Nome do Projeto
MONITORIA PARA AS DISCIPLINAS DE TOPOGRAFIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
O projeto objetiva a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com foco na otimização do entendimento dos princípios e conceitos de topografia. Espera-se que haja retração no número de reprovação, retenção e evasão dos alunos. No DER (Departamento de Engenharia Rural) são ofertadas 5 disciplinas de topografia: 0190037 - M1 - TOPOGRAFIA I, 0190039 - M1 - TOPOGRAFIA, 0190042 - M1 - TOPOGRAFIA II, 0190042 - M2 - TOPOGRAFIA II, 0190043 - M1 - TOPOGRAFIA I e 0190043 - M2 - TOPOGRAFIA I. Essas disciplinas atendem os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Arquitetura, totalizando aproximadamente 320 alunos por semestre. Os monitores trabalharão listas de exercícios, relatórios técnicos, além de dirimir possíveis dúvidas originadas em sala de aula.
Objetivo Geral
Priorizar a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina de topografia.
Justificativa
Mesmo com a presença de um professor regente e nas aulas teóricas dos professores colaboradores, os alunos não podem ser atendidos na totalidade nos horários de aula e/ou em atividades extra-classe. Os monitores poderão tirar dúvidas na resolução dos exercícios, auxiliar na operação de equipamentos e auxiliar nos trabalhos. A presença de monitores, portanto, melhora a qualidade do processo de aprendizagem. Neste projeto, solicita-se 04 monitores.
Outra contribuição inerente ao projeto é a iniciação à docência, onde os monitores são estimulados a desenvolver habilidades que lhes permitam interagir com outros estudantes; aprofundar seus conhecimentos e sua compreensão em relação aos assuntos abordados e cooperar para a produção do conhecimento acadêmico-científico. Também deve ser destacada a busca por atividades de caráter prático e/ou teórico as interfaces dos conteúdos pertinentes ao ensino, à pesquisa e à extensão associada à otimização da formação de recursos humanos.
Outra contribuição inerente ao projeto é a iniciação à docência, onde os monitores são estimulados a desenvolver habilidades que lhes permitam interagir com outros estudantes; aprofundar seus conhecimentos e sua compreensão em relação aos assuntos abordados e cooperar para a produção do conhecimento acadêmico-científico. Também deve ser destacada a busca por atividades de caráter prático e/ou teórico as interfaces dos conteúdos pertinentes ao ensino, à pesquisa e à extensão associada à otimização da formação de recursos humanos.
Metodologia
A monitoria na área de topografia é uma prática pedagogicamente comum e necessária, tendo-se em vista o número de alunos que cursam essa disciplina.
A atividade de monitoria efetiva-se com a realização de encontros periódicos entre o professor orientador e o monitor para planejamento das atividades a serem desenvolvidas ao longo dos dois semestres. Essas atividades podem ser realizadas em sala de aula ou extraclasse, sejam elas de caráter teórico e/ou prático. O monitor compromete-se com as atividades ligadas à monitoria por 20 horas semanais, cabendo-lhe desempenhar as seguintes funções: a) dirimir dúvidas relativas aos conteúdos pertinentes às atividades (teóricas e práticas), b) resolução de listas de exercícios, c) acompanhamento dos conteúdos que estão sendo abordado na disciplina; e d) executar novos de exercícios práticos.
O monitor é então desafiado a refletir sobre os conteúdos trabalhados, propor sugestões e/ou fazer uma avaliação com relação aos diferentes meios usados na metodologia de ensino para apresentá-los à turma.
A atividade de monitoria efetiva-se com a realização de encontros periódicos entre o professor orientador e o monitor para planejamento das atividades a serem desenvolvidas ao longo dos dois semestres. Essas atividades podem ser realizadas em sala de aula ou extraclasse, sejam elas de caráter teórico e/ou prático. O monitor compromete-se com as atividades ligadas à monitoria por 20 horas semanais, cabendo-lhe desempenhar as seguintes funções: a) dirimir dúvidas relativas aos conteúdos pertinentes às atividades (teóricas e práticas), b) resolução de listas de exercícios, c) acompanhamento dos conteúdos que estão sendo abordado na disciplina; e d) executar novos de exercícios práticos.
O monitor é então desafiado a refletir sobre os conteúdos trabalhados, propor sugestões e/ou fazer uma avaliação com relação aos diferentes meios usados na metodologia de ensino para apresentá-los à turma.
Resultados Esperados
Espera-se que com esse projeto de ensino a inserção dos alunos nas atividades de monitoria. Essa atividade dará apoio ao processo de ensino- aprendizagem. A monitoria cria um ambiente favorável à exposição de dificuldades e minimização das dúvidas, uma vez que o monitor é capaz de desenvolver uma linguagem de ensino diferente da adotada pelo professor, aproximando-se mais dos alunos.
Indicadores, Metas e Resultados
Nesse questionário serão inseridas perguntas pertinentes à atividade de monitoria. O preenchimento dos questionários permitirá a avaliação das atividades realizadas e apontará o rumo das ações futuras.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
RODRIGO ARNS | 20 | 02/05/2016 | 09/12/2016 |
RODRIGO RIZZI | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
SAMOEL GIEHL | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
SERGIO LEAL FERNANDES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA | 4 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |