Nome do Projeto
Tecnologias digitais aplicadas ao ensino da disciplina Fundamentos da Prática do Projeto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A disciplina Fundamentos da Prática de Projeto, faz parte da espinha dorsal da atividade projetual do Curso de Arquitetura e Urbanismo, inaugurando as atividades de concepção espacial e organização de conteúdos exógenos indispensáveis ao processo de projeto, como comportamento estrutural, ergonomia, funcionalidade, acessibilidade e outros. Todos esses saberes são catalizados para a criação de bases conceituais e formais a serem aplicadas no processo de projeto, usualmente expressa através da combinação de produtos analógicos e digitais. Em um contexto contemporâneo, é de extrema importância incentivar o uso de ferramentas digitais no processo projetual, como forma de ampliar o vocabulário gráfico necessário à atividade profissional. A disciplina, portanto, compatibiliza o vocabulário gráfico digital ao artesanal como forma de ampliar os saberes e incrementar o resultado final da atividade projetual.

Objetivo Geral

Emprego de tecnologias digitais auxiliares ao desenvolvimento e à comunicação projetual, indispensável ao processo de ensino-aprendizagem e ao aperfeiçoamento do vocabulário gráfico digital.

Justificativa

O interesse dos alunos no conhecimento de novos instrumentos digitais é inevitável, constituindo-se como um campo fértil para experimentações e obtenção de resultados inovadores aplicados ao processo de projeto em arquitetura, urbanismo e paisagismo. Ao oferecer o instrumental gráfico ao aluno, amplia-se a linguagem projetual, aperfeiçoando-se as habilidades de composição e organização formal e as estratégias de apresentação final.

Metodologia

Estudo de métodos de diagramação, planejamento visual e layout para apresentação de projetos e organização de informações gráficas (tipografia, ilustração e organização espacial);
Criação de site da disciplina através da plataforma wix.com, a partir da edição de modelos prévios, com organização de material didático dos docentes e da divulgação dos resultados da disciplina através de trabalhos selecionados dos alunos por critério de qualidade;
Estudo dos softwares de modelagem digital através de referências bibliográficas e tutoriais disponíveis na rede;
Confecção de exercícios de composição tridimensional, baseados em comportamento estrutural, ergonomia e antropometria;
Instrumentalização aos alunos na elaboração de modelos tridimensionais aplicados ao projeto;
Digitalização do material didático e auxílio os alunos na elaboração do portfólio e site pessoal;
Seleção e organização de biblioteca de componentes, apropriada para o tema relacionado aos espaços semi-públicos ou coletivos (ênfase no mobiliário urbano, paisagismo, texturas de piso e demais elementos de composição);
Orientações em sala de aula;

Resultados Esperados

Aperfeiçoamento do raciocínio espacial e do vocabulário gráfico projetual;
Melhoria na qualidade gráfica e na comunicação projetual, através do emprego de tecnologias digitais;
Divulgação da metodologia docente e da produção discente em meio digital, ampliando a comunicação com a comunidade acadêmica e constituição de uma memória disciplinar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA202/05/201616/12/2016
ANA PAULA DE ANDREA DAMETTO202/05/201616/12/2016
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH202/05/201616/12/2016
IGOR SCHWARTZ EICHHOLZ2002/05/201616/12/2016
LIZIANE DE OLIVEIRA JORGE602/05/201616/12/2016

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