Nome do Projeto
Módulo de RCP Adulto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/08/2017 - 12/10/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
A carga de conhecimentos e habilidades psicomotoras que um estudante de medicina precisa aprender ao longo dos seis anos de curso é muito desgastante. Por isso, o currículo precisa ser concentrado no aprendizado mais essencial. Nesse sentido, as situações de emergências assumem relevância inquestionável. Das emergências que um clínico precisa saber atender, a parada cardiorrespiratória no adulto é a mais importante.
Objetivo Geral
Proporcionar aprendizagem do RCP de adulto através de atividades simuladas e com discussões teórico-práticas.
Justificativa
Para qualificar a formação dos futuros clínicos, foi criado um laboratório de ensino médico por simulação. Nesse ambiente, foi adquirido um manequim que permite o ensino das manobras de RCP com feedback para compressões (posição das mãos, força de compressão, ritmo, ventilação, abertura da via aérea e distensão gástrica). Através da simulação o participante terá possibilidade de aprender as manobras de reanimação de forma correta e sob supervisão.
Metodologia
1. Três aulas teóricas (primeiros socorros, RCP adulto e RCP pediátrico); 2. Prova teórica com vinte e cinco questões objetivas de escolha simples com tempo (classificando a ordem de chamada para as atividades práticas); 3. Estações práticas de treinamento individual simulado e supervisionado em um manequim (é utilizada proteção de plástico na face do manequim); 4. Prova prática com o professor, utilizando critérios pré- definidos; 5. A partir do resultado obtido na avaliação prática, os alunos que demonstrarem melhor desempenho serão convidados para participar como multiplicadores do projeto.
Resultados Esperados
1. Espera-se que o estudante tenha a oportunidade de seguir no curso mais bem preparado para participar no atendimento das paradas cardíacas de adultos; 2. Garantir que o aluno sinta-se mais seguro e confiante frente a situações envolvidas na prática de RCP ; 3. Fornecer acesso ao conhecimento para outros cursos da Universidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Este PROJETO foi iniciado em 12 de outubro de 2016, mas, por razões não elucidadas, foi "concluído" e novembro daquele ano. O PROJETO continuou sendo executado até a presente data (01 ago 2017) e pretende-se continuá-lo até 12 out 2017. Como o MÓDULO faz parte de um PROGRAMA de educação médica continuado dentro da Faculdade, não há data final prevista para as atividades do LABORATÓRIO DE ENSINO POR SIMULAÇÃO. A data de 12 de outubro de 2017, servirá apenas como referência para emissão dos certificados e para renovação do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX DIAS SCHUG | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
ALEXANDRE KERPEL DE OLIVEIRA | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
AMANDA GRADASCHI CORRÊA | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
CAÍQUE BESSA RIBEIRO | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
FRANCISCO SANTOS DE ALMEIDA | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
LAIS DA SILVA OLIVEIRA DOS SANTOS FILADELFO | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
MARINA MELO CABRAL | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
PEDRO HENRIQUE DE ABREU SOUZA ZANINE | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 10 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
THIAGO RIBEIRO MOTA | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
WILLIAN MEDEIROS MORAES | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |
YASSER AHMAD JABER | 8 | 31/08/2017 | 12/10/2017 |