Nome do Projeto
Tópicos de Fonética da Língua Espanhola”
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/10/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Resumo
A proposta de realizar este grupo de estudo surge a partir da percepção que a os alunos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Vozes de aprendizagem e Fronteiras Linguística constataram na expressão oral de alunos do Curso de Bacharelado em Letras – Tradução Português/Espanhol e os alunos do Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol da UFPel, nos últimos semestres. Este fenômeno linguístico talvez se justifique, porque os alunos do bacharelado não cursaram a disciplina de Fonética e Fonologia de Língua Espanhola, ofertada como disciplina obrigatória apenas para os alunos de licenciatura no segundo semestre. E no que diz respeito ao alunos de Letras Licenciatura em Espanhol, percebe-se que ainda necessitam reforçar, robustecer e praticar seus conhecimentos fonéticos antes de finalizarem o curso.

Objetivo Geral

Este Grupo de estudo pretende oferecer aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol e Bacharelado em Letras – Tradução Espanhol/Português a oportunidade de praticar a pronúncia dos sons da língua espanhola, tendo em vista as dificuldades apresentadas no momento de realizar suas produções orais.

Justificativa

Segundo Oliveira e Kauark (2011, p.191) “A pronunciação afeta a todas as destrezas na aprendizagem de uma língua: à compreensão auditiva, à expressão e interação orais e, por conseguinte, à compreensão e à expressão escritas.”. Diante deste posicionamento de Oliveira e Kauark observa-se, então, a necessidade que existe dos alunos participarem deste grupo de estudo para que possam obter uma melhor competência linguística e formação profissional

Metodologia

Este projeto de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e práticas, voltadas para a práxis da pronúncia em língua espanhola. Serão 8 encontros presenciais com duração de três horas cada, e oito horas de atividades à distância nas quais os alunos realizarão gravações de áudio a serem compartilhadas em um grupo criado no “facebook”, ou outro meio digital que esteja disponível a todos os cursistas.

Resultados Esperados

Espera-se com este grupo de estudo que os alunos consigam aprimorar a produção dos sons da Língua Espanhola bem como sua competência linguística, processo este que é imprescindível na formação de um professor de Língua Espanhola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ213/10/201625/03/2017
ERICK ROSA HERNANDES413/10/201625/03/2017
PRISCILA COSTA MACHADO413/10/201625/03/2017

Página gerada em 18/04/2024 22:42:32 (consulta levou 0.030045s)