Nome do Projeto
O Pensamento Estoico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/10/2016 - 08/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
No presente momento damos seguimento ao já consolidado Grupo de Estudos em Filosofia Antiga da UFPel. No semestre acadêmico que se inicia iremos tratar de estudar o Estoicismo, a mais influente escola filosófica do período helenístico. Esse movimento intelectual pode ser dividido, mesmo que de forma arbitrária – em três grandes blocos. (a) Estoicismo antigo onde se tem os nomes de Zenão, Crisipo e Cleanto; (b) Estoicismo médio, com Panécio e Possidônio; (c) Estoicismo tardio ou romano, com Sêneca, Epiteto e Marco Aurélio. Com efeito, é possível estabelecer três momentos basilares no Estoicismo, ou seja, três âmbitos de sensível investigação intelectual que marca esse movimento. (a) Uma investigação sobre a teoria do conhecimento, em outras palavras, determinar as possibilidade de acesso ao conhecimento válido do real, das coisas; (b) uma reflexão sobre a física que toma o mundo a partir de um olha que o percebe como um todo coeso e racional; (c) uma reflexão sobre a questão da ética mediante a ideia de sábio como aquele que pelo acesso à serenidade da alma age com juízo não deturpado. Neste sentido, procuramos nos adentrar em tais debates no decorrer dos encontros do grupo.

Objetivo Geral

Oferecer ao participante do Grupo de Estudos em Filosofia Antiga uma visão abrangente acerca da teoria filosófica estóica.

Justificativa

A forte procura e presença por parte dos discentes – não só do curso de Filosofia, mas também de História e Letras – faz considerar o sucesso deste projeto já em construção. Podemos estabelecer como justificativa a necessária continuidade de estudos desta natureza, visto que tal projeto permite tanto um diálogo interdisciplinar, ao contar com a presença de acadêmicos de outros setores que não a Filosofia, como a construção de um conhecimento que venha sedimentar de forma mais sólida o conteúdo referente ao tema da Antiguidade Clássica, nos cursos de História, Filosofia e Letras, por exemplo.

Metodologia

Podemos descrever a metodologia de trabalho nos seguintes termos: o grupo acontecerá ao longo de dez (10) encontros, um (1) encontro por semana. Em cada etapa haverá um palestrante previamente designado, que discorrerá sobre determinado aspecto do pensamento estóico. Estas exposições objetivam funcionar de forma dialogada com público que se faça presente, construindo assim um espaço de debate qualificado sobre o tema.

Resultados Esperados

Temos em mente um horizonte de expectativa em que os participantes do grupo de estudos venham a possuir ferramentas teóricas acerca do pensamento estóico no mundo antigo. Desta maneira, contribuindo com a solidificação dos Estudos Clássicos na Universidade Federal de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MATHEUS BARROS DA SILVA306/10/201608/12/2016
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR306/10/201608/12/2016

Página gerada em 25/04/2024 23:46:48 (consulta levou 0.071686s)