Nome do Projeto
Metodologia ativa e o ensino da Terapia Ocupacional em disfunções motoras gerais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
“Como o Terapeuta Ocupacional saberá o que fazer quando uma pessoa com disfunção ocupacional secundária a doença ou lesão que resulte em limitação física, lhe for indicada?” (TROMBLY, 2005, p.1). É com esse questionamento que Trombly iniciou o livro referência da atuação da Terapia Ocupacional em Disfunção Física. E provavelmente, essa é uma pergunta que permeia o pensamento de muitos alunos do curso de Terapia Ocupacional (TO). Para que ela seja respondida é necessário que haja uma integração entre teoria e prática e, preferencialmente que se tenha conhecimento do que já realizado na prática clínica nessa área. Nesse intuito, algumas disciplinas do curso de Terapia Ocupacional da UFPel foram formuladas a fim de apresentar o panorama de atuação do TO em pacientes com alterações motoras, como as disciplinas de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Motor, Cinesiologia e Cinesioterapia. Contudo, nem sempre é permitido ao aluno que cursa as disciplinas integrar ao mesmo tempo, os conhecimentos teóricos e práticos dessa área uma vez que a vivência clínica do curso se concentra nos últimos períodos. Assim, observa-se a necessidade de criar espaços que amplie a aprendizagem dos alunos, preferencialmente, estimulando a participação ativa na construção da formação profissional. Uma das metodologias que oferecem essa participação ativa é a Problem Based Learning – PBL, ou aprendizagem baseada em problema (BERBEL, 1998). Contudo nem sempre essas metodologias ativas podem ser empregadas nessas disciplinas devido aos moldes curriculares aos quais elas estão atreladas, apesar do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Terapia Ocupacional da UFPel prever metodologias ativas de ensino. Assim, a premissa desse projeto é oferecer uma ampliação do espaço e formato da aprendizagem do aluno do curso de TO.
Objetivo Geral
Experimentar uma nova abordagem pedagógica por meio do uso de metodologia ativa, no formato de Problem Based Learning – PBL no estudo das alterações motoras gerais e seus impactos no desempenho ocupacional.