Nome do Projeto
ELABORAÇÃO DE MATERIAL COMPLEMENTAR PARA AS DISCIPLINAS DE PATOLOGIA GERAL E ESPECIAL VETERINÁRIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/04/2016 - 02/01/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Resumo
O termo patologia é utilizado para definir o estudo das doenças, com ênfase nas alterações morfológicas e funcionais das células, tecidos e órgãos. É a partir do conhecimento das doenças que são aplicadas as variadas formas de tratamento, controle e profilaxia. Para tanto, são de extrema importância os trabalhos de rotina de diagnóstico patológico, que tem trazido significativas contribuições para o crescimento dos rebanhos brasileiros e da medicina veterinária. Esses incluem, em especial, avaliação de amostras coletadas a partir de biópsias e necropsias, e dos aspectos epidemiológicos e clínicos que permeiam o processo doença. Para isso precisamos conhecer as lesões, que é nosso objetivo principal, e através da coleta de imagens, videos, artigos e textos atualizados podemos contribuir para o ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Elaborar material didático de apoio para o ensino nas disciplinas de patologia geral e especial veterinária
Desenvolver material amplamente ilustrado que sirva de apoio didático aos alunos das disciplinas de Patologia.

Justificativa

As disciplinas de patologia veterinária, envolvem mais de 120 acadêmicos por semestre, e sabe-se que eles têm grande dificuldade na obtenção de bons textos na área de Patologia. Entretanto, embora existam livros de ótima qualidade, eles são muito onerosos, pois uma peculiaridade da Patologia é a necessidade de ampla documentação fotográfica do material, sem a qual textos se tornam enfadonha e de utilidade duvidosa. A maioria destes livros não está disponível nas bibliotecas ou encontra-se em inglês, francês ou alemão, o que dificulta enormemente sua compreensão. Além disto, muitos textos de Patologia Veterinária não fazem referencia aos problemas e enfermidades brasileiras ou regionais. Dessa forma, eles nem sempre exemplificam os diferentes processos estudados em Patologia Especial Veterinária com situações e/ou enfermidades que ocorrem na área de atuação da UFPel. Dessa forma, não despertam adequadamente o interesse dos alunos.
Com isso, docentes e acadêmicos envolvidos na elaboração deste projeto tem grande motivação e qualificação técnica, seja devido a formação e titulação e/ou também devido a grande experiência de ensino, acumulada durante anos de atuação no magistério e prestação de serviços relacionados à Patologia Veterinária. Os acadêmicos que atuarão no desenvolvimento desse trabalho demonstraram alto grau de interesse e excelente aproveitamento na área de Patologia. Além disso, são alunos com iniciativa e boa capacidade de redação, características essas que são estimuladas pelos docentes e pelo ensino universitário.

Metodologia

O trabalho será iniciado com uma reunião com os acadêmicos participantes e proposto um cronograma de trabalho, e a partir desta semanalmente haverá encontros de 2 horas.
O material já existe e o coletado serão avaliados seguindo o cronograma proposto no projeto.
Pós-graduados estarão auxiliando diretamente a todos os acadêmicos participantes, assim como todos os docentes que farão a revisão final para que o material possa ser editado e publicado.

Resultados Esperados

Espera-se que o trabalho resultante desse Projeto beneficie diretamente cerca de mais 65 alunos da própria Instituição a cada semestre letivo. Já que um dos objetivos é a divulgação deste material através de uma pagina na internet, porque nossos acadêmicos da graduação têm grande dificuldade na obtenção de bons textos na área de Patologia.
Entretanto, embora existam livros de ótima qualidade, eles são muito onerosos, pois uma peculiaridade da Patologia é a necessidade de ampla documentação fotográfica do material, sem a qual textos se tornam enfadonha e de utilidade duvidosa. A maioria destes livros não está disponível nas bibliotecas ou encontra-se em inglês, francês ou alemão, o que dificulta enormemente sua compreensão. Além disto, muitos textos de Patologia Veterinária não fazem referencia aos problemas e enfermidades brasileiras ou regionais. Dessa forma, eles nem sempre exemplificam os diferentes processos estudados em Patologia Especial Veterinária com situações e/ou enfermidades que ocorrem na área de atuação da UFPel. Dessa forma, não despertam adequadamente os interesses dos alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

A interação graduandos, pós-graduando e docentes será essencial para a execução do projeto. os acadêmicos terão uma iniciação ao ensino e poderão contribuir expressando as dificuldades no entendimento dos tópicos abordados. Os pós-graduandos serão co-orientadores, facilitando o acesso a informação e sanando eventuais duvidas durante a obtenção e edição do material. Os docentes farão a orientação e revisões parciais e final para a publicação de um material adequado, em consonância com o conteúdo ministrado em aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDRO ALVES2002/05/201616/12/2016
ANDRESSA DUTRA PIOVESAN ROSSATO120/04/201602/01/2018
CAROLINA BUSS BRUNNER2020/04/201631/12/2016
CAROLINA DA FONSECA SAPIN120/04/201602/01/2018
ELIZA SIMONE VIEGAS SALLIS120/04/201602/01/2018
FABIANE BORELLI GRECCO120/04/201602/01/2018
GEOVANA KRAMER FIALA STUMM2001/07/201616/12/2017
HAIDE VALESKA SCHEID120/04/201602/01/2018
JOSIANE BONEL220/04/201602/01/2018
LUCAS DE SOUZA QUEVEDO120/04/201602/01/2018
MARGARIDA BUSS RAFFI120/04/201602/01/2018
MARIANA TEIXEIRA TILLMANN120/04/201602/01/2018
ROSIMERI ZAMBONI120/04/201602/01/2018
SARA PATRON DA MOTTA120/04/201602/01/2018
TÁINA DOS SANTOS ALBERTI120/04/201602/01/2018

Página gerada em 26/04/2024 17:57:32 (consulta levou 0.046864s)