Nome do Projeto
O uso de desenho paramétrico no estudo de geometrias complexas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As propostas de projetos de arquitetura vem cada vez mais sendo caracterizados por formas complexas. A geometria é um elemento importante para apoiar tais criações. Neste contexto, o uso de tecnologias digitais tem sido cada vez mais utilizadas para a representação e criação de tais formas por permitir maior controle da forma e visualizações dinâmicas. Neste sentido o desenho paramétrico se destaca como uma ferramenta potente tanto por permitir a criação de formas complexas com alto controle como por registrar explicitamente o processo de criação da forma demonstrando assim grande potencial para o ensino de geometria.

Objetivo Geral

Desenvolver a disciplina de GGD 3 incluindo tecnologias de desenho paramétrico associado a forma arquitetônica.

Justificativa

O uso de formas cada vez mais complexas na arquitetura exigem um conhecimento mais amplo de geometria. Da mesma forma, o constante aprimoramento das tecnologias digitais para representação de tais formas exige a constante atualização das disciplinas que abordam tal conhecimento. As tecnologias de desenho paramétrico tem sido amplamente empregados para projetar e construir formas complexas. Dessa forma considera-se importante estruturar a disciplina de Geometria Gráfica e Digital 3 de forma a contemplar tais conhecimentos.

Metodologia

O projeto se divide em cinco etapas principais:
1)Pesquisa bibliográfica para subsidiar o desenho de atividades didáticas e desenvolvimento de materiais.
2)Planejamento das atividades e desenvolvimento dos materiais.
3)Acompanhamento do desenvolvimento das atividades auxiliando os estudantes, corrigindo trabalhos e oferecendo monitoria em horário além da aula.
4)Avaliação das atividades desenvolvidas e dos materiais produzidos frente aos resultados apresentados pelos estudantes e reformulação dos materiais e atividades frente a avaliação.
5)Nova aplicação e acompanhamento.

Resultados Esperados

Espera-se que além da utilização de novas tecnologias os estudantes possam ter uma maior compreensão da geometria principalmente de formas complexas, possibilitando a aplicação de tais formas em seus projetos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA218/04/201623/12/2016
CRISTIANE DOS SANTOS NUNES402/05/201623/12/2016
GABRIEL MARTINS DA SILVA218/04/201623/12/2016
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA418/04/201623/12/2016
RÚBIA PEIXOTO DE OLIVEIRA2002/05/201623/12/2016
VALENTINA TOALDO BRUM218/04/201623/12/2016

Página gerada em 25/04/2024 08:51:28 (consulta levou 0.163284s)