Nome do Projeto
Transposição didática e o ensino de sociologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Resumo
A proposta deste projeto é, a partir da transposição de clássico de autores das ciências sociais, desenvolver material didático junto aos alunos de graduação de Ciências Sociais - Licenciatura das disciplinas de estágio, que poderá ser utilizado no desenvolvimento do conteúdo da referida disciplina ou na atuação destes alunos como professor, depois de formado.
Além disso, o projeto pretende organizar um livro eletrônico do material didático transposto no Curso de Ciências Sociais.
Por fim, criar um banco de material didáticos produzidas pelo curso de Ciências Sociais
A proposta parte da metodologia de transposição didática (CHEVALLARD, 1985), que parte de uma linguagem acadêmica e traduz para uma linguagem didatica do ensino médio.
Objetivo Geral
Que os alunos, licenciados, ao final deste exercício de transposição didática, a partir dos clássicos das Ciências Sociais, percebam a necessidade dessa ação, para a eficácia e eficiência do ensino da Sociologia no Ensino Médio, bem como, sejam capazes de realizar outras transposições a partir dos mais diversos materiais acadêmicos, para a contextualização do ensino em diferentes contextos educativos.
Sobretudo, preparar os estudantes para o exercício autônomo da atividade docente.
Sobretudo, preparar os estudantes para o exercício autônomo da atividade docente.
Justificativa
O ensino da Sociologia no Ensino Médio, tem se constituído, muitas vezes, como uma prática metodológica distante das intencionalidades e necessidades dos alunos inseridos nesta instância educativa, justamente por não estar ao alcance desses alunos, tanto quanto ao vocabulário destes, bem como distante da realidade, em cada contexto sociocultural, não indicando a contextualização dos conteúdos de modo a ser motivador para o aprendizado.
Metodologia
Inicialmente, os professores da disciplina de Estágio I, apresenta aos alunos a proposta de transposição didática a ser realizada durante o semestre, enfatizando a importância desse instrumento para as futuras ações docentes.
Em seguida, são sugeridos e pensados juntos com a turma, textos de clássicos da Sociologia para que os alunos optem por dois textos, ou mesmo livros que contenham conceitos fundamentais ao ensino desta disciplina.
No momento seguinte, a turma se divide em dois grupos e conseqüentemente dois textos são eleitos pelos grupos para que se inicie as leituras e estudos. Para tal estudo, individual, são disponibilizados um tempo de duas semanas.
Após este período, em sala de aula, primeiramente, em pequenos subgrupos e depois, os dois grupos já divididos anteriormente se reúnem para discutirem as primeiras idéias e propostas de atividades a partir do texto do clássico da Sociologia escolhido para a realização da transposição didática. Outro período de quinze a vinte dias ficam disponibilizados aos alunos para que possam refletir sobre a construção do novo texto, didaticamente contextualizado com as realidades e características dos alunos do EM.
Neste último período destacado, os alunos podem se encontrar fora do horário regular da disciplina de Estágio I, se desejarem outras organizações.
Em data agendada, posteriormente a esse período os dois grupos devem finalizar, em sala de aula, a construção do texto que será apresentado aos professores e ao outro grupo da turma. Neste momento, ou mesmo em qualquer outra aula presencial, o grupo também pode solicitar auxílio para os professores, para sanar suas dúvidas, com relação a esse exercício, especialmente.
Enfim, em dia previamente agendado os grupos irão apresentar para os professores e os outros colegas sua proposta didática, a partir da transposição dos conceitos encontrados nos textos ou livros dos clássicos estudados.
Para finalizar a atividade, tanto professores, quanto os colegas irão avaliar a prop
Em seguida, são sugeridos e pensados juntos com a turma, textos de clássicos da Sociologia para que os alunos optem por dois textos, ou mesmo livros que contenham conceitos fundamentais ao ensino desta disciplina.
No momento seguinte, a turma se divide em dois grupos e conseqüentemente dois textos são eleitos pelos grupos para que se inicie as leituras e estudos. Para tal estudo, individual, são disponibilizados um tempo de duas semanas.
Após este período, em sala de aula, primeiramente, em pequenos subgrupos e depois, os dois grupos já divididos anteriormente se reúnem para discutirem as primeiras idéias e propostas de atividades a partir do texto do clássico da Sociologia escolhido para a realização da transposição didática. Outro período de quinze a vinte dias ficam disponibilizados aos alunos para que possam refletir sobre a construção do novo texto, didaticamente contextualizado com as realidades e características dos alunos do EM.
Neste último período destacado, os alunos podem se encontrar fora do horário regular da disciplina de Estágio I, se desejarem outras organizações.
Em data agendada, posteriormente a esse período os dois grupos devem finalizar, em sala de aula, a construção do texto que será apresentado aos professores e ao outro grupo da turma. Neste momento, ou mesmo em qualquer outra aula presencial, o grupo também pode solicitar auxílio para os professores, para sanar suas dúvidas, com relação a esse exercício, especialmente.
Enfim, em dia previamente agendado os grupos irão apresentar para os professores e os outros colegas sua proposta didática, a partir da transposição dos conceitos encontrados nos textos ou livros dos clássicos estudados.
Para finalizar a atividade, tanto professores, quanto os colegas irão avaliar a prop
Resultados Esperados
Produção de material pedagógico de maneira sistemática.
Construção de de um banco de material pedagógico, que possa ser usado pelos alunos do Curso de Ciências Sociais
Construção de de um banco de material pedagógico, que possa ser usado pelos alunos do Curso de Ciências Sociais
Indicadores, Metas e Resultados
O textos de tranposição elaborados pela turma são disponibilizados para o uso dos próprios alunos do curso de Ciências Sociais da turma de estágio, como também para os demais alunos do curso.
Além disso, a proposta é reunir, em forma de livro digital, todos os textos desenvolvidos no projeto e disponibilizá-los em um banco de material didático digita.
Além disso, a proposta é reunir, em forma de livro digital, todos os textos desenvolvidos no projeto e disponibilizá-los em um banco de material didático digita.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE OLIVEIRA DOS SANTOS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ALEXANDRE SILVEIRA VERGARA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
BRUNA DA ROSA BERWALDT | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CARLOS EDUARDO SIMÕES DA SILVA | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DENER ANDRADE RAYMUNDO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DENISE DALPIAZ ANTUNES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DIEGO WEIMAR DOS SANTOS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
EMERSON OLIVEIRA RODRIGUES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
Elaine Amaral da Costa | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
GISÉLIA BARBOSA FERREIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JULIA ROCHA CLASEN | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JÉSSICA PINTO BRAGA RIBEIRO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LEON MCLOUIS BORGES DE LUCAS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LUIZ CARLOS MACIEL JARA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARA GODOY PORTO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARA LIZETE DE SOUZA DUARTE | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARCUS VINICIUS SPOLLE | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARIA ANGÉLICA XAVIER DIAS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARIA ANTONIETA CONCEIÇÃO GOMES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARIELE AFONSO DOMINGUES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MATHEUS DE SOUZA VIATROVSKI | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
PATRÍCIA FERREIRA DA SILVA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
RENATA FERREIRA COELHO PEREIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |