Nome do Projeto
Filósofos e a educação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 28/11/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
A filosofia nasce na Grécia comprometida com a Paidéia (educação formadora), o pensamento dos filósofos se desdobra em várias correntes e, antes mesmo de surgirem as escolas, a educação era assunto dos pensadores. E tarefa da filosofia a busca de compreender o homem e o mundo, mais ainda à educação deste homem que vive no mundo. Neste sentido, podemos defender que a prática educativa apresenta uma visão do homem e do mundo, incluindo uma posição filosófica específica. Não há como negar as intrínsecas relações que se fixam entre filosofia e Educação, elas constituem caminhos teóricos e metodológicos que foram tecendo-se juntos ao longo da história.

Objetivo Geral

Analisar a contribuição dos filósofos para a educação, pois o discurso filosófico, desde sua origem, está intimamente ligado ao modo de vida de cada filósofo. Seguindo esta lógica, percebemos que ao apontar uma proposta de ensino, uma Paidéia, o pensador não separa o seu discurso, da sua vida e da sua pedagogia.

Justificativa

Entendemos que a educação está repleta de sentidos, de conceitos, de valores e de finalidades que a norteiam e apontam para a questão referente ao próprio sentido da educação na e para a sociedade. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo, dentro da sociedade? Para responder essa questão um grupo dirá que a educação é um processo de atualização da potência da essência humana, visando critérios de ação propriamente éticos. Um segundo grupo define a educação como um processo de desenvolvimento de um organismo vivo com potencialidades físicas, biológicas e sociais inscritas no homem, almejando critérios de avaliação fundamentalmente técnicos. E, ainda um terceiro grupo que compreende a educação como um processo individual e coletivo de constituição de uma nova consciência social, visando critérios de avaliação da ação e da educação eminentemente política. Essas são as três principais concepções filosóficas da educação que se constituíram ao longo da história, tentando buscar o sentido da educação.

Metodologia

 Encontros quinzenais para discussão dos textos;
 Leitura e análise dos materiais selecionados;
 Discussão pública permanente dos resultados que vão sendo alcançados.

Resultados Esperados

Espera-se proporcionar a equipe, que aderir o projeto de investigação, a oportunidade de um envolvimento com a pesquisa filosófica na área da filosofia da educação, motivando os acadêmicos à continuidade da carreira como pesquisador. Além disso, contribuir para com os estudos do pensamento dos filósofos voltados à Educação e nesse sentido, despertar o interesse dos envolvidos para a produção teórica em eventos dentro e fora da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Como estratégia de ação será disponibilizada a bibliografia que será utilizada nos encontros quinzenais, assim como a preparação dos textos à medida que vão sendo alcançados os objetivos da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRÍS DA SILVA SEUS218/04/201628/11/2016
CLAUDIA MARIA MUÑOZ DE AVILA218/04/201628/11/2016
DENISE SOARES AMARO218/04/201628/11/2016
ELDA MARIA LOPES MORAIS218/04/201628/11/2016
GILNEI FARIAS SOUZA218/04/201628/11/2016
HELENA MARTINS PINHEIRO218/04/201628/11/2016
LEONOR GULARTE SOLER218/04/201628/11/2016
LUANA FRANCINE NYLAND218/04/201628/11/2016
Luis Mendonça da Silva218/04/201628/11/2016
MARCOS VINICIUS RODRIGUES BRIZOLA218/04/201628/11/2016
MARIA ANTONIETA MASTROIANO GONÇALVES218/04/201628/11/2016
NILZA SUELEN DA LUZ218/04/201628/11/2016
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR218/04/201628/11/2016
SCHEILA NUNES MEIRA218/04/201628/11/2016
ZELIA MORO LUCIANO218/04/201628/11/2016

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