Nome do Projeto
Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso: entendendo o Brasil de hoje
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/11/2016 - 18/11/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Ciência Política
Resumo
Este Projeto de Ensino é um desdobramento de um projeto anterior, o “I Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social – O legado transdisciplinar e Ernesto Laclau”, promovido pelos Programas de Programa de Pós-Graduação em Ciência Política/UFPel e Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFPel, ocorrido em setembro de 2015. A partir do evento, e dado o seu pleno êxito, foram produzidos diversos artigos oriundos dos GTs e das Conferências, em forma de publicação (livro organizado), intitulada “Pós-estruturalismo e Teoria do Discurso: a obra de Ernesto Laclau a partir de abordagens empíricas e teóricas”. Tais artigos e conferências serão apresentados, e debatidos com os alunos de graduação e pós-graduação do IFISP, num esforço de aplicação às questões políticas contemporâneas do nosso País, no formato de mesas redondas.

Objetivo Geral

O evento tem como objetivo geral facilitar o aprendizado sobre as principais noções do pós-estruturalismo e da teoria do discurso de Ernesto Laclau. Também é objetivo amplo deste projeto dar a conhecer à comunidade discente (principalmente) o resultado de pesquisas docentes.

Justificativa

A transformação de resultados de pesquisa do corpo de docentes-pesquisadores, em projeto de ensino, para os diferentes níveis discentes, constitui-se na melhor prática de qualquer instituição de ensino superior. É com este objetivo que os proponentes do presente projeto formulam tal proposição. Além disto, existe a intenção de divulgar as atividades do Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso, que tem se debruçado sobre teorias pós-estruturalistas e teoria do discurso, vertentes teóricas contemporâneas, tanto no âmbito da Ciência Política, como da Sociologia.

Metodologia

Tanto a abordagem teórica quanto a aplicada serão apresentadas em formato de mesas, compostas por três membros. Nelas os apresentadores farão uma exposição oral, com apoio de apresentação projetada. Após a exposição será aberto debate para o público.
Será realizado um total de três mesas.

Resultados Esperados

Espera-se que os discentes tenham contato com as principais noções do pós-estruturalismo e da teoria do discurso de Ernesto Laclau. Ao mesmo tempo, busca-se que os mesmos compreendam uma forma distinta de analisar conjunturas e que seja despertado o interesse nesse tipo de abordagem acadêmica. Desta maneira, estamos fomentando futuros pesquisadores que trabalhem com tal temática, que tem se apresentado de maneira sistemática e profícua na instituição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA DE FREITAS LINHARES1617/11/201618/11/2016
DANIEL DE MENDONCA1617/11/201618/11/2016
FELIPE CORRAL DE FREITAS8
GABRIEL BANDEIRA COELHO8
LEO PEIXOTO RODRIGUES1617/11/201618/11/2016
LUÍS GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVA8
ÉVERTON GARCIA DA COSTA8

Página gerada em 26/04/2024 02:19:38 (consulta levou 0.024966s)