Nome do Projeto
O uso de desenho paramétrico no estudo de geometrias complexas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As propostas de projetos de arquitetura vem cada vez mais sendo caracterizados por formas complexas. A geometria é um elemento importante para apoiar tais criações. Neste contexto, o uso de tecnologias digitais tem sido cada vez mais utilizadas para a representação e criação de tais formas por permitir maior controle da forma e visualizações dinâmicas. Neste sentido o desenho paramétrico se destaca como uma ferramenta potente tanto por permitir a criação de formas complexas com alto controle como por registrar explicitamente o processo de criação da forma demonstrando assim grande potencial para o ensino de geometria.
Objetivo Geral
Desenvolver a disciplina de GGD 3 incluindo tecnologias de desenho paramétrico associado a forma arquitetônica.
Justificativa
O uso de formas cada vez mais complexas na arquitetura exigem um conhecimento mais amplo de geometria. Da mesma forma, o constante aprimoramento das tecnologias digitais para representação de tais formas exige a constante atualização das disciplinas que abordam tal conhecimento. As tecnologias de desenho paramétrico tem sido amplamente empregados para projetar e construir formas complexas. Dessa forma considera-se importante estruturar a disciplina de Geometria Gráfica e Digital 3 de forma a contemplar tais conhecimentos.
Metodologia
O projeto se divide em cinco etapas principais:
1)Pesquisa bibliográfica para subsidiar o desenho de atividades didáticas e desenvolvimento de materiais.
2)Planejamento das atividades e desenvolvimento dos materiais.
3)Acompanhamento do desenvolvimento das atividades auxiliando os estudantes, corrigindo trabalhos e oferecendo monitoria em horário além da aula.
4)Avaliação das atividades desenvolvidas e dos materiais produzidos frente aos resultados apresentados pelos estudantes e reformulação dos materiais e atividades frente a avaliação.
5)Nova aplicação e acompanhamento.
1)Pesquisa bibliográfica para subsidiar o desenho de atividades didáticas e desenvolvimento de materiais.
2)Planejamento das atividades e desenvolvimento dos materiais.
3)Acompanhamento do desenvolvimento das atividades auxiliando os estudantes, corrigindo trabalhos e oferecendo monitoria em horário além da aula.
4)Avaliação das atividades desenvolvidas e dos materiais produzidos frente aos resultados apresentados pelos estudantes e reformulação dos materiais e atividades frente a avaliação.
5)Nova aplicação e acompanhamento.
Resultados Esperados
Espera-se que além da utilização de novas tecnologias os estudantes possam ter uma maior compreensão da geometria principalmente de formas complexas, possibilitando a aplicação de tais formas em seus projetos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA | 2 | 18/04/2016 | 23/12/2016 |
CRISTIANE DOS SANTOS NUNES | 4 | 02/05/2016 | 23/12/2016 |
GABRIEL MARTINS DA SILVA | 2 | 18/04/2016 | 23/12/2016 |
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA | 4 | 18/04/2016 | 23/12/2016 |
RÚBIA PEIXOTO DE OLIVEIRA | 20 | 02/05/2016 | 23/12/2016 |
VALENTINA TOALDO BRUM | 2 | 18/04/2016 | 23/12/2016 |