Nome do Projeto
Modulo Acesso Venoso Periferico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/10/2016 - 08/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
Um atendimento de excelência e de qualidade que possa apresentar atitudes imediatas em situações de estresse requerem ao profissional medico pericia e técnica. Frente a essa realidade o cenário emergencial exige conhecimento que o aluno pouco vivencia durante a faculdade. trazer o campo real, da pratica do dia a dia de profissionais, usuários e gestores mostra-se fundamental para resolução para os problemas encontrados na assistência a saúde e para a qualificação do cuidado prestado aos sujeitos (BATISTA; GONÇALVES, 2011). A qualificação e a incorporação do cuidado devem estar presentes no processo educativo tanto dos acadêmicos quanto dos professores envolvidos e solidificam uma interação de varias facetas entre o atendimento e suas intercorrências. Pensando dessa forma, a interação de diversos atores se fazem presentes na perfeição da engrenagem de aprendizado e no cotidiano dos futuros médicos. Cabe ressaltar que a inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem direciona ações em situações de emergência conferindo autonomia suficiente para intervenções precisas e imediatas.

Objetivo Geral

• Ensinar a técnica de acesso venoso periférico em veia antecubital para situações de emergência para estudantes de medicina

Justificativa

Identificou-se que a punção de veia periférica é um dos procedimentos mais comumente realizados, seja no atendimento pré-hospitalar ou hospitalar, e que requer segurança e eficácia.
Este procedimento tecnicamente simples e frequentemente essencial para tratar os nossos pacientes rotineiramente são executados pela equipe de enfermagem, conferindo aos médicos os procedimentos de aspecto mais invasivo.
As veias dos membros superiores são as mais frequentemente utilizadas em função de seus calibres e facilidade de visualização. Na seleção da veia a ser puncionada devem ser preferidas as de trajeto mais retilíneo, evitando regiões de flexão.
Na seleção do tipo de cateter, no caso de necessidade de rápido fluxo, deve-se dar preferência aos cateteres curtos e calibrosos (Lei de Poiseuille).

Metodologia

No dia 08 de setembro, será apresentada a proposta do curso aos que pretendem participar e será agendado um teste para o dia 29 de setembro. Neste dia dia será iniciado o projeto com a seleção dos candidatos . Esse teste ocorrerá em até 2 semanas e servirá como pré-teste. Ambos constarão de uma média de 20 questões objetivas. Após a seleção , em 6 de outubro, iniciarão-se aulas semanais com duas horas de duração. O conteúdo programático será abordado conforme os assuntos listados .1 Técnicas asséptica/ lavagem das mãos 2 Noções básicas de lixo hospitalar 3. Anatomia venosa do membro superior de adultos 4 Indicações de acesso venoso periférico calibroso em adultos 5 Punção venosa periférica em veia anticubtal calibrosa.

Resultados Esperados

Espera-se que os alunos sejam capazes de realizar a punção venosa periférica em veia antecubital calibrosa ao término do curso. E detenham conhecimento suficiente sobre a técnica para responder mais de 70% do pós-teste.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HELLEN MEIRY GROSSKOPF WERKA801/10/201608/12/2016
LUCIANA RODRIGUES DOS SANTOS1001/10/201608/12/2016
MARIA DE LOURDES SILVEIRA BRASIL1001/10/201608/12/2016
MÁRCIO FRANCO AZEVEDO801/10/201608/12/2016
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID1001/10/201608/12/2016

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