Nome do Projeto
Projeto Maquetes UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Este Projeto foi estruturado a partir da oportunidade de responder a uma demanda da administração da UFPel em construir meios para a difusão dos projetos de ampliação de sua infraestrutura física junto ao contexto da própria instituição. O trabalho foi inicializado em dezembro de 2015 no contexto de outros projetos de ensino e extensão. Neste momento entendeu-se conveniente caracterizar este desenvolvimento como um projeto específico. O momento de aprendizagem proporcionado aos acadêmicos de arquitetura é impar, por promover um ritmo acelerado de apropriação de tecnologias de representação inovadoras. Recentemente constitui-se junto ao GEGRADI (Grupo de Estudos para o Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital) um laboratório de Fabricação Digital, ampliando os meios de representação para além da realidade virtual e aumentada. Utilizam-se recursos de corte a laser e impressão 3D para a obtenção de maquetes físicas a partir dos modelos digitais. Neste momento estão sendo concluídos os trabalhos de representação do Projeto do CEU, Condomínio Estudantil da UFPel, estruturando-se uma exposição dos trabalhos que incluem diversos tipos de representações. A reitoria está acenando para um conjunto de representações que estão sendo necessárias, o que oportunizará um ambiente contínuo de formação não somente dos estudantes envolvidos como a geração de uma cultura de reconhecimento dos métodos e tecnologias empregadas.
Objetivo Geral
Promover a aprendizagem de técnicas inovadoras de representação de projeto de arquitetura
Justificativa
A oportunidade de desenvolvimento de representações digitais e físicas de projetos de arquitetura a serem construídos pela UFPel, dado o ritmo imposto ao trabalho, está promovendo a experiência dos estudantes em vivenciar a produção em um FABLAB (laboratório de Fabricação Digital). Este conceito é inovador em nosso contexto e deve ser compreendido e ampliado para todo o contexto da graduação em arquitetura. Desta maneira, justifica-se a importância em seguir investindo neste tipo de processo formativo, entendendo-se como projeto piloto para a inserção destas práticas no âmbito de todas as disciplinas de projeto de arquitetura.
Metodologia
Para atingir os objetivos propostos este projeto de ensino está estruturado através das seguintes etapas, as quais contam com o apoio da atividade de bolsistas em todas elas:
1)Revisão Bibliográfica
Reconhecimento de métodos e técnicas de representação, incluindo as diferentes tecnologias para gerar realidade virtual, aumentada, animação, interação e para a fabricação digital, tanto por corte a laser como impressão 3D.
2)Etapa de análise dos projetos e planejamento dos métodos de representação
Esta etapa estará dependente dos propósitos de representação, sejam para a comunicação e diálogo com a comunidade envolvida, técnica ou usuária, ou ainda como documentação/exposição, podendo envolver o planejamento para a comunicação acessível, como por exemplo a produção de modelos táteis
3)Etapa de execução das representações
Etapa dependente da etapa anterior, a ser especificada de acordo com a tecnologia empregada, dadas as especificidades para a execução de cada uma delas. Entretanto, toda a execução exigirá o desenvolvimento de modelos digitais, bi (por exemplo para a fabricação digital por corte a laser) ou tridimensionais (tanto para os meios digitais como para a impressão 3D, diferenciando-se pelas caratcerísticas de produção de modelos por superfícies ou sólidos)
4) Etapa de exposição e avaliação
Esta etapa incluiu a observação do uso das representações produzidas para compreender a eficiência de cada uma aos propósitos previamente estabelecidos
5) Sistematização da produção e do processo de aprendizagem
6) Difusão dos resultados. Publicação em foruns apropriados
1)Revisão Bibliográfica
Reconhecimento de métodos e técnicas de representação, incluindo as diferentes tecnologias para gerar realidade virtual, aumentada, animação, interação e para a fabricação digital, tanto por corte a laser como impressão 3D.
2)Etapa de análise dos projetos e planejamento dos métodos de representação
Esta etapa estará dependente dos propósitos de representação, sejam para a comunicação e diálogo com a comunidade envolvida, técnica ou usuária, ou ainda como documentação/exposição, podendo envolver o planejamento para a comunicação acessível, como por exemplo a produção de modelos táteis
3)Etapa de execução das representações
Etapa dependente da etapa anterior, a ser especificada de acordo com a tecnologia empregada, dadas as especificidades para a execução de cada uma delas. Entretanto, toda a execução exigirá o desenvolvimento de modelos digitais, bi (por exemplo para a fabricação digital por corte a laser) ou tridimensionais (tanto para os meios digitais como para a impressão 3D, diferenciando-se pelas caratcerísticas de produção de modelos por superfícies ou sólidos)
4) Etapa de exposição e avaliação
Esta etapa incluiu a observação do uso das representações produzidas para compreender a eficiência de cada uma aos propósitos previamente estabelecidos
5) Sistematização da produção e do processo de aprendizagem
6) Difusão dos resultados. Publicação em foruns apropriados
Resultados Esperados
Consolidação de um espaço de aprendizagem no âmbito do FABLAB;
Formação de formadores para o uso de um FABLAB;
Construção de trajetórias de aprendizagem para a produção de representações a partir das tecnologias digitais e de fabricação digital
Corresponder às expectativas da administração da UFPel com a disponibilização de representações adequadas aos seus propósitos de comunicação
Formação de formadores para o uso de um FABLAB;
Construção de trajetórias de aprendizagem para a produção de representações a partir das tecnologias digitais e de fabricação digital
Corresponder às expectativas da administração da UFPel com a disponibilização de representações adequadas aos seus propósitos de comunicação
Indicadores, Metas e Resultados
O número de bolsistas a serem solicitados será proporcional à quantidade e tipo de projetos a serem solicitados. Para o desenvolvimento das representações para o CEU foram envolvidos 5 bolsistas de 20 horas durante 3 meses.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA | 2 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
AMANDA FURLAN CARDOSO | 20 | 02/05/2016 | 31/08/2016 |
BIANCA RAMIRES SOARES | 20 | 01/09/2016 | 30/12/2016 |
CAROLINE OLIVEIRA DOS SANTOS | 20 | 02/05/2016 | 29/07/2016 |
CATHARINA BEATRIZ DOS SANTOS MOTTA | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
CLEITON ALCANTARA DE SOUZA | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
CLÁUDIA ANDRIELE DA COSTA FREITAS | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH | 2 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
FERNANDO DE AZEVEDO VALENTE | 20 | 02/05/2016 | 31/05/2016 |
FERNANDO FRANZ ZAUK | 20 | 02/05/2016 | 31/08/2016 |
GABRIEL MARTINS DA SILVA | 20 | 02/05/2016 | 29/07/2016 |
JÚLIA FERREIRA ROBALDO | 8 | 01/07/2016 | 31/08/2016 |
KARINE CHALMES BRAGA | 20 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA | 2 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
MATHEUS DA SILVA PORTO | 20 | 02/05/2016 | 29/07/2016 |
ROGER NEVES MACHADO | 20 | 02/05/2016 | 29/07/2016 |
VALENTINA TOALDO BRUM | 20 | 02/05/2016 | 29/07/2016 |