Nome do Projeto
Tecnologias Educacionais Digitais para o Ensino de Engenharia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar
Resumo
O projeto visa contribuir para o desenvolvimento do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), incentivando a inovação pedagógica e tecnológica, por meio de ações de formação docente que promovam a aplicação e avaliação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, notadamente Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) na educação. Os esforços serão concentrados em um Núcleo de Tecnologias Digitais para o Ensino de Engenharias que atuará de forma transversal em todos os cursos do CEng, contemplando todos os professores do Centro interessados em participar. As ações de formação docente do projeto estarão direcionadas à inovação em estratégias e/ou metodologias pedagógicas utilizando as TCD nos cursos de Engenharia e à inovação em produtos tais como Objetos de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Simuladores, Laboratórios virtuais para Engenharia, entre outros. Os professores que participem das oficinas do projeto terão a oportunidade de refletir sobre a possibilidade de substituir a metodologia tradicional, baseada apenas em aulas expositivas, por outras que favoreçam o alcance de vários objetivos educacionais, estimulem o aluno a aprender e possibilitem sua participação no processo de aprendizagem. Dessa forma, poderão utilizar Tecnologias de Comunicação Digital para estruturar métodos de ensino que favoreçam a integração de conteúdos, a integração social dos alunos e a aprendizagem na prática. Esta proposta estabelece novas formas de aprender, onde os conteúdos são importantes, mas considera-se que os métodos de trabalho constituem a pedra angular de toda e qualquer inovação que a docência e a aprendizagem do futuro irão exigir (TAVARES, 2003).

Objetivo Geral

Aperfeiçoar as técnicas e condições do ensino de Engenharias mediante a incorporação de Tecnologias de C0omunicação Digital (TCD) para inovar no processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

A inovação na educação superior não é uma questão de modernidade, mas de melhorar os resultados de aprendizagem para adquirir as competências necessárias para desenvolver-se na sociedade atual e futura (FIDALGO BLANCO, 2015). Nos cursos universitários de engenharia é sensivel a preocupação a esse respeito. Considerando a imensa responsabilidade das futuras gerações de engenheiros, é necessário garantir que os egressos dos cursos de engenharia possam aplicar os conhecimentos teóricos, a creatividade e a inovação e o trabalho em equipe, para resolver problemas dentro da sua área de atuação (GRAHAM, 2012).
De fato, a formação de novos engenheiros, com perfil adequado às dinamicas exigẽncias do mercado de trabalho, se apresenta como um dos grandes desafios das escolas de engenharia de todo o mundo. As estrategias tradicionais de ensino, em muitos casos, não se mostram capazes de satisfazer o processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno, novo paradigma que se consolida gradualmente em substituição ao antigo, centrado no professor (KURI & SILVA, 2008).
O projeto visa incentivar a inovação e utilização de novas tecnologias em sala de aula e na a oferta de disciplinas do CEng na modalidade semi-presencial, incorporando o uso integrado de tecnologias de informação e comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 1.996 e na Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004 do MEC.

Metodologia

Aulas presenciais expositivas e dialogadas;
Oficinas para Desenvolvimento de Projetos;
Encontros a Distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
Palestras, conferências, teleconferências e outras atividades condizentes ao ambiente educacional para a formação
continuada de professores de Engenharia.
Avaliação.

Atuarão no projeto de ensino monitores voluntários e/ou bolsistas para auxiliar na execução das Oficinas e Workshop. Cabe destacar que a natureza, objetivos e metodologia do projeto são compatíveis com as bolsas de iniciação ao ensino da Universidade Federal de Pelotas. A atuação de monitores é de relevância para a consecução dos objetivos do projeto, já que, após receber formação adequado em Tecnologias de Comunicação Digital, eles atuarão como suporte aos professores que estarão realizando as oficinas. Durante a execução do projeto, os monitores terão oportunidades de complementação acadêmica tanto no que diz respeito à utilização de Tecnologias de Comuncação Digital como também nos aspectos pedagógicos da sua utilização.

Trata-se de uma proposta metodológica inovadora que oferece um papel privilegiado atribuído à participação ativa do monitor e sua interação com os professores e outros alunos, visando à colaboração na construção de conhecimento. Do ponto de vista metodológico do projeto, inovar significa estruturar atividades de ensino que requeiram o envolvimento ativo do monitor no planejamento e na realização das atividades propostas.

Resultados Esperados

O projeto impactará no desenvolvimento do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mediante o incentivo à inovação pedagógica e tecnológica, por meio de ações de formação discente e docente que promovam a aplicação e avaliação do uso das TCD para atingir objetivos pedagógicos. O CEng conta, atualmente com 115 docentes, 22 servidores administrativos e 1891 estudantes matriculados. Como resultados esperados almejamos a sensivel adoção por parte dos docentes do CEng de estratégias e/ou metodologias pedagógicas inovadoras utilizando as TCD com repercussão na formação dos Engenheiros do século XXI.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LARISSA CORRÊA SANTOS2002/05/201616/12/2016
MIRIAN ROSA FAVA118/04/201616/12/2016
RACQUEL KNUST DOMINGUES118/04/201616/12/2016
RAFAEL ALVES DE AZEVEDO118/04/201616/12/2016
WALTER RUBEN IRIONDO OTERO1018/04/201616/12/2016

Página gerada em 26/04/2024 03:37:20 (consulta levou 0.028250s)