRACO412/07/201602/04/2017
LARISSA HARTER LOPES403/04/201602/04/2017
LAURA GANTES RODRIGUES DIAS412/07/201602/04/2017
LAURA LOURENÇO MOREL412/07/201602/04/2017
LAURA PATRICIA LUNA DA CUNHA403/04/201602/04/2017
LAURA SERPA ANÇA403/04/201602/04/2017
LEILAH GOULARTE FONSECA403/04/201602/04/2017
LETICIA PERES MOTTA412/07/201602/04/2017
LIZANDRA PICCOLI KUTSCHER403/04/201602/04/2017
LUCAS GONÇALVES LEMOS412/07/201602/04/2017
LUCAS ORTIZ GREGOLETTO403/04/201602/04/2017
LUIS BAYARDO MARASCHIM WATSON403/04/201602/04/2017
LUIZ FERNANDO AZZOLIN BRAGA403/04/201602/04/2017
LUIZ PAULO NIKRASZEWICZ DE SOUZA403/04/201602/04/2017
MARCELA NEVES SANTOS403/04/201602/04/2017
MARCELLA TROTTA DE PAULA SATTE ALAM GONÇALVES403/04/201602/04/2017
MARIANA CAVALHEIRO COSTA403/04/201602/04/2017
MARIANA DORNELES DOS REIS412/07/201602/04/2017
MATEUS ANDRADE ROCHA412/07/201602/04/2017
MATHEUS LÜDTKE HENKE403/04/201602/04/2017
MAURÍCIO DALMASO LEMOS403/04/201602/04/2017
MONIQUE DORS403/04/201602/04/2017
NADIA DE SOUZA FERREIRA403/04/201602/04/2017
NADINE BARBOSA FERREIRA412/07/201602/04/2017
NATANIELE LOPES DIAS403/04/201602/04/2017
RAFAELLA RODRIGUES DA GAMA403/04/201602/04/2017
RAUANE MACHADO DA SILVA403/04/201602/04/2017
RENATA ULIANA POSSER412/07/201602/04/2017
SABRINE AGUIAR DE SOUZA403/04/201602/04/2017
TAMYRES VELEDA FONSECA412/07/201602/04/2017
THAINÁ DE ALMEIDA FREITAS412/07/201602/04/2017
THAIS MAZZETTI403/04/201602/04/2017
THAÍS GIODA NORONHA403/04/201602/04/2017
TIAGO SCHLINDVEIN DE ARAUJO403/04/201602/04/2017
VALENTINA LESSA SOARES403/04/201602/04/2017
WAGNER MARTINS DA SILVA LEAL403/04/201602/04/2017

Página gerada em 05/07/2025 20:06:16 (consulta levou 0.050137s)