Nome do Projeto
O ensino da técnica de Entrevista Motivacional para estudantes do curso de graduação em Odontologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/04/2016 - 22/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Entrevista Motivacional (EM) é uma técnica de orientação utilizada por profissionais de saúde para ajudar os pacientes a reconhecer e fazer algo a respeito de seus dilemas e aderir a tratamentos. Não é uma técnica para levar as pessoas a fazerem o que não querem, ao contrário, é uma forma de orientação que ajuda os pacientes a encontrar as suas boas motivações para fazer mudanças de comportamentos em prol da sua saúde. O espírito da EM é definido como colaborativo, evocativo e com respeito pela autonomia do paciente [Miller and Rollnick, 2002; Rollnick et al., 1993]. Diversas pesquisas no mundo mostram a efetividade da técnica na mudança de comportamentos em saúde e na melhoria da saúde dos indivíduos. Enquanto a técnica é comumente utilizada em outras áreas da saúde [Dunn et al., 2001; Heckman et al., 2010; Macdonald et al., 2012; Martins and McNeil, 2009; Rubak et al., 2005], seu uso ainda é bastante incipiente na Odontologia [Cascaes et al., 2014].

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades que permitam os estudantes de odontologia estabelecerem uma melhor comunicação interpessoal com seus pacientes, melhorando sua capacidade de intervir no processo saúde-doença.

Justificativa

Os cursos da área da saúde no Brasil, diferente de outros países, não incluem o ensino da técnica de entrevista motivacional para alunos da graduação da área da saúde, assim como ocorre com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os acadêmicos de Odontologia têm apenas contato com alguns conteúdos teóricos e práticos de educação em saúde de forma insuficiente, o que não garante o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para uma boa prática de comunicação profissional-paciente futuramente no desempenho da profissão.
Pesquisas demonstram que o ensino da técnica de entrevista motivacional para estudantes de graduação tem demonstrado efeitos positivos na relação profissional-paciente e na melhoria dos indicadores de saúde dos pacientes [Koerber et al., 2003; Poirier et al., 2004; White et al., 2007], indicando que a técnica deve ser ensinada aos estudantes, melhorando sua formação para a prática da educação em saúde.
Por conta dessa realidade e visando aprimorar o ensino de estudantes de graduação, o presente projeto de ensino pretende desenvolver um arcabouço teórico-metodológico e prático voltado para o ensino da técnica de entrevista motivacional.

Metodologia

A proposta de ensino em entrevista motivacional a ser desenvolvida incluirá uma série de conteúdos teóricos em slides, material de apoio bibliográfico sobre o assunto, vídeos explicativos e casos de pacientes para discussão prática. Para o desenvolvimento das ferramentas de ensino do projeto será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle/UFPel, onde os alunos inscritos no projeto poderão acessar os conteúdos e aperfeiçoar o uso da técnica de entrevista motivacional.
Os estudantes dos projetos de extensão “Boca boca saudável” e “Promoção da saúde bucal na primeira infância: capacitação para profissionais da atenção básica” e de pesquisa “Implementação e avaliação de uma intervenção para promoção da saúde bucal” deverão participar do projeto ensino, como parte do treinamento que recebem para atuar nos projetos mencionados, os quais preveem ações de atendimento clínico odontológico em Unidades Básicas de Saúde e visitas domiciliares, momentos em que a técnica de entrevista motivacional é praticada.
A proposta de ensino também será aberta para estudantes não envolvidos nos projetos mencionados.

Resultados Esperados

• Obter uma aprendizagem significativa dos acadêmicos do curso de Odontologia da UFPel para o uso da técnica de entrevista motivacional;
• Que os acadêmicos e professores utilizem novas tecnologias pedagógicas como recurso para melhoria dos processos ensino e aprendizagem;
• Que sejam desenvolvidos novos espaços de ensino e aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle);
• Desenvolver um trabalho com relato de experiência das atividades do projeto para apresentação na Mostra de Ensino da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE ASSIS SOARES420/06/201611/07/2016
ANDREIA MORALES CASCAES207/04/201622/12/2016
ARYANE MARQUES MENEGAZ420/06/201611/07/2016
JOÃO PEDRO DO COUTO CAETANO420/06/201611/07/2016
LARA DOTTO420/06/201611/07/2016
LUIZ FERNANDO AZZOLIN BRAGA420/06/201611/07/2016
MARIA CAROLINA MADRUGA CORRAL420/06/201611/07/2016
NATHALIA RIBEIRO JORGE DA SILVA2002/05/201616/12/2016
PAULA GOVEIA CORREA420/06/201611/07/2016
SUELEN KELERMANN DA SILVA420/06/201611/07/2016

Página gerada em 09/12/2019 21:56:00 (consulta levou 0.045001s)