Nome do Projeto
GRUPO DE APOIO EM DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Química - Petróleo e Petroquímica
Resumo
O fortalecimento educacional dos jovens estudantes é uma das principais medidas propostas para a evolução e transformação global. O investimento no ensino superior surge como forma de desenvolver profissionais para suprir a demanda industrial no âmbito nacional e mundial. O direito e a oportunidade a educação superior, atualmente, tem contemplado um número maior de jovens brasileiros por meio do ENEM. Consequentemente, elevou-se o número de alunos em sala de aula e a necessidade de atenção especial para com os discentes. Propiciar a estes jovens a qualidade de ensino e aprendizagem permite combater a reprovação, retenção e evasão nos cursos de graduação, concedendo, também, oportunidades de lapidar ou aperfeiçoar o desenvolvimento acadêmico. O Engenheiro de Petróleo deve analisar, fatores econômicos, geológicos, tais como saturação de fluidos, porosidade, permeabilidade, entre outras propriedades estáticas. Definir estratégias para produção, como determinar o número de poços, localização, tipo de perfuração, especificações de operação e data de abertura e fechamento dos poços. Além de realizar o gerenciamento do campo petrolífero analisando a viabilidade técnico-econômica do investimento. Assim, fica evidente a importância das disciplinas de Administração e Economia (permitem a avaliação da tomada de decisão, quantificação do risco e viabilidade de um projeto de exploração de um Campo de petróleo); Engenharia de Reservatórios (permite correlacionar características estáticas e fluido-dinâmicas de um poço de petróleo) e Locação (permite estabelecer o tipo e localização da perfuração dos poços). A presente proposta de Projeto, portanto, visa não apenas realizar as atividades que atendam os objetivos do projeto pedagógico do curso, mas também estabelecer mecanismos para aguçar o interesse dos discentes e propiciar a estes o entendimento das correlações das disciplinas de Administração, Economia, Locação e Engenharia de Reservatório.

Objetivo Geral

Este Projeto, apresenta basicamente os seguintes objetivos:
• O primeiro é aprimorar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Administração, Economia, Locação e Engenharia de Reservatório. Como consequência, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas;
• O segundo objetivo é o de proporcionar aos monitores do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos nas disciplinas que são profissionalizantes. Pois, acreditamos que é fundamental que o bolsista (desempenhando o papel de orientador naquele momento) tenha um conhecimento profundo e amplo dos conteúdos, para ser capaz de examinar as construções dos projetos realizados nos softwares, na matemática envolvida e nos conceitos gerenciais.
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos cursos de Engenharia de Petróleo e Engenharia Geológica.

Justificativa

A necessidade da criação desse projeto é motivada pela demanda por qualificação no processo de ensino e aprendizagem, além de melhor atender e acompanhar os alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas de Administração, Economia, Locação e Engenharia de Reservatórios. O acompanhamento deficitário ou insuficiente do aluno, pode comprometer a formação e o estimulo para sua permanência em sala de aula, resultando no abandono ou reprovação.
As disciplinas de Locação e Engenharia de Reservatórios tem como uma das avaliações principais projetos utilizando diversos softwares. Sendo que, o acompanhamento individual dos alunos em sala de aula torna-se imprescindível, pois estes projetos apresentam especificidades. Assim, considerando o número elevado de discentes em aula, esse período torna-se insuficiente para sanar as dúvidas geradas durante a utilização dos programas e durante a elaboração do projeto final.
No que se refere a disciplina de Economia, os alunos desenvolvem ao longo do semestre alguns projetos que abordam temas como: renda variável, bolsa de valores e valor presente líquido. Tais projetos, necessitam de acompanhamento por parte do professor sobre recursos gráficos de análise técnica e análise especifica de mercado acionário.
Ademais, durante a disciplina é desenvolvida uma planilha de análise da viabilidade econômica sobre a produção de um campo de petróleo. Esse projeto é de grande complexidade, pois exige a construção de planilhas automatizadas através do software de edição de planilhas.
O alto grau de dificuldade e de extensão dos projetos, o crescente número de alunos no curso, o sobrecarga do professor durante a aula e o número de reprovações e desistências demonstram a necessidade de monitores.

Metodologia

O projeto contará com a participação de monitores para as atividades de ensino das disciplinas Administração, Economia, Locação e Engenharia de Reservatórios.
A metodologia elaborada, para evitar a evasão e a reprovação nessas disciplinas, pretende desenvolver as habilidades do aluno de forma cooperativa, autônoma e crítica. Assim, serão utilizadas diferentes abordagens para o aprendizado: leituras, lista de exercícios, práticas em softwares (editores de planilha, simulador de fluxo e de cálculo numérico), simulador da bolsa de valores e apresentações de projetos.
O projeto será dividido em quatro etapas: orientação dos monitores, resolução de exercícios, práticas em softwares e avaliação final.
1ª Etapa - orientação dos monitores: será repassado aos monitores a base de dados que será utilizada em cada software (de acordo com cada disciplina) e as listas de exercícios repassadas em sala de aula. Ao longo do período do projeto serão marcadas reuniões para esclarecer as dúvidas dos monitores e para aprofundar os assuntos abordados.
2ª Etapa - resolução de exercícios: os monitores dedicarão parte de suas horas a resolução das listas de exercícios, para posteriormente, nos horários de monitoria, ter maior desenvoltura na explicação dos exercícios.
3ª Etapa - Práticas em softwares: dentre as horas a serem cumpridas pelos monitores, estes deverão auxiliar o professores nas atividades práticas em sala de aula, além de dedicar horas ao atendimento aos alunos em monitorias práticas.
4ª Etapa - Avaliação Final: será realizado um relatório comparativo, ao final de cada semestre, com o levantamento do número de alunos aprovados, desistentes e reprovados em cada disciplina. Posteriormente, em reunião, os integrantes do projeto discutirão as mudanças para o semestre subsequente, caso necessário.

Resultados Esperados

Os resultados e impactos esperados são:
• Sanar as principais dúvidas dos alunos participantes do Projeto, relacionadas as disciplinas monitoradas;
•Solidificar os conhecimentos nas disciplinas profissionalizantes dos alunos que frequentam as monitorias;
•Contribuir para a diminuição dos índices de reprovação e evasão dos alunos participantes;
•Consolidar a formação dos bolsistas do Projeto;
•Divulgar os resultados do Projeto em eventos ou periódicos científicos;
•Consolidar os conteúdos necessários para as disciplinas subsequentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ PACHECO JUNQUEIRA2002/05/201631/08/2016
FERNANDA VAZ ALVES RISSO402/05/201616/12/2016
FILIPE GIUDICE D'AVILA2002/05/201631/08/2016
FLAVIANE AGUSTINI STEDILLE2001/08/201616/12/2016
GABRIELA MEDEIROS CARNEIRO2001/08/201616/12/2016
JHORDANA VENCATO DIAS2001/08/201616/12/2016
JOÃO PEDRO DO AMARAL PIRES2002/05/201616/12/2016
LUCAS TRENTIN2002/05/201631/08/2016
VALMIR FRANCISCO RISSO402/05/201616/12/2016

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