Nome do Projeto
LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA PLÁSTICA LACiP
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/10/2016 - 16/10/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia Plástica e Restauradora
Resumo
A Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFPel - intitulada LACiP - é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária; criada em 11 de agosto de 2016, tendo seu prazo de funcionamento por período de um ano, com término em 16/10/2017. A Liga tem sua sede na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é filiada ao Departamento de Cirurgia Geral e ao Colegiado de Curso de Medicina desta universidade.

Objetivo Geral

Aprofundar os estudos em cirurgia plástica e realizar ações junto à comunidade.

Justificativa

A criação de Ligas Acadêmicas de Medicina tem se mostrado fundamental no que diz respeito à estimulação do conhecimento extracurricular. A Liga é responsável por permitir aos acadêmicos um amplo contato com os docentes, um aprofundamento em conteúdos que lhes são de interesse e uma vivência maior no que tange ao exercício da Medicina. Além disso, busca ser atuante na promoção da saúde da comunidade envolvida, levando informações e melhorias de saúde ao público alvo.
Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica prova-se imprescindível no propósito de compor, junto à Faculdade de Medicina da UFPel e seus docentes, incentivando o interesse acadêmico por uma área de grande abrangência e aspectos tão peculiares como a Cirurgia Plástica. Consideramos que a união de alunos interessados e docentes será o passo inicial rumo a construção de projetos, conhecimentos e melhorias que visam a complementar a visão acadêmica fornecida pela Universidade Federal de Pelotas.

Metodologia

A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões semanais (4 por mês), de 1 hora cada, tendo um intuito de discutir assuntos específicos e relacionados a área de cirurgia plástica e atividades de bloco cirúrgico semanais (8 por mês), de aproximadamente 1h e 30min cada, tendo como objetivo inserir o aluno dentro da rotina cirúrgica e mostrar na prática as técnicas discutidas nas reuniões.
O primeiro encontro de cada mês deverá abordar um tema da cirurgia plástica, envolvendo propedêutica e patologia. Um membro da liga ficará responsável pela organização em cada mês, podendo convidar membros do conselho consultivo ou outras referências para enriquecerem a discussão, oportunizando a troca de experiências sobre o ensino de medicina e sua prática. E outra dupla ficará responsável por redigir um caso clínico e apresentar aos demais na terceira semana. Na última semana do mês discutiremos trabalhos práticos, tais como artigos, campanhas e projetos.

Dentro do bloco cirúrgico o aluno deverá acompanhar procedimentos realizados pelo cirurgião, de forma que consiga enxergar aquilo que foi discutido nos encontros semanais dentro da prática, assim otimizando o aprendizado. posterior organização de coleta de dados e criação de banco de dados e análises.

Resultados Esperados

Na área de ensino, espera-se que os participantes da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica sejam capazes de agregar informações relevantes para a cirurgia plástica, isto é, através dos encontros consigam sanar suas dúvidas, aumentar seus conhecimentos na área da semiologia e da clínica cirúrgica, bem como serem introduzidos e atualizados quanto às novas condutas e às informações por meio da leitura de artigos científicos.
No eixo da extensão espera-se estabelecer parcerias com setores governamentais e não governamentais, de maneira a promover ações junto à comunidade não acadêmica, como campanhas para promoção de saúde; palestras sobre assuntos diversos para esclarecimento e troca de experiências com a comunidade; promoção de Simpósios, Cursos e Jornadas para a comunidade acadêmica.
Na área da pesquisa, espera-se que os alunos trabalhem em área de seu interesse com auxílio de professores para posterior organização de coleta de dados e criação de banco de dados e análises.

Indicadores, Metas e Resultados

A liga contará com dois professores, ambos cirurgiões plásticos, podendo também convocar outros profissionais de diferentes áreas para enriquecimento do conhecimento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO PASSOS DA ROCHA417/10/201616/10/2017
MAURÍCIO ANDERSON BRUM417/10/201616/10/2017
PAULO HENRIQUE PACHECO DARIO417/10/201616/10/2017
PEDRO HENRIQUE ONGARATTO BARAZZETTI417/10/201616/10/2017
SAMUEL ANTONIO NEUGEBAUER417/10/201616/10/2017

Página gerada em 29/03/2024 08:26:18 (consulta levou 0.045760s)