Nome do Projeto
Aulas de língua portuguesa
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
O presente projeto visa a oferecer aos alunos da Pró-Reitoria de Assuntos Estundantis cursos de língua portuguesa baseados em atividades de leitura, interpretação e produção textual, com o objetivo de aprimorar o conhecimento de linguagem dessas pessoas, bem como minimizar equívocos persistentes quantos ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa e atenuar dificuldades enfrentadas em relação a certos aspectos da língua portuguesa.

Objetivo Geral

Oportunizar aos alunos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis atividades de reflexão sobre o funcionamento da língua materna e a consequente prática linguística.

Justificativa

O projeto justifica-se pelas necessidades apresentadas pelos alunos da PRAE de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura, interpretação e produção textual para a vivência acadêmica, o que poderia contribuir para a diminuição da reprovação, retenção e/ou evasão. Além disso, a ampliação do conhecimento de linguagem teria repercussão inclusive nos campos profissional e pessoal desses alunos.
Para que se aprimorem as habilidades de leitura, interpretação e produção textual, é necessária uma ampla exposição a textos de diferentes gêneros; por isso tem-se a intenção de aumentar o contato do público-alvo com textos.

Metodologia

Tendo em vista o propósito do projeto, buscar-se-á trabalhar leitura, interpretação e produção com apoio em textos sobre temas pertinentes para o público-alvo. Além disso, buscar-se-á oferecer crescimento linguístico aos alunos.
Cada aula deverá ser planejada em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual, como a estrutura do parágrafo argumentativo e coesão textual.
O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos, pois é fundamental que, em toda atividade de linguagem, o texto constitua ponto de partida, pois é nele que a linguagem encontra uso e significado.
Após a leitura, deverá ocorrer a discussão livre sobre impressões e opiniões acerca dos textos.
Em seguida, haverá um momento para perguntas relativas ao gênero do texto e suas características composicionais, com atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa dos alunos seja exercitada.
Propor-se-á também questões sobre a estratégia argumentativa empregada na escrita dos textos, com a intenção de eliciar uma discussão que motive os alunos a escrever sobre o assunto.
Posteriormente acontecerá a análise do fenômeno de construção textual, tratando, por exemplo, de coesão.

Resultados Esperados

Considerando-se a metodologia empregada na aplicação das atividades do curso, os alunos deverão propor redações que estejam em afinidade com o tema dos textos lidos e trabalhados.
Na revisão das redações, buscar-se-á a atinência a um conjunto de critérios, tais como a fidelidade ao tema pedido, o uso do registro escrito culto da língua portuguesa, a presença da estrutura do gênero textual estudado, a presença de coesão e coerência.
Além disso, atentar-se-á principalmente para a aplicação, por parte do aluno, do conhecimento específico sobre produção textual adquirido na aula.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto procurará, portanto, desenvolver a competência comunicativa dos alunos de forma abrangente; proporcionar uma exposição ampla a textos de diferentes naturezas; motivar os alunos a utilizar a língua nas suas modalidades oral e escrita, para expressar ideias sobre assuntos relevantes; explorar a presença de entidade "gênero textual" na compreensão da situação e dos propósitos comunicativos envolvidos em cada texto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR TRINDADE DE OLIVEIRA102/05/201625/03/2017
LARISSA D'AVILA BIANCHI102/05/201623/03/2017
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA102/05/201623/03/2017
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO402/05/201616/12/2016

Página gerada em 27/04/2024 01:06:42 (consulta levou 0.033737s)