Nome do Projeto
Metodologia ativa e o ensino da Terapia Ocupacional em disfunções motoras gerais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
“Como o Terapeuta Ocupacional saberá o que fazer quando uma pessoa com disfunção ocupacional secundária a doença ou lesão que resulte em limitação física, lhe for indicada?” (TROMBLY, 2005, p.1). É com esse questionamento que Trombly iniciou o livro referência da atuação da Terapia Ocupacional em Disfunção Física. E provavelmente, essa é uma pergunta que permeia o pensamento de muitos alunos do curso de Terapia Ocupacional (TO). Para que ela seja respondida é necessário que haja uma integração entre teoria e prática e, preferencialmente que se tenha conhecimento do que já realizado na prática clínica nessa área. Nesse intuito, algumas disciplinas do curso de Terapia Ocupacional da UFPel foram formuladas a fim de apresentar o panorama de atuação do TO em pacientes com alterações motoras, como as disciplinas de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Motor, Cinesiologia e Cinesioterapia. Contudo, nem sempre é permitido ao aluno que cursa as disciplinas integrar ao mesmo tempo, os conhecimentos teóricos e práticos dessa área uma vez que a vivência clínica do curso se concentra nos últimos períodos. Assim, observa-se a necessidade de criar espaços que amplie a aprendizagem dos alunos, preferencialmente, estimulando a participação ativa na construção da formação profissional. Uma das metodologias que oferecem essa participação ativa é a Problem Based Learning – PBL, ou aprendizagem baseada em problema (BERBEL, 1998). Contudo nem sempre essas metodologias ativas podem ser empregadas nessas disciplinas devido aos moldes curriculares aos quais elas estão atreladas, apesar do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Terapia Ocupacional da UFPel prever metodologias ativas de ensino. Assim, a premissa desse projeto é oferecer uma ampliação do espaço e formato da aprendizagem do aluno do curso de TO.

Objetivo Geral

Experimentar uma nova abordagem pedagógica por meio do uso de metodologia ativa, no formato de Problem Based Learning – PBL no estudo das alterações motoras gerais e seus impactos no desempenho ocupacional.

Justificativa

Este projeto de ensino visa ampliar o espaço de aprendizagem dos alunos do curso de Terapia Ocupacional e experimentar uma nova abordagem pedagógica por meio do uso de metodologia ativa, no formato de Problem Based Learning – PBL, ou aprendizagem baseada em problema (BERBEL, 1998; VIGNOCHI et al.,2009). Nesse formato, os alunos terão contato com situações clínicas e buscarão revolvê-las a partir do que é encontrado na literatura. Esse projeto é uma oportunidade de aumentar a oferta de metodologias ativas de ensino, que apesar de previstas no PPP do curso de Terapia Ocupacional, ainda são pouco executadas nas disciplinas curriculares. Além disso, o projeto poderá oferecer aos alunos uma vivência diferenciada de aprendizado, bem como poderá servir como piloto de novos formatos de ensino que poderão ser aproveitados no novo currículo do curso, uma vez que o PPP está passando por mudanças curriculares. Outro fator relevante na execução desse projeto de ensino é de fato integrar o ensino, pesquisa e extensão, uma vez que os alunos vinculados a este projeto de ensino poderão circular nos projetos de pesquisa e extensão de responsabilidade da mesma coordenadora, e que estudam a mesma temática referente às alterações motoras gerais e seus impactos no desempenho ocupacional.

Metodologia

Serão apresentadas e discutidas, em formato de metodologia ativa, as principais avaliações e modelos, abordagens e técnicas de intervenção em Terapia Ocupacional baseadas em evidência. Os alunos conhecerão por meio de práticas ativas a modalidade de aprendizagem baseada em problema, mais conhecida como PBL. Serão oferecidas, no máximo, 10 vagas para alunos matriculados no curso de Terapia Ocupacional do segundo ao quarto semestre. Os alunos serão selecionados por meio de processo seletivo devidamente divulgado. As atividades ocorrerão uma vez por semana com a carga horária de 4 horas, e o projeto poderá ocorrer nos espaços oferecidos pelo curso, como os Laboratórios de Atividade de Vida Diária, de Tecnologia Assistiva e de Recursos Terapêuticos e seus respectivos recursos. Assim como poderá ocorrer em campos práticos que tenham atendimento de Terapia Ocupacional, como projeto de extensão da coordenadora desse projeto e o programa PET- Saúde, no qual a Terapia Ocupacional está inserida. O cronograma de temas será discutido e montado conjuntamente com os alunos e todos os encontros serão mediados sob tutoria do coordenador do projeto e/ou seus colaboradores. Além disso, o projeto contará com dois alunos monitores, que poderão ser bolsistas ou voluntários, que além de participar dos encontros do projeto, auxiliarão no desenvolvimento das atividades em sala de aula das disciplinas ofertadas em 2016/1 Cinesioterapia e Desenvolvimento Motor e em 2016/2 Cinesiologia e Desenvolvimento Humano, todas relacionadas com o assunto geral do projeto: o desenvolvimento motor, suas alterações e influências no desempenho ocupacional. Por meio da figura dos monitores, as práticas e discussões realizadas nos encontros do projeto poderão ser multiplicadas para os alunos dessas disciplinas e demais alunos do curso, por meio de monitorias ofertadas nos laboratórios do curso.

Resultados Esperados

Espera-se que o aluno que participe do projeto tenha uma postura menos passiva em relação à sua formação e multiplique essa postura aos demais alunos, auxiliando na construção do perfil do curso de Terapia Ocupacional da UFPel. Também é esperado que o aluno tenha uma visão mais crítica, ética e profissional acerca da Terapia Ocupacional e todos os aspectos que cercam sua prática e aprenda a referenciá-la às evidências existentes.
E, por fim, que o projeto auxilie na modificação do PPP do curso, e ainda que fomente a integração dos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CASSANDRA DA SILVA FONSECA2002/05/201616/12/2016
CYNTHIA GIRUNDI DA SILVA402/05/201616/12/2016
ELIS MARIA MADRUGA RODRIGUES102/05/201616/12/2016
RODRIGO DA SILVA VITAL102/05/201616/12/2016

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