Nome do Projeto
Açoes de Fazer, observar, Caminhar, V isitar, Ler e Expor o Desenho 2016
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2016 - 31/01/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O projeto pretende pesquisar e refletir sobre modos de incentivar atividades de desenho, realizando ações extraclasse que cultivam o ato de desenhar, o hábito de ler e discutir o desenhar e outras atividades que envolvem a prática de desenho, como montar uma exposição didática dos alunos da disciplina Fundamentos de Desenho 1 (e II). Alunos de várias áreas podem participar nas atividades de desenhar em salas de exposição e ao ar livre ou participar numa exposição de desenho organizado pelos alunos, bem como num grupo de leitura, contemplando os cursos de Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, Cinema de Animação e Design, sendo que a disciplina é obrigatória para quase todos os cursos do Centro de Artes.

Objetivo Geral

Complementar as atividades de aula através de oferecer uma variedade maior de ações extraclasses relacionadas ao desenho durante o semestre para alunos de Fundamentos de Desenho 1 (e 2) que, além de oferecer a ajuda em sala de aula e o horário extraclasse tradicional (para realizar os desenhos-exercícios da disciplina), também oferecer outras atividades extraclasses par cultivar a autonomia profissional do aluno e a prática e a reflexão sobre o desenho artístico como: caminhar, observar e desenhar ao ar livre; criar um Grupo de leitura de textos (sobre desenho) escolhidos pelos alunos; visitar exposições e desenhar as obras; estimular e ajudar os alunos a organizar uma exposição de desenhos ou outro tipo de apresentação que versa sobre o desenho.

Justificativa

O Projeto propõe novas atividades que o monitor (ou dois bolsistas) possa realiza com os alunos fora da sala de aula: desenhar ao ar livre, visitar exposições, organizar uma exposição e realizar leituras em grupo. Estas atividades com o monitor podem cultivar maior autonomia no aluno. A disciplina é do primeiro semestre, portanto, a visita a galerias locais para desenhar as obras e o ato de caminhar na cidade para observar e desenhar ao ar livre são modos para os alunos artistas aprender sobre o desenho em contexto reais, bem como modo para conhecer o meio cultural em Pelotas, estimular o interesse em arte e o ato de desenhar e possibilitar o contato direto com a obra e os artistas durante as aberturas. Ao desenhar as obras dentro de uma galeria ou no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do CA/UFPEL, os alunos refletem sobre a obra nos lugares associados a sua profissão e amadurecerão o modo de pensar sobre o desenho.
Outra atividade extraclasse deste projeto envolve o monitor que auxiliará os alunos organizar uma mostra de seus trabalhos. Assim, o desenho transforma de um meio artístico para um fim de prática profissional. Seu desenho neste contexto torna mais real, não um exercício em aula, mas uma ação do artista. A oportunidade de mostrar seu desenho cria a necessidade de refletir sobre sua montagem, escolher uma moldura ou usar a impressão gráfica – questões de elaboração da apresentação pública do desenho que o aluno raramente enfrenta em aula. Estas atividades vêm a somar às mais básicas do monitor que ajuda os alunos nos exercícios em sala de aula e monitoria. A dificuldade de desenhar na disciplina Fundamentos de Desenho I (ou II ) não é uma causa de reprovação, desistência ou evasão. Acredito o hábito de ler e experiências de prática profissional podem ser estimulados pelo monitor. Este ano, considerando a versão anterior deste projeto, pediremos duas bolsistas para poder realizar as atividades propostas mais plenamente.

Metodologia

Acompanhamento das aulas através de monitores específicos para cada disciplina de desenho: Fundamentos do Desenho I e II (três turmas). Realização de encontros de Grupo de Leitura quinzenais para a leitura e discussão de textos escolhidos pelos alunos da bibliografia fornecida. Praticar o desenho em contextos fora da sala de aula, durante caminhadas na rua, em Pelotas ou em outros locais marcados e desenhar obras em exposições na cidade de Pelotas. Organizar uma exposição de trabalhos dos alunos – mostra didática.

OBS. Desde que, anteriormente, no projeto de ensino - Atos de Fazer, observar, caminhar, visitar, ler e Expor o Desenho de 2015, uma única bolsista foi dividida entre dois professores com cinco turmas de Fundamentos de Desenho. Este ano, vemos a necessidade de pedir dois bolsistas para poder desenvolver as ações plenamente e não extrapolar além das 20 horas do monitor-bolsista.

Resultados Esperados

A ampliação do conhecimento do aluno em relação ao desenho é o resultado direto das atividades deste projeto que o
monitor realizará com os alunos (desenhar ao ar livre e em salas de exposição, visitar exposições, organizar uma
exposição de desenhos, realizar leituras em grupo). A cultivação da autonomia dos alunos e sua habilidade de ler,
refletir sobre e discutir o desenho em grupo, bem como outra atividade em grupo de montar uma exposição de desenho
possibilitam uma atitude mais profissional sobre o trabalho do artista em relação à ação de desenhar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIELE SZYMANSKI DE OLIVEIRA112/06/201624/10/2016
ALAN CAETANO CÂNDIDO105/05/201624/10/2016
ALICE JEAN MONSELL615/04/201631/01/2017
ANDRÉ ACOSTA CHIESA106/06/201624/10/2016
ARIEL FERNANDES OLIVEIRA105/05/201624/10/2016
BRUNA DIAS RIBEIRO106/06/201624/10/2016
BRUNO PERES FIGUEIRÔA215/04/201624/10/2016
CAYQUE ALVES PEREIRA2015/04/201631/01/2017
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES109/05/201624/10/2016
DIEGO DA SILVA RIBEIRO215/04/201624/10/2016
DSINDRY FERREIRA DA SILVA106/06/201624/10/2016
EDUARDA LENZI LOPES105/06/201624/10/2016
ERIKA OLIVEIRA DOS SANTOS106/06/201624/10/2016
FERNANDA CALDEIRA CIOFFI106/06/201624/10/2016
GABRIEL DA SILVA MUNARO106/06/201624/10/2016
GABRIEL DE AVILA MARQUES106/06/201624/10/2016
GABRIELA LEITE DA CUNHA105/05/201624/10/2016
GIANNA DELABARY VIEIRA ALVES106/06/201624/10/2016
GIULIA TAVARES RIZZATO DE SOUZA2015/04/201631/01/2017
GUSTAVO AFONSO DE ANDRADE MOREIRA106/06/201624/10/2016
HENRIQUE OLIVEIRA BORGES215/04/201624/10/2016
HUGO LEONARDO MEDEIROS APPARIZ215/04/201624/10/2016
JOAO PEDRO ANGELO SANTIN106/06/201624/10/2016
JOSE CARLOS BROD NOGUEIRA315/04/201631/01/2017
JOÃO PEDRO HERNANDES RODRIGUES SCHEBEK215/04/201624/10/2016
JULIANA CHACON DE OLIVEIRA205/05/201624/10/2016
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA315/04/201624/10/2016
LARA DANIELE DA COSTA106/06/201624/10/2016
LEONARDO DA SILVA AVILA115/04/201624/10/2016
LEONARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA215/04/201624/10/2016
LIGIA MARADEI KEHDE105/05/201624/10/2016
LIÉGE BUDZIAREK ESLABÃO315/04/201624/10/2016
LUANA REIS SILVINO105/05/201624/10/2016
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEAO315/04/201624/10/2016
Leonardo Bosel Lelling131/05/201624/10/2016
MAJUI MENDES TAVARES105/05/201624/10/2016
MARA REJANE DE AVILA SANTOS106/06/201624/10/2016
MARCIA ROSANA SOUZA OLIVEIRA106/06/201624/10/2016
MAÍRA PEREIRA MAKIYAMA115/04/201624/10/2016
Maiara Borraz de Ávila106/06/201624/10/2016
PATRÍCIA ANDRÉ DOS SANTOS215/04/201624/10/2016
PIETRA VASCONCELLOS KOSCHIER106/06/201624/10/2016
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO106/06/201624/10/2016
RAFAELA DE ALMEIDA ALVES215/04/201624/10/2016
RENAN SOARES315/04/201624/10/2016
ROGGER DA SILVA BANDEIRA315/04/201624/10/2016
RUANN CARLOS MOTA BEZERRA106/06/201624/10/2016
TAUA DE OLIVEIRA GAYER106/06/201624/10/2016
THIAGO PAIXAO DA SILVA106/06/201624/10/2016
THIAGO RIBEIRO BRUM106/06/201624/10/2016
VICENTE FANTINI DE LIMA315/04/201624/10/2016
YGOR CREPALDI ROCCON315/04/201624/10/2016

Página gerada em 03/12/2020 22:06:33 (consulta levou 0.060545s)