Nome do Projeto
VÍDEOS: ESTATÍSTICA EM UM MINUTO
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística
Resumo
Os alunos que cursam as disciplinas de estatística apresentam, no geral, pouco interesse, muitas vezes pelo desconhecimento da aplicabilidade do conteúdo da disciplina. Poucos alunos percebem o uso da estatística na sua futura área profissional, o que faz com que o professor tenha a necessidade de desenvolver um cenário para que o aluno compreenda o conteúdo de estatística e visualize o uso desta na vida profissional. No entanto as disciplinas de Estatística Básica e Bioestatística são ofertadas no início da formação acadêmica do aluno o que dificulta ao professor de estatística contextualizar o conteúdo com a sua área profissionalizante. Com o intuito de inserir a estatística na futura área profissional do acadêmico o professor despende tempo da aula explicando o conteúdo da área específica de cada curso, devido a disciplina de estatística ser ofertada junto as disciplinas de formação básica. Por outro lado essa tentativa acaba por dificultar a compreensão do aluno uma vez que o mesmo ainda não possui conhecimento do seu curso e portanto não enxerga de forma plena a importância dos conceitos de estatística na área. Quando isso ocorre, muitas vezes o professor demanda tempo em sala de aula explicando um ponto específico da área e as discussões dos pontos de estatística acabam sendo prejudicados. Percebe-se também que o aluno de hoje ao não compreender o conteúdo em sala de aula recorre à internet e os resultados mais acessados da sua busca são vídeos. Quarenta e cinco por cento dos alunos utilizam o Google como a primeira porta na busca de informações sobre determinado conteúdo, sendo o site amazon o mais acessado para a busca de conteúdos, especificamente vídeos (Griffiths & Brophy, 2005) sendo o YouTube a segunda ferramenta mais frequente (Maragaryan et al., 2011).

Objetivo Geral

Desenvolver uma ferramenta complementar de suporte para os professores em sala de aula e/ou para os alunos fora da sala de aula.

Justificativa

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão sendo utilizadas na educação por uma escolha do aluno, estas precisam fazer parte das atividades em sala de aula para que essa busca no mundo digital seja orientada pelo professor minimizando assim erros. A integração das TDIC nas atividades curriculares é essencial conforme destacado por Valente (2014). Segundo Bransford et al. (2010), as tecnologias criam ao educador novas formas de trocar conhecimentos com os alunos, promovendo o aprendizado e cooperando para o progresso educacional.
Sendo assim, a construção de vídeos que retrate a estatística no dia a dia permite que o aluno desenvolva um raciocínio estatístico da forma a qual ele aprecie, por outro lado o vídeo permite que o professor contextualize com situações as quais ele julgue mais básicas para a constituição do pensamento estocástico. Os pontos fortes de vídeo estão em primeiro lugar na capacidade para levar os alunos à aplicações reais através de documentários assim como na capacidade de ilustrar conceitos através de animação de computação gráfica de uma qualidade a qual ainda não está disponível na maioria dos ambientes educacionais (Moore, 1993).
Faz-se necessária uma reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem, tendo em vista a inserção TDIC. A construção de uma ferramenta de ensino a qual seja atrativa ao aluno poderá contribuir para reduzir os índices de reprovação e abandono (infrequência e trancamento) em disciplinas das áreas de Matemática e Estatística de Instituições de Ensino Superior.

Metodologia

- Levantamento do conteúdo:
Busca bibliográfica de livros os quais serão utilizados como fonte inspiradora na construção dos textos para os vídeos.
- Estudo de referências:
Investigação de vídeos que podem ser úteis no processo de criação do vídeo.
- Criação do roteiro:
O roteiro será criado com base nas informações das referências dos livros e vídeos.
- Escolha do locutor:
Com o intuito de promover um projeto interdisciplinar serão convidados alunos do curso de teatro para integrarem o projeto.
- Produção:
Construção da animação junto com os alunos do curso de cinema
- Exibição:
Disponibilização dos vídeos em sala de aula, site ou blog.

Resultados Esperados

São resultados esperados ao final do projeto proposto:
- produção de vídeos na área de estatística
- utilização dos vídeos em sala de aula
- divulgação dos vídeos em site e/ou blog
- auxiliar os alunos na percepção na importância da Estatística para o seu desenvolvimento profissional
- despertar o pensamento estocástico nos alunos
- minimizar o bloqueio do aprendizado em estatística

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA AGUIAR DE ANDRADE2015/09/201831/12/2018
AMANDA HARTWIG DE HARTWIG201/11/201731/12/2018
ANDRE LUIS PORTO MACEDO201/05/201731/12/2018
DENIS GABRIEL DE SOUZA1001/05/201831/12/2018
ELISIA RODRIGUES CORREA401/05/201731/12/2018
GISELDA MARIA PEREIRA201/05/201731/12/2018
Isadora Moreira da Luz Real2001/05/201814/09/2018
MAICON NARDINO2
MURILLO SPONTON PERES201/11/201731/12/2018
PEDRO HENRIQUE GONCALVES DA LUZ225/10/201831/12/2018
PEDRO VIEIRA SAMPAIO225/10/201831/12/2018
VITÓRIA TAVARES SILVA225/10/201831/12/2018

Página gerada em 26/04/2024 22:27:56 (consulta levou 0.065751s)