Nome do Projeto
Práticas em Extensão Rural nos assentamentos da Reforma Agrária da Região Sul
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2016 - 30/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
O Projeto de Ensino denominado “Práticas de ensino de Extensão Rural nos assentamentos da Reforma Agrária da Região Sul”, vinculado à Turma Especial em Medicina Veterinária (TEMV), foi elaborado a partir de uma perspectiva de aproximação dos/as estudantes com as temáticas e práticas do que denominamos de Extensão Rural, com o acompanhamento das famílias camponesas, propondo e exercitando ações pedagógicas e técnicas para esse público-alvo. O Projeto surge de uma interação entre as Turmas Especiais de Medicina Veterinária (TEMV) e a Universidad de la Republica/UR (UDELAR), mais especificamente com a equipe do professor Humberto Tommasino, pesquisador da área de Extensão Rural do Curso de Veterinária desta universidade e apresenta uma perspectiva interdisciplinar, integrando docentes de diversas áreas do conhecimento, tais como Veterinária, Ciências Sociais, História, Pedagogia, entre outros. As ações previstas constituem-se em espaços de estudos, oficinas práticas, acompanhamento às famílias e a elaboração e desenvolvimento de propostas e ações de caráter técnico e pedagógico.

Objetivo Geral

Oportunizar aos estudantes da TEMV momentos de formação a partir do acompanhamento de famílias de pequenos produtores em áreas de assentamentos da região sul, produzindo ações que dialoguem com as práticas de ensino-aprendizagem na área de extensão rural.

Justificativa

A Extensão Rural, entendida aqui como uma ferramenta crítica para práticas no meio rural, com uma visão acerca, sobretudo, da estrutura social, tem fundamental importância nas relações entre equipes técnicas, por exemplo, e os camponeses. (Freire, 1983, 1987; ; Guedes Pinto, 1973; Fals Borda, O; Rodríguez Brandao, C. 1988; Tommasino et al, 2006; Através dessa ferramenta, leva-se em conta o saber camponês e o saber dos estudantes e docentes, conformando un verdadero dialogo de saberes. Aqui se bede realizar um mapeamento dos atores sociais no território, uma pesquisa dos problemas fundamentais e incorporar um processo de planejamento participativo , ou seja, parte-se da ideia de que o produtor/camponês possui conhecimento histórico e empírico a ser compartilhado.(Thiollent, 1988, Guedes et al, 2006, De Souza Santos, 2007 )

O presente projeto, portanto, visa estimular a prática de ensino-aprendizagem em extensão rural tanto com os estudantes da II Turma Especial em Medicina Veterinária, quanto com as famílias de camponeses habitantes de áreas da Reforma Agrária, na região sul do Rio Grande do Sul. Dessa forma, pretende-se promover espaços de ensino-aprendizagem - entre os estudantes, entre os estudantes e os camponeses e entre camponeses -, os quais servirão para a reflexão da realidade enfrentada pelos pequenos agricultores da região, através do levantamento de problemas e possíveis soluções, dialogadas coletivamente. (Tommasino e Rodriguez, 2010)

Ademais da necessária e justa redistribuição de terras, os Projetos de Assentamento (PAs) esbarram nos modelos de produção modernos, advindos da industrialização capitalista, com dependência de grande quantidade de insumos externos que contribuem para a insustentabilidade dos projetos. O estabelecimento de conceitos e práticas metodológicas alternativas, com o apoderamento pelos principais agentes do sistema, os próprios agricultores, são essenciais para romper com o ciclo de concentração de renda no campo e exclusã

Metodologia

A metodologia será desenvolvida a partir dos seguintes eixos:
- contato com as famílias assentadas nos assentamentos selecionados, que irão acolher os/as educandos/as da II Turma Especial de Medicina Veterinária;
- realização de atividades de formação continuadas junto aos/às estudantes, no sentido de qualificar sua inserção e permanência nas famílias;
- realização de saídas campo para os assentamentos, que ocorrerão mensalmente, durante as quais os/as estudantes irão conviver com as famílias e atuar no sentido de realizar as atividades técnicas e acompanhar suas rotinas de trabalho;
- compilação e sistematização das observações de campo, que serão objeto de reflexão, formação e retorno à ação;
- desenvolvimento de oficinas temáticas e elaboração de relatórios de acompanhamento técnico das famílias de camponeses envolvidas.

Resultados Esperados

Ao longo do desenvolvimento do projeto, esperamos que este oportunize aos/as estudantes aproximar-se das realidades dos assentamentos e desenvolver ferramentas técnicas da área de Medicina Veterinária e metodologias de educação popular, bem como aperfeiçoar práticas de pesquisa-ensino-aprendizagem de extensão rural. Além disso, há as expectativas de oportunizar às famílias assentadas um diálogo com as discussões e técnicas desenvolvidas no âmbito da universidade, de forma a promover um diálogo efetivo de saberes.

Indicadores, Metas e Resultados

Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto serão desenvolvidas com a participação dos/as professores/as, que acompanharão o processo de formação dos/as estudantes e de diálogo com as famílias assentadas. O projeto contará com a participação e supervisão da equipe da “Área de Extensão da Faculdade de Veterinária” da Universidad de la Republica, coordenada pelo Professor Humberto Tommasino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AFONSO CAMPOS SOUZA1
ALAN MAURER101/05/201630/04/2017
ALESSANDRA GASPAROTTO101/05/201630/04/2017
ALEXSANDRO ALVES101/05/201630/04/2017
ANTONIO CARLOS FREITAS DE LIMA101/05/201630/04/2017
BELNI SPERLUK BELMONTE101/05/201630/04/2017
BRUNO DE SOUZA SANTOS101/05/201630/04/2017
BRUNO SILVA JUSTINO101/05/201630/04/2017
CLEITON CONCEIÇÃO ALMEIDA101/05/201630/04/2017
CLEVERSON DEOCLICIANO DE TOLEDO101/05/201630/04/2017
CRISTIANE COUTINHO DA COSTA101/05/201630/04/2017
CÁTIA FARIA GONÇALVES1
DECIO SOUZA COTRIM101/05/201630/04/2017
DELVÂNIA GONÇALVES DA SILVA101/05/201630/04/2017
EDERSON DOS SANTOS101/05/201630/04/2017
EDNA XAVIER DA SILVA101/05/201630/04/2017
ELIELSON NUNES PEREIRA101/05/201630/04/2017
EVELLIN ALINE DE SOUZA GOMES101/05/201630/04/2017
FERNANDA DE REZENDE PINTO101/05/201630/04/2017
FERNANDO DA SILVA BANDEIRA101/05/201630/04/2017
FERNANDO VIEIRA DA SILVA101/05/201630/04/2017
FLÁVIA BÁRBARA RIBEIRO101/05/201630/04/2017
GIOVANA PAULA PIVOTTO101/05/201630/04/2017
GIOVANI GIROLOMETTO1
GISLAINE EDICELY DA COSTA RAMOS101/05/201630/04/2017
INDIANA DOS SANTOS MAIA101/05/201630/04/2017
JACKELINE VIEIRA LIMA101/05/201630/04/2017
JÚLIO CÉSAR GARROSO DE ALMEIDA101/05/201630/04/2017
KÊNIA FERREIRA DA SILVA101/05/201630/04/2017
LAÉRCIO ANTÔNIO RIBAS101/05/201630/04/2017
LEDEI RODRIGUES DA SILVA101/05/201630/04/2017
LUCAS ALFREDO DE CARVALHO BARTOSKI101/05/201630/04/2017
LUCAS DE MOURA101/05/201630/04/2017
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES101/05/201630/04/2017
LUIS CARLOS ROCHA101/05/201630/04/2017
LUIS CARLOS RODRIGUES MOREIRA DA SILVA102/05/201630/04/2017
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH101/05/201630/04/2017
MAGNA FABRÍCIA BRASIL SAVELA101/05/201630/04/2017
MARCIO BRACHAK101/05/201630/04/2017
MARCO ANTONIO HEILMANN FRAGATA101/05/201630/04/2017
MARGARIDA BUSS RAFFI101/05/201630/04/2017
MORGANA LUCHESE101/05/201630/04/2017
NATIELE ISAURA DE ALMEIDA VEECK101/05/201630/04/2017
NIEVERSON VICENTIN PERSIO101/05/201630/04/2017
RAITINELLY FERNANDA ALEGRE DA SILVA101/05/201630/04/2017
RITIELI DOS SANTOS TEIXEIRA101/05/201630/04/2017
THAÍS ESTERCIO101/05/201630/04/2017
THIAGO LUIS BOMJARDIM GUEDES101/05/201630/04/2017
TIAGO JOSÉ CAZARIN101/05/201630/04/2017
TIAGO PERINAZZO CASSOL1
TÁSSIA GOMES GUIMARÃES101/05/201630/04/2017
UDSON GUSTAVO SILVA GONÇALVES101/05/201630/04/2017
VANDERELI DE SOUZA E OLIVEIRA1
WILHAN GOMES DE OLIVEIRA101/05/201630/04/2017
WILTON VENTUROSO ALMEIDA101/05/201630/04/2017

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