Nome do Projeto
Grupo de estudos em anestesiologia animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Anestesiologia Animal
Resumo
A área de anestesiologia animal tem ganhado força nos últimos anos contando com aumento do número de profissionais interessados, dos cursos de especialização e pós-graduação e também no aumento de estudos com enfoque nesta área. Ainda, a resolução CFMV Nº 1015 de 09/01/2013 estabelece que equipamentos de anestesia inalatória e ventilação mecânica são primordiais no funcionamento de um bloco cirúrgico, o que demanda a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Para tal, as instituições de ensino contam com diversos profissionais da área para ministrar as disciplinas e coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão com o apoio discente.
Atualmente, a disciplina de anestesiologia animal não possui carga horária específica na grade curricular do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Esta, encontra-se inserida como tópico nas disciplinas de clínicas cirúrgicas I e II. Porém, recentemente houve contratação de professor responsável pela área que inicialmente desenvolverá o conteúdo aliado às clinicas cirúrgicas até que seja possível a criação da cadeira de anestesiologia animal. Ainda, recentemente deu-se início as atividades na residência multiprofissional com enfoque em anestesiologia animal, sendo o curso contemplado com 2 vagas já em 2016.
Objetivo Geral
Produzir material complementar para expansão do conhecimento na área de anestesiologia animal
Justificativa
Como a carga horária compartilhada está aquém da necessária para abordar o conteúdo de forma eficaz para aqueles interessados na área e em áreas afins, torna-se necessário a utilização de atividades extracurriculares para compensação, visto que a prática é essencial ao aprendizado (JENKINS et al., 2008; COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016)
Como material extra podem-se citar vídeo aulas e vídeos demonstrativos das diversas técnicas anestésicas para que o aluno possa fixar o conteúdo das aulas teóricas e práticas sem depender somente da pouca carga horária ministrada em aula (COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016). Estes vídeos podem ser repassados aos alunos para que possam dar continuidade ao aprendizado em casa. Além dos benefícios aos alunos a utilização de técnicas alternativas para aprendizado vai ao encontro das mais recentes recomendações de substituição de animais em aulas práticas, já que é possível que o aluno aprenda de forma eficaz por meio de vídeos e conteúdos virtuais (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013).
Outro importante meio de divulgação do conhecimento e aprendizagem se dá por meio dos grupos de estudo e discussão de casos, onde são abordados temas que fogem ao convencional e aqueles mais recentes, como forma de atualização do conhecimento. Visto que a tendência é de que as aulas práticas se tornem cada vez mais demonstrativas e teórico-práticas (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013; COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016) a discussão de artigos científicos possibilita o aprofundamento do conhecimento bem como prepara o aluno para os assuntos não encontrados na rotina prática com frequência.
Como material extra podem-se citar vídeo aulas e vídeos demonstrativos das diversas técnicas anestésicas para que o aluno possa fixar o conteúdo das aulas teóricas e práticas sem depender somente da pouca carga horária ministrada em aula (COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016). Estes vídeos podem ser repassados aos alunos para que possam dar continuidade ao aprendizado em casa. Além dos benefícios aos alunos a utilização de técnicas alternativas para aprendizado vai ao encontro das mais recentes recomendações de substituição de animais em aulas práticas, já que é possível que o aluno aprenda de forma eficaz por meio de vídeos e conteúdos virtuais (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013).
Outro importante meio de divulgação do conhecimento e aprendizagem se dá por meio dos grupos de estudo e discussão de casos, onde são abordados temas que fogem ao convencional e aqueles mais recentes, como forma de atualização do conhecimento. Visto que a tendência é de que as aulas práticas se tornem cada vez mais demonstrativas e teórico-práticas (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013; COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016) a discussão de artigos científicos possibilita o aprofundamento do conhecimento bem como prepara o aluno para os assuntos não encontrados na rotina prática com frequência.
Metodologia
Os horários utilizados para estas atividades serão aqueles em que o aluno esteja liberado das demais atividades do curso como das 12:00 às 14:00 Hs e nos períodos em que não há atividades acadêmicas programadas. A função do aluno bolsista será de auxiliar na confecção do material extra bem como organizar os grupos de discussão com os demais interessados e aqueles das disciplinas de clínica cirúrgica I e II.
O grupo de discussão ocorrerá uma vez por semana com duração de no máximo 2 horas onde serão discutidas informações cientificas relevantes e atuais na área, discussão de casos clínicos acompanhados em aulas e na rotina hospitalar e resolução de questionamentos que possam surgir no decorrer das aulas.
A produção de material digital será sob responsabilidade do aluno e do professor responsável onde serão utilizados animais da rotina hospitalar para confecção dos vídeos e fotos. Após, o aluno, com auxilio docente, editará as imagens de forma a produzir material educativo e possível de compartilhamento em redes sociais com os demais alunos do curso. Aqueles interessados em acompanhar a confecção de vídeos e imagens poderão participar ativamente na rotina hospitalar.
Ainda, será função do aluno auxiliar nas aulas teóricas e práticas atuando como monitor específico da área de anestesiologia dentro das disciplinas de clinica cirúrgica I e II, bem como na rotina hospitalar um período por semana, acompanhando docentes, residentes e técnicos da área de anestesiologia animal.
O grupo de discussão ocorrerá uma vez por semana com duração de no máximo 2 horas onde serão discutidas informações cientificas relevantes e atuais na área, discussão de casos clínicos acompanhados em aulas e na rotina hospitalar e resolução de questionamentos que possam surgir no decorrer das aulas.
A produção de material digital será sob responsabilidade do aluno e do professor responsável onde serão utilizados animais da rotina hospitalar para confecção dos vídeos e fotos. Após, o aluno, com auxilio docente, editará as imagens de forma a produzir material educativo e possível de compartilhamento em redes sociais com os demais alunos do curso. Aqueles interessados em acompanhar a confecção de vídeos e imagens poderão participar ativamente na rotina hospitalar.
Ainda, será função do aluno auxiliar nas aulas teóricas e práticas atuando como monitor específico da área de anestesiologia dentro das disciplinas de clinica cirúrgica I e II, bem como na rotina hospitalar um período por semana, acompanhando docentes, residentes e técnicos da área de anestesiologia animal.
Resultados Esperados
Espera-se que o grupo proporcione aqueles interessados na área de anestesiologia animal ou áreas afins a possibilidade de expandir o conhecimento adquirido na pouca carga horária da disciplina atual.
Com o grupo de discussão, além do aluno focar nos tópicos da área, irá também aprender a buscar artigos nas bases cientificas, ter noção de iniciação cientifica, apresentação e confecção de seminários e desenvoltura para exposição oral.
A produção do material digital possibilitará um maior aproveitamento das atividades práticas com redução da necessidade de animais nas aulas práticas e aumento do estudo extraclasse por meio de vídeo aulas.
Com o grupo de discussão, além do aluno focar nos tópicos da área, irá também aprender a buscar artigos nas bases cientificas, ter noção de iniciação cientifica, apresentação e confecção de seminários e desenvoltura para exposição oral.
A produção do material digital possibilitará um maior aproveitamento das atividades práticas com redução da necessidade de animais nas aulas práticas e aumento do estudo extraclasse por meio de vídeo aulas.
Indicadores, Metas e Resultados
A área de anestesiologia animal está em grande expansão nas instituições publicas. Agora, a UFPEL entra no fluxo desta área com a contratação de docentes, criação de disciplinas específicas e abertura de vagas na residência. Isto demanda maior atividade voltada para área.
O conhecimento gerado pela grade curricular obrigatória ainda é pouco quando comparado a grande quantidade de assuntos relativos ao assunto. Assim, as atividades extra classe possibilitam um maior preparo aos alunos com interesse nesta área e em áreas afins.
O conhecimento gerado pela grade curricular obrigatória ainda é pouco quando comparado a grande quantidade de assuntos relativos ao assunto. Assim, as atividades extra classe possibilitam um maior preparo aos alunos com interesse nesta área e em áreas afins.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE EBELING VIANA | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
ARIELE FERNANDA CAVALCANTE DA SILVA | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
ARTUR GUIDOTTI NUNES | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
CAROLINE MUNHOZ | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
DANIELLA CRISTINA SO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
DIEGO GAMBÔA PEREIRA | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
EDENARA ANASTÁCIO DA SILVA | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR | 1 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
EVELYN RODRIGUES CASEIRA | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA | 1 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
FERNANDA RODRIGUES MENDONÇA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
FRANCISCO DE ASSIS ARAÚJO CAMELO JÚNIOR | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
FRANCIÉLI DE LEMOS RODRIGUES | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
GABRIELA LADEIRA SANZO | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
HELOISA DO AMARAL BOANOVA | 4 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
JORDANA SELL SAUERESSIG | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI | 1 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
JOSEANA DE LIMA ANDRADES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
JULIANA BEDUHN HILLER | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
JÉSSICA MARONEZE SZIMINSKI | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LARISSA DA SILVA PEREIRA DOMINGUES | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
LUCAS RODRIGUES ALVES | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
MARIANA CARDOSO SANCHES | 4 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARIANA FISCHER BORGES | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
MARINA ZANIN | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
MARTHA BRAVO CRUZ PIÑEIRO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARTIELO IVAN GEHRCKE | 4 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
NIKOLAS GIANOUKAS LEVIN | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
PATRICIA SILVA VIVES | 1 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
PAULA ANDREUCHETTI MADRUGA | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
RODRIGO FRANCO BASTOS | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
SAMANTHA KAUFMANN MATTOS | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
THOMAS NORMANTON GUIM | 1 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
TIAGO GARLET | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
UILA SILVEIRA DE MEDEIROS | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |
VALÉRIA DEFAVARI MORETTI | 2 | 02/05/2016 | 12/07/2016 |