Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Turismo Pedagógico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/08/2016 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
Projeto de Ensino destinado à criação de um Grupo de Estudos sobre Turismo Pedagógico com vistas ao aprofundamento da temática, socialização do conhecimento e promoção de discussões e reflexões com alunos, professores e técnicos-administrativos da Universidade Federal de Pelotas, interessados no assunto.

Objetivo Geral

Aprofundar e socializar os estudos acerca do Turismo Pedagógico, promovendo e discussões e reflexões com alunos, professores e técnicos-administrativos da Universidade Federal de Pelotas, interessados no assunto.

Justificativa

Turismo Pedagógico, segundo Lima (2014), pode ser definido como uma atividade, ou prática pedagógica, ou educativa, ou educacional que envolve algum tipo de deslocamento (viagem, visita, passeio, excursão). Tal atividade deve ser capaz de promover a interação com o meio, vivências, experiências e conhecimento de espaços novos, bem como promover a aprendizagem, na prática, do que foi visto (conteúdos curriculares) teoricamente em sala de aula.
A criação do Grupo de Estudos em Turismo Pedagógico (GETP) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) viria a contemplar uma das ações do projeto de ensino “Turismo, Educação e Interdisciplinaridade” em vigência desde o ano de 2015 que dispõem em seu texto, na Ação 5, sobre a criação de Grupos de Estudos vinculados as Linhas práticas do Curso de Bacharelado em Turismo:
Quanto à criação de Grupos de Estudos, tal ação foi propositalmente deixada por último por demandar a criação de outros projetos de ensino específicos da atividade, bem como demandar um contexto favorável que dependerá do sucesso das quatro primeiras ações. (BARBOSA et al., 2015, p. 5)

Nesse contexto, o GETP estaria ligado a Linha Prática II - Aspectos Socioculturais, Memória e História do Turismo, do Lazer e da Hospitalidade, linha que tem por objetivo desenvolver atividades e pesquisas voltadas para os aspectos sócio-culturais e históricos do turismo, bem como do lazer, do patrimônio, da hospitalidade e de iniciativas sociais (UFPEL ,2013).
Por fim, GETP viria a contribuir não somente com as atividades ligadas ao ensino, bem como a pesquisa e a extensão, com a leitura e discussão de textos que vem ao encontro das atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão “Turismo, Educação e Cidadania”, “Turismo e Educação Patrimonial” e “Ludoteca do Turismo”, promovendo, dessa maneira, um movimento dialético de teoria/prática.

Metodologia

A metodologia a ser utilizada consistirá na leitura e análise de textos a serem apresentados em encontros semanais por cada membro do grupo inscrito no projeto.

Resultados Esperados

Em concordância aos objetivos desse projeto espera-se aprofundar o conhecimento acerca do Turismo Pedagógico de modo a incentivar e subsidiar a produção de novos trabalhos acadêmicos sobre a temática.

Indicadores, Metas e Resultados

As inscrições para participantes do GETP permanecerão abertas até o limite de 15 (quinze) participantes para melhor condução das discussões.
Caberá aos organizadores do Grupo de Estudos a relatoria das discussões, bem como a organização da frequência para posterior confecção de certificados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREIA SKUPIEN BIANCHINI229/08/201606/08/2017
ANDYARA LIMA BARBOSA122/08/201631/12/2017
BRUNA FRIO COSTA122/08/201631/12/2017
DALILA MULLER122/08/201631/12/2017
DALILA ROSA HALLAL122/08/201631/12/2017
DANIEL LUCENA MUNHOSO229/08/201605/10/2016
GABRIELA SILVA CHAVES222/08/201631/12/2016
GISELE SILVA PEREIRA122/08/201631/12/2017
KETRIN CRISTINA GABRIEL229/08/201606/08/2017
LEONARDO REICHERT122/08/201631/12/2017
LEOPOLDINE RADTKE BERGMANN222/08/201631/12/2016
PRISCILLA TEIXEIRA DA SILVA222/08/201631/12/2017
RAFAELA SILVEIRA DE LIMA229/08/201612/09/2016
SARAH MARRONI MINASI122/08/201631/12/2017

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