Nome do Projeto
Açoes de Fazer, observar, Caminhar, V isitar, Ler e Expor o Desenho 2016
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2016 - 31/01/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O projeto pretende pesquisar e refletir sobre modos de incentivar atividades de desenho, realizando ações extraclasse que cultivam o ato de desenhar, o hábito de ler e discutir o desenhar e outras atividades que envolvem a prática de desenho, como montar uma exposição didática dos alunos da disciplina Fundamentos de Desenho 1 (e II). Alunos de várias áreas podem participar nas atividades de desenhar em salas de exposição e ao ar livre ou participar numa exposição de desenho organizado pelos alunos, bem como num grupo de leitura, contemplando os cursos de Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, Cinema de Animação e Design, sendo que a disciplina é obrigatória para quase todos os cursos do Centro de Artes.
Objetivo Geral
Complementar as atividades de aula através de oferecer uma variedade maior de ações extraclasses relacionadas ao desenho durante o semestre para alunos de Fundamentos de Desenho 1 (e 2) que, além de oferecer a ajuda em sala de aula e o horário extraclasse tradicional (para realizar os desenhos-exercícios da disciplina), também oferecer outras atividades extraclasses par cultivar a autonomia profissional do aluno e a prática e a reflexão sobre o desenho artístico como: caminhar, observar e desenhar ao ar livre; criar um Grupo de leitura de textos (sobre desenho) escolhidos pelos alunos; visitar exposições e desenhar as obras; estimular e ajudar os alunos a organizar uma exposição de desenhos ou outro tipo de apresentação que versa sobre o desenho.
Justificativa
O Projeto propõe novas atividades que o monitor (ou dois bolsistas) possa realiza com os alunos fora da sala de aula: desenhar ao ar livre, visitar exposições, organizar uma exposição e realizar leituras em grupo. Estas atividades com o monitor podem cultivar maior autonomia no aluno. A disciplina é do primeiro semestre, portanto, a visita a galerias locais para desenhar as obras e o ato de caminhar na cidade para observar e desenhar ao ar livre são modos para os alunos artistas aprender sobre o desenho em contexto reais, bem como modo para conhecer o meio cultural em Pelotas, estimular o interesse em arte e o ato de desenhar e possibilitar o contato direto com a obra e os artistas durante as aberturas. Ao desenhar as obras dentro de uma galeria ou no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do CA/UFPEL, os alunos refletem sobre a obra nos lugares associados a sua profissão e amadurecerão o modo de pensar sobre o desenho.
Outra atividade extraclasse deste projeto envolve o monitor que auxiliará os alunos organizar uma mostra de seus trabalhos. Assim, o desenho transforma de um meio artístico para um fim de prática profissional. Seu desenho neste contexto torna mais real, não um exercício em aula, mas uma ação do artista. A oportunidade de mostrar seu desenho cria a necessidade de refletir sobre sua montagem, escolher uma moldura ou usar a impressão gráfica – questões de elaboração da apresentação pública do desenho que o aluno raramente enfrenta em aula. Estas atividades vêm a somar às mais básicas do monitor que ajuda os alunos nos exercícios em sala de aula e monitoria. A dificuldade de desenhar na disciplina Fundamentos de Desenho I (ou II ) não é uma causa de reprovação, desistência ou evasão. Acredito o hábito de ler e experiências de prática profissional podem ser estimulados pelo monitor. Este ano, considerando a versão anterior deste projeto, pediremos duas bolsistas para poder realizar as atividades propostas mais plenamente.
Outra atividade extraclasse deste projeto envolve o monitor que auxiliará os alunos organizar uma mostra de seus trabalhos. Assim, o desenho transforma de um meio artístico para um fim de prática profissional. Seu desenho neste contexto torna mais real, não um exercício em aula, mas uma ação do artista. A oportunidade de mostrar seu desenho cria a necessidade de refletir sobre sua montagem, escolher uma moldura ou usar a impressão gráfica – questões de elaboração da apresentação pública do desenho que o aluno raramente enfrenta em aula. Estas atividades vêm a somar às mais básicas do monitor que ajuda os alunos nos exercícios em sala de aula e monitoria. A dificuldade de desenhar na disciplina Fundamentos de Desenho I (ou II ) não é uma causa de reprovação, desistência ou evasão. Acredito o hábito de ler e experiências de prática profissional podem ser estimulados pelo monitor. Este ano, considerando a versão anterior deste projeto, pediremos duas bolsistas para poder realizar as atividades propostas mais plenamente.
Metodologia
Acompanhamento das aulas através de monitores específicos para cada disciplina de desenho: Fundamentos do Desenho I e II (três turmas). Realização de encontros de Grupo de Leitura quinzenais para a leitura e discussão de textos escolhidos pelos alunos da bibliografia fornecida. Praticar o desenho em contextos fora da sala de aula, durante caminhadas na rua, em Pelotas ou em outros locais marcados e desenhar obras em exposições na cidade de Pelotas. Organizar uma exposição de trabalhos dos alunos – mostra didática.
OBS. Desde que, anteriormente, no projeto de ensino - Atos de Fazer, observar, caminhar, visitar, ler e Expor o Desenho de 2015, uma única bolsista foi dividida entre dois professores com cinco turmas de Fundamentos de Desenho. Este ano, vemos a necessidade de pedir dois bolsistas para poder desenvolver as ações plenamente e não extrapolar além das 20 horas do monitor-bolsista.
OBS. Desde que, anteriormente, no projeto de ensino - Atos de Fazer, observar, caminhar, visitar, ler e Expor o Desenho de 2015, uma única bolsista foi dividida entre dois professores com cinco turmas de Fundamentos de Desenho. Este ano, vemos a necessidade de pedir dois bolsistas para poder desenvolver as ações plenamente e não extrapolar além das 20 horas do monitor-bolsista.
Resultados Esperados
A ampliação do conhecimento do aluno em relação ao desenho é o resultado direto das atividades deste projeto que o
monitor realizará com os alunos (desenhar ao ar livre e em salas de exposição, visitar exposições, organizar uma
exposição de desenhos, realizar leituras em grupo). A cultivação da autonomia dos alunos e sua habilidade de ler,
refletir sobre e discutir o desenho em grupo, bem como outra atividade em grupo de montar uma exposição de desenho
possibilitam uma atitude mais profissional sobre o trabalho do artista em relação à ação de desenhar.
monitor realizará com os alunos (desenhar ao ar livre e em salas de exposição, visitar exposições, organizar uma
exposição de desenhos, realizar leituras em grupo). A cultivação da autonomia dos alunos e sua habilidade de ler,
refletir sobre e discutir o desenho em grupo, bem como outra atividade em grupo de montar uma exposição de desenho
possibilitam uma atitude mais profissional sobre o trabalho do artista em relação à ação de desenhar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIELE SZYMANSKI DE OLIVEIRA | 1 | 12/06/2016 | 24/10/2016 |
ALAN CAETANO CÂNDIDO | 1 | 05/05/2016 | 24/10/2016 |
ALICE JEAN MONSELL | 6 | 15/04/2016 | 31/01/2017 |
ANDRÉ ACOSTA CHIESA | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
ARIEL FERNANDES OLIVEIRA | 1 | 05/05/2016 | 24/10/2016 |
BRUNA DIAS RIBEIRO | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
BRUNO PERES FIGUEIRÔA | 2 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
CAYQUE ALVES PEREIRA | 20 | 15/04/2016 | 31/01/2017 |
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES | 1 | 09/05/2016 | 24/10/2016 |
DIEGO DA SILVA RIBEIRO | 2 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
DSINDRY FERREIRA DA SILVA | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
EDUARDA LENZI LOPES | 1 | 05/06/2016 | 24/10/2016 |
ERIKA OLIVEIRA DOS SANTOS | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
FERNANDA CALDEIRA CIOFFI | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
GABRIEL DA SILVA MUNARO | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
GABRIEL DE AVILA MARQUES | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
GABRIELA LEITE DA CUNHA | 1 | 05/05/2016 | 24/10/2016 |
GIANNA DELABARY VIEIRA ALVES | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
GIULIA TAVARES RIZZATO DE SOUZA | 20 | 15/04/2016 | 31/01/2017 |
GUSTAVO AFONSO DE ANDRADE MOREIRA | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
HENRIQUE OLIVEIRA BORGES | 2 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
HUGO LEONARDO MEDEIROS APPARIZ | 2 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
JOSE CARLOS BROD NOGUEIRA | 3 | 15/04/2016 | 31/01/2017 |
JOÃO PEDRO HERNANDES RODRIGUES SCHEBEK | 2 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
JULIANA CHACON DE OLIVEIRA | 2 | 05/05/2016 | 24/10/2016 |
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA | 3 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
LARA DANIELE DA COSTA | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
LEONARDO DA SILVA AVILA | 1 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
LEONARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA | 2 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
LIGIA MARADEI KEHDE | 1 | 05/05/2016 | 24/10/2016 |
LIÉGE BUDZIAREK ESLABÃO | 3 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
LUANA REIS SILVINO | 1 | 05/05/2016 | 24/10/2016 |
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO | 3 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
Leonardo Bosel Lelling | 1 | 31/05/2016 | 24/10/2016 |
MAJUI MENDES TAVARES | 1 | 05/05/2016 | 24/10/2016 |
MARA REJANE DE AVILA SANTOS | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
MARCIA ROSANA SOUZA OLIVEIRA | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
MAÍRA PEREIRA MAKIYAMA | 1 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
Maiara Borraz de Ávila | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
PATRÍCIA ANDRÉ DOS SANTOS | 2 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
PIETRA VASCONCELLOS KOSCHIER | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
RAFAELA DE ALMEIDA ALVES | 2 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
RENAN SOARES | 3 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
ROGGER DA SILVA BANDEIRA | 3 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
RUANN CARLOS MOTA BEZERRA | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
TAUA DE OLIVEIRA GAYER | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
THIAGO PAIXAO DA SILVA | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
THIAGO RIBEIRO BRUM | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |
VICENTE FANTINI DE LIMA | 3 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
YGOR CREPALDI ROCCON | 3 | 15/04/2016 | 24/10/2016 |
joão pedro angelo santin | 1 | 06/06/2016 | 24/10/2016 |