Nome do Projeto
Filósofos e a educação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 28/11/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
A filosofia nasce na Grécia comprometida com a Paidéia (educação formadora), o pensamento dos filósofos se desdobra em várias correntes e, antes mesmo de surgirem as escolas, a educação era assunto dos pensadores. E tarefa da filosofia a busca de compreender o homem e o mundo, mais ainda à educação deste homem que vive no mundo. Neste sentido, podemos defender que a prática educativa apresenta uma visão do homem e do mundo, incluindo uma posição filosófica específica. Não há como negar as intrínsecas relações que se fixam entre filosofia e Educação, elas constituem caminhos teóricos e metodológicos que foram tecendo-se juntos ao longo da história.
Objetivo Geral
Analisar a contribuição dos filósofos para a educação, pois o discurso filosófico, desde sua origem, está intimamente ligado ao modo de vida de cada filósofo. Seguindo esta lógica, percebemos que ao apontar uma proposta de ensino, uma Paidéia, o pensador não separa o seu discurso, da sua vida e da sua pedagogia.
Justificativa
Entendemos que a educação está repleta de sentidos, de conceitos, de valores e de finalidades que a norteiam e apontam para a questão referente ao próprio sentido da educação na e para a sociedade. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo, dentro da sociedade? Para responder essa questão um grupo dirá que a educação é um processo de atualização da potência da essência humana, visando critérios de ação propriamente éticos. Um segundo grupo define a educação como um processo de desenvolvimento de um organismo vivo com potencialidades físicas, biológicas e sociais inscritas no homem, almejando critérios de avaliação fundamentalmente técnicos. E, ainda um terceiro grupo que compreende a educação como um processo individual e coletivo de constituição de uma nova consciência social, visando critérios de avaliação da ação e da educação eminentemente política. Essas são as três principais concepções filosóficas da educação que se constituíram ao longo da história, tentando buscar o sentido da educação.
Metodologia
Encontros quinzenais para discussão dos textos;
Leitura e análise dos materiais selecionados;
Discussão pública permanente dos resultados que vão sendo alcançados.
Leitura e análise dos materiais selecionados;
Discussão pública permanente dos resultados que vão sendo alcançados.
Resultados Esperados
Espera-se proporcionar a equipe, que aderir o projeto de investigação, a oportunidade de um envolvimento com a pesquisa filosófica na área da filosofia da educação, motivando os acadêmicos à continuidade da carreira como pesquisador. Além disso, contribuir para com os estudos do pensamento dos filósofos voltados à Educação e nesse sentido, despertar o interesse dos envolvidos para a produção teórica em eventos dentro e fora da UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
Como estratégia de ação será disponibilizada a bibliografia que será utilizada nos encontros quinzenais, assim como a preparação dos textos à medida que vão sendo alcançados os objetivos da pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRÍS DA SILVA SEUS | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
CLAUDIA MARIA MUÑOZ DE AVILA | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
DENISE SOARES AMARO | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
ELDA MARIA LOPES MORAIS | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
GILNEI FARIAS SOUZA | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
HELENA MARTINS PINHEIRO | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
LEONOR GULARTE SOLER | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
LUANA FRANCINE NYLAND | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
Luis Mendonça da Silva | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
MARCOS VINICIUS RODRIGUES BRIZOLA | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
MARIA ANTONIETA MASTROIANO GONÇALVES | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
NILZA SUELEN DA LUZ | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
SCHEILA NUNES MEIRA | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |
ZELIA MORO LUCIANO | 2 | 18/04/2016 | 28/11/2016 |