Nome do Projeto
A representação gráfica nos processos de ensino e aprendizagem em arquitetura
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O projeto de ensino visa atender aos alunos do início da faculdade de Arquitetura e Urbanismo até o terceiro semestre e abrange as disciplinas de Expressão e Representação I, II e III. O domínio da representação gráfica é de fundamental importância para o aluno expressar suas ideias de arquitetura nas diferentes etapas do processo de projeto em arquitetura. O processo de aprendizagem começa por aprender a desenhar e simultaneamente se desenvolve a capacidade de percepção e representação. O desenho surge como uma interpretação da realidade, desde desenhos de contornos de objetos passando a representação da tridimensionalidade em diferentes escalas. O ensino culmina na criação de croquis, collages e desenhos híbridos (analógico e infográfico) a partir da transformação de modelos arquitetônicos consagrados. A criatividade do aluno é desenvolvida tanto na sua capacidade expressiva pessoal na obtenção de um estilo gráfico como na recriação do conteúdo da realidade ou de outras representações afirmando a capacidade de seleção, interpretação e criação inerentes ao pensamento visual.

Objetivo Geral

Ampliar o conhecimento dos sistemas de gráficos para a percepção, a concepção e a representação em arquitetura.

Justificativa

O projeto de ensino se justifica por propor um aprofundamento de conteúdos disciplinares relativos ao processo de ensino e aprendizagem do desenho. O croqui ideativo é de fundamental importância para as disciplinas de projeto e tem se tornado uma das questões que estão sendo valorizadas e discutidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Metodologia

O Material didático que deverá ser elaborado ao longo do Projeto de Ensino foi dividido em oito módulos com distintas temáticas e conteúdos. Cada módulo deverá constar de aulas expositivas com auxílio de Power Point, criação de exercícios para serem aplicados em sala de aula e material para ser disponibilizado ao aluno. O material didático será elaborado com bibliografia específica e complementar à área e com trabalhos do acervo das disciplinas. Realização de desenhos complementares, caso necessário, serão executados pelo monitor do projeto.
Seleção de trabalhos de alunos para a realização de duas exposições na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. As exposições poderão ser temáticas ou apresentar um panorama geral das disciplinas de Expressão e Representação. Organização do acervo em pastas A3.
Os módulos que forem sendo aplicados em sala de aula serão avaliados e revisados ao final do projeto de ensino. O monitor do projeto terá as seguintes funções: auxiliar o docente em sala de aula, realizar monitoria em horários extra-classe, participar da elaboração dos módulos e organização das exposições.

Resultados Esperados

Despertar o interesse e motivação nos alunos e obter melhor aproveitamento e rendimento dos conteúdos ministrados em sala de aula.
Possibilitar uma experiência enriquecedora do discente bolsista no processo de ensino aprendizagem em arquitetura.
Enriquecer o material didático das disciplinas de Expressão e Representação Gráfica.
Possível aproveitamento de conteúdos ministrados e do exercício da prática docente para publicações científicas relacionadas com o ensino.

Indicadores, Metas e Resultados

Foi impossível colocar no sistema a quantidade de semanas dos integrantes do projeto de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DIAS EIFLER2002/05/201616/12/2016
LAURA LOPES CEZAR802/05/201616/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 04:18:04 (consulta levou 0.024568s)