Nome do Projeto
Processos de representação de obras de arquitetura com superfícies curvas: aplicações com modelos em papel na disciplina de Geometria Gráfica e Digital III/FAURB.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/03/2014 - 17/03/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Propostas projetuais de arquitetura têm cada vez mais sido caracterizadas pela adoção de formas complexas, configurando novos objetos os quais, embora de uso habitual, têm adquirido formas e funções inovadoras. Nesse contexto, a geometria passa a ser um elemento importante como conhecimento para apoiar a criação de tais tipos de produtos. A geometria tem sido destacada por diversos autores como base conceitual para estabelecer processos projetuais de arquitetura. Esta base conceitual tem adquirido maior importância em objetos arquitetônicos caracterizados a partir de formas complexas, observando-se que, por um lado, a proposição de tais formas tem sido cada vez mais apoiada pelas tecnologias digitais de representação, as quais permitem um maior controle da forma. Por outro, à apropriação destas tecnologias, exige abarcar um conhecimento mais específico de geometria, para poder gerar e representar tais tipos de formas. Frente a isto, em contextos didáticos, existe a necessidade de promover exercícios de análise de projetos de arquitetura apoiados em um conhecimento prévio de geometria, através dos quais devem ser promovidos processos de aprendizagem de representação gráfica das obras. As disciplinas de Geometria Gráfica e Digital para Arquitetura e Urbanismo tem, dessa maneira, o propósito de, através de atividades de análise e representação gráfica digital da forma arquitetônica, buscar estratégias para a construção/ampliação de um conhecimento geométrico. Ampliando-se esta proposta, neste momento, investe-se na geração de modelos físicos em papel de superfícies curvas, através de técnicas de planificação, dando continuidade ao interesse de associar as técnicas tradicionais com as técnicas digitais de representação.

Objetivo Geral

Promover estratégias para ampliação do conhecimento da geometria de obras de arquitetura com superfícies curvas.
Ampliar o reconhecimento sobre técnicas de representação de obras de arquitetura com superfícies curvas.

Justificativa

Pottmann et al (2007) sistematiza um conhecimento de representação gráfica digital associado à prática de arquitetura, demonstrando como estes novos conceitos passam a permear a atividade de representação arquitetônica. Estes autores consideram que tais conceitos atribuem maior liberdade à geração e ao controle da forma, principalmente por trazerem a possibilidade total de visualização dinâmica no ato da exploração/transformação da mesma. Destacam também que os processos digitais exigem um aprofundamento em conceitos e procedimentos geométricos, permitindo representar uma classe abrangente de formas, desde as poliédricas e quádricas até formas livres e fractais, por mais complexas que sejam. Tais autores constituem um discurso didático, defendendo que os processos de projeto em arquitetura, para poderem se valer amplamente das possibilidades disponibilizadas pela tecnologia informática, necessitam de uma sólida compreensão da geometria da forma. Desta maneira proclamam a ampliação do ensino da geometria, considerando que este não tem se utilizado dos avanços das tecnologias de representação gráfica digital.
A representação gráfica digital tem, por exemplo, permitido a previsão da forma arquitetônica, acompanhada da viabilidade material e estrutural para executá-las, a partir principalmente de técnicas de fabricação digital ou prototipagem rápida. Para o uso de tais técnicas, é necessário um amplo conhecimento das propriedades e características geométricas dos elementos a serem produzidos, ou fabricados. Pois para cada tipo de modelo, é necessário “projetar” a sua execução, considerando-se ao mesmo tempo a geometria do modelo e o tipo de técnica de fabricação ou prototipagem a ser utilizada.
Com o propósito de ampliar os meios de representação das formas curvas e promover o conhecimento de tais formas, delimitou-se uma metodologia para atividades de ensino/aprendizagem de representação gráfica digital e que foi descrita em PIRES et al, 2011. Esta será utilizada como referencial teórico e metodológico para o desenvolvimento da proposta didática deste projeto, o qual tratará de promover exercícios com técnicas digitais e artesanais para a representação de modelos de superfícies curvas de obras de arquitetura.
Considera-se que esta proposta possa promover uma maior ampliação sobre os conceitos e técnicas de representação da geometria da forma arquitetônica, tornando significativa a aprendizagem da geometria nos estágios iniciais de formação em arquitetura.

Metodologia

Revisão das técnicas tradicionais e digitais de representação de superfícies curvas;
Identificação e Reconhecimento das técnicas digitais de planificação de superfícies curvas;
Reconhecimento das técnicas de confecção de modelos físicos a partir da planificação de superfícies curvas;
Seleção de obras de arquitetura com superfícies curvas a serem planificadas por aproximação;
Estruturação de práticas didáticas que abarquem as etapas necessárias para a produção dos modelos físicos em papel das obras de arquitetura com superfícies curvas;
Oferecimento de oficinas aos estudantes em cada uma das etapas para a produção dos modelos físicos em papel de superfícies curvas.
Avaliação das técnicas utilizadas em cada uma das etapas da proposta didática.
Sistematização dos resultados em formato de relatório.

O projeto possui ligação intrínseca com as atividades desenvolvidas na disciplina de Geometria Gráfica e Digital 3, a qual trata da representação de superfícies curvas para o projeto de arquitetura. Esta disciplina, após uma reforma curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, passou a propor a ampliação das técnicas de representação até então adotadas em disciplinas de Geometria, as quais enfocavam exclusivamente a Geometria Descritiva. Dessa maneira, a partir desta reformulação, a representação gráfica por meios tradicionais (Geometria Descritiva) passou a ser inserida em associação com a representação digital, e a partir de exemplos de obras de arquitetura. Neste projeto especificamente, se associam a representação gráfica digital de obras de arquitetura à modelagem física ou produção de protótipos destas obras, ampliando-se as técnicas de representação e promovendo-se uma maior compreensão sobre a configuração da forma arquitetônica.
O projeto terá o envolvimento de ex-alunos para todas as etapas a serem desenvolvidas e de alunos atuais da disciplina de GGD 3, para a etapa de oficinas, sendo estas desenvolvidas em período extra-classe e não fazendo parte das práticas aplicadas em sala de aula.

Resultados Esperados

Como resultado deste projeto, considera-se a estruturação de práticas didáticas e material de apoio, que insiram novas técnicas e tecnologias de representação, complementares as atividades desenvolvidas na disciplina de Geometria Gráfica e Digital 3/FAURB. Os resultados e impactos esperados são:

Apropriação pelos estudantes das técnicas digitais de representação para a produção de modelos físicos em papel de superfícies curvas;
Ampliação do repertório geométrico em estágios iniciais de formação para o projeto de arquitetura;
Maior liberdade formal, previsão e controle da forma arquitetônica em atividades de projeto de arquitetura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA218/03/201417/01/2015
ALAN FREITAS DE CARVALHO119/03/201402/07/2014
CARINA DIAS FRANCO119/03/201402/07/2014
CIBELE BORGES PERES119/03/201402/07/2014
FABIOLA NUNES DA SILVA119/03/201402/07/2014
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH218/03/201417/01/2015
FRANCIÉLE PETRI DE FREITAS119/03/201402/07/2014
GABRIELA GONZALEZ PERONTI318/03/201417/01/2015
ISADORA BAPTISTA ALVES119/03/201402/07/2014
JANICE DE FREITAS PIRES418/03/201417/01/2015
JULIANE PERES BERWALDT119/03/201402/07/2014
LAURA VIEIRA BORGES119/03/201402/07/2014
LETICIA DE FARIAS BORGES119/03/201402/07/2014
LIARA DALSOTO CALLEGARO119/03/201402/07/2014
LUCAS MOREIRA VARGAS119/03/201402/07/2014
MARIANA REAMI OSMARÉ119/03/201402/07/2014
PAULA PEDREIRA DEL FIOL119/03/201402/07/2014
SÍLVIA RUZICKI PEREIRA119/03/201402/07/2014
VANESSA FORNECK119/03/201402/07/2014
VINÍCIUS DIAS DE PAULA119/03/201402/07/2014
ÉDER BRANDÃO RICKES119/03/201402/07/2014

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