Nome do Projeto
Guia das aulas praticas de Bioquímica I e II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2016 - 05/05/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica
Resumo
O guia pratico para as aulas de Bioquímica visa relacionar as informações obtidas nas aulas teóricas com a pratica. É como o próprio nome cita é um guia para as aulas praticas de laboratório que apresenta as experiências passo a passo , num linguajar claro para facilitar a compreensão das diferentes reações químicas e auxiliar na interpretação dos resultados encontrados. Este manual serve para diferentes cursos como veterinária, medicina,farmácia , ciências biológicas, odontologia, químicas licenciatura, bacharelado forense, enfermagem, e muito outros cursos. A bioquímica é uma ciência que estuda as biomoléculas, moléculas estas envolvidas com a formação e desenvolvimento, multiplicação da menor unidade viva que são as células. Para melhor compreendermos estas unidades, é preciso saber os mecanismos de transformação ou metabolismo, permitindo a adaptação das células aos mais diferentes meios em que se encontram, para tanto estudar conciliando a teoria com a pratica é a melhor maneira de entendermos as propriedades químicas, e alguns experimentos podem ser feitos de forma a caracterizar as biomoléculas e auxiliar na compreensão das ações celulares das mesmas. Com esse projeto pretendemos elaborar um guia pratico para os acadêmicos de diferentes cursos e auxiliar na determinação dos principais componentes químicos presentes como carboidratos, lipídeos e proteínas, bem como na segunda etapa realizar testes bioquímicos com a finalidade de realizar testes de glicemia, colesterol triglicerídeos etc e auxiliar na interpretação dos resultados encontrados. Assim objetivamos , um aumento do número de acadêmicos com um bom rendimento na disciplina e conseqüentemente aprovação com rendimento satisfatório ao final de cada semestre escolar.

Objetivo Geral

Fornecer conhecimentos e habilidades para o futuro profissional possa atuar em laboratórios na área de Bioquímica, através de ensaios das técnicas de rotina para as determinações de carboidratos, lipídeos e proteínas além de determinações bioquímicas dos líquidos biológicos. Comparar diferentes técnicas utilizadas para o mesmo material, bem como estudar a implantação de sistemas de controle de qualidade, a fim de qualificar o laboratório em questão frente aos órgãos competentes.

Justificativa

A disciplina de Bioquímica é a ciência que estuda as biomoléculas, e permite observar a versatilidade das mesmas na formação celular, considerando que esta compõe os tecidos formadores de um sistema orgânico. Logo o entendimento das biomoléculas permite compreender como tudo funciona na sua totalidade desde a sua condição mais simples até as mais complexas (anabolismo e catabolismo) . Sendo assim, nesse guia práticos iremos detalhar as reações químicas, que ocorrem em alguns compostos orgânicos, mostrar os procedimentos a serem seguidos para determinar características estruturais e funcionais das principais biomoléculas e dessa forma auxiliar no aprendizado da bioquímica e correlacionar essa ciência com o nosso dia a dia, e mostrar que esta ocorrendo a todo instante no nosso organismo e no cotidiano.
Antes de abordarmos os procedimentos práticos propriamente dito será mencionado também as regras gerais de segurança em laboratório, com o objetivo de tornar esta pratica uma atividade bastante segura, e mostrar que o laboratório não é um local perigoso desde que algumas precauções sejam tomadas. Acidentes em laboratório ocorrem freqüentemente devido a pressa excessiva na obtenção dos resultados. Caso isso ocorra vai acarretar em prejuízos não só materiais como danos para si e para os demais . Todos que freqüentam o laboratório devem ter responsabilidade no seu trabalho e evitar a pressa e atitudes indevidas que possam prejudicar o trabalho de todos os freqüentadores desse ambiente em comum.
O guia visa correlacionar os conteúdos de bioquímica aos acontecimentos cotidianos e assim agregar interesse e importância a estes fundamentos, consiste em um grande auxilio ao entendimento da disciplina de bioquímica , na tentativa de ampliar os conhecimentos e aguçar a curiosidade acerca dos temas estudados interligando a teoria com a pratica e utilizar como um apoio no entendimento da Bioquímica em geral, facilitando assim o entendimento dos procedimentos laboratoriais.
O p

Metodologia

Os colaboradores se reunirão pelo menos uma vez por semana , para dividir tarefas e acertar os detalhes sobre as praticas a serem acrescentadas, e sobre as digitações. Será elaborado um cronograma de execução das tarefas estipuladas semanalmente. Serão verificados com os laboratoristas quais as praticas que tem mostrado dificuldades na sua execução, onde estão as falhas, e quais os procedimentos a serem tomadas a respeito das mesmas.
De acordo com as tarefas de cada equipe semanalmente serão discutidos os andamentos das mesmas. Todas as equipes terão que mostrar o rendimento das tarefas, seguindo um mesmo padrão pré-definido , para que seja padronizado o roteiro das mesmas, evitando assim que cada roteiro siga de um jeito. Todas deverão ter inicialmente uma pequena introdução, objetivos a serem alcançados, metodologia utilizada e explicação das reações ocorridas.
Os participantes deverão testar as praticas a fim de verificar a viabilidade das execuções dos mesmos. Promover o levantamento de drogas e reagentes usados nas atividades laboratoriais. Organizar uma listagem dos reagentes adquiridos para a execução das praticas, desenvolver a habilidade no manejo da aparelhagem laboratorial , como espectrofotômetros, fotocolorimetros, potenciômetro etc.
Sempre que for necessário atualizar os protocolos usados em atividades experimentais. Podendo em alguns casos comparar diferentes protocolos para a mesma pratica ou substituir por outras mais eficazes, rápidas e de menor custo.
Certificados de participação serão emitidas através do cobalto para os inscritos que participarão da elaboração do guia .

Resultados Esperados

Despertar nos alunos envolvidos o interesse em melhorar as técnicas praticas laboratoriais, bem como fazer com que tenham mais interesse em divulgar um guia pratico das aulas de Bioquímica. Orientar para que atuem de forma autônoma , desenvolvendo o processo de criação e emancipação intelectual. Envolver os alunos em suas próprias aprendizagem. Aumentar a motivação dos alunos pela disciplina de Bioquímica a partir da contextualização da teoria com a pratica.
Motivar os alunos envolvidos a procurar pelas novas referencias bibliográficas, testar as praticas a fim de ver a sua viabilidade , e acima de tudo fazer com que se motivem e vejam a integração entre a teoria e a pratica da disciplina em questão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉSSICA IARA GALL2005/05/201605/05/2017
MASSAKO TAKAHASHI DOURADO505/05/201605/05/2017
MELINDA GOMES VICTOR2005/05/201605/05/2017

Página gerada em 20/04/2024 09:00:31 (consulta levou 0.061070s)