Nome do Projeto
Ampliando fronteiras do ler e do escrever
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/02/2014 - 17/02/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O Projeto de Ensino Ampliando Fronteiras do Ler e do Escrever foi elaborado a partir das nossas observações como corpo docente do Curso de Dança-Licenciatura, visando atender a uma das diferentes demandas do nosso curso. Temos percebido a necessidade de propormos um trabalho que vise ao maior aperfeiçoamento das capacidades de escrita e leitura de nossos estudantes. Tendo como horizonte um comportamento leitor e escritor mais adequado ao nível do Ensino Superior, temos percebido que muitos dos nossos acadêmicos encontram dificuldades grandes ao elaborar e redigir seus trabalhos, encontrando barreiras para desenvolverem um texto de modo claro, autônomo, criativo e coeso. Além disso, é comum nos depararmos com alunos que trazem “bloqueios” com relação à escrita, dificuldades de lidar com coesão de um texto, pontuação, gramática; enfim, defasagens que são oriundas, possivelmente, de hábitos de leitura escassos e outras carências resultantes de sua formação na Educação Básica. A cada novo ingresso de estudantes temos discutido não só nas reuniões de Colegiado, quanto nas reuniões relacionadas ao currículo e PPP do curso, nos encontros formais e informais, as principais características que compõem o perfil dos nossos acadêmicos, bem como suas principais potencialidades e dificuldades, visando a melhor qualificar e adequar a oferta de experiências de ensino, extensão e pesquisa. Encontramos em boa parte dos nossos estudantes, também, dificuldade de lidar com os estudos, de organizar hábitos de leitura e escrita e de expressarem suas ideias e aprendizagens através de um texto escrito. Por consequência, fica limitada sua produção acadêmica, e há dificuldades na compreensão e utilização dos conteúdos trabalhados em disciplinas como Metodologia da Pesquisa, entre outras. Diante desta realidade e necessidade, propomos este Projeto, que certamente poderá colaborar com as outras atividades de ensino e com o desenvolvimento acadêmico dos nossos discentes.

Objetivo Geral

Contribuir com a qualificação da escrita e da leitura dos acadêmicos do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL, visando ao aprimoramento na sua produção acadêmica.

Justificativa

É esperado de nossos acadêmicos que ingressam na Universidade um bom domínio da leitura e da escrita, que serão ainda mais estimulados, potencializados e desenvolvidos durante seu percurso universitário. Com isso queremos afirmar que, embora precisem atingir um nível mínimo de autonomia e qualidade no comportamento leitor e escritor é papel da Universidade também, seguir orientando e estimulando seu aprimoramento visando a atingir um nível cada vez mais sofisticado e elaborado de escrita. Em se tratando de formação de professores, entre as tantas competências e saberes que devem ser desenvolvidas está a escrita, que será fundamental em sua prática: como um formador, na elaboração de seu material didático, na comunicação de sua prática pedagógica, nas suas pesquisas e no seu cotidiano profissional. Na formação de professores de Dança, especificamente, é muito importante vencer uma concepção “senso comum” de que cabe a este professor artista dominar apenas a técnica ou habilidades artísticas, é necessário ainda, desmitificar a dicotomia teoria-prática, e uma pressuposição bastante comum entre nossos estudantes de que este é um curso para “Dançar”, como se ele fosse desprovido da produção de teoria, da pesquisa, do estudo, de leitura ou de reflexões. Defendemos a formação de um professor de Dança que, capaz de compreender o contexto educativo no qual está inserido, não só produza quanto compreenda, estude, registre, reflita sobre sua prática pedagógica e artística de modo fundamentado e científico. Com esta intencionalidade pedagógica, elaboramos diferentes instâncias dentro do processo formativo destes futuros professores que visem a um perfil de egresso que contemple os pressupostos teóricos que constituem o PPP do curso. Este Projeto de Ensino se propõem, com a participação dos bolsistas de graduação, a ser mais uma destas possibilidades de diálogo e trabalho que buscam a formação acadêmica de iniciação à pesquisa dos nossos alunos. Acreditamos que, antes disso, é fundamental que possamos auxiliar nossos estudantes no que se refere às suas defasagens e dificuldades anteriores ao nível de uma escrita acadêmica e que podem ao longo do curso ser estimuladas e sanadas.

Metodologia

O trabalho desenvolvido terá como principal aporte metodológico a escrita acompanhada de reescrita, orientada pelas correções do professor. O acompanhamento das produções escritas será individualizado, cabendo aos professores, acompanharem o processo de desenvolvimento de cada estudante. A partir das demandas percebidas ao longo dos encontros serão elencadas as principais dificuldades encontradas pelo grupo que serão trabalhadas de modo coletivo. Todo encontro terá uma leitura obrigatória que servirá, ora de apoio à escrita, ora de orientação ao próprio estudante na elaboração de seus textos. Cada estudante será orientado e estimulado a perceber e encontrar na sua escrita as principais dificuldades que tem a serem sanadas. Também serão feitas rodas de apresentação oral de leituras feitas pelos alunos, assim como análise e leitura de diferentes textos oriundos ou não do meio acadêmico. Os estudantes realizarão atividades individuais e coletivas exercitando capacidade de síntese, de argumentação e de descrição.

Resultados Esperados

Espera-se que com a efetivação desta proposta os estudantes passem a se relacionar com a leitura e a escrita de modo mais motivado e autônomo. Além disso, objetiva-se que as aulas possam contribuir para com o aprendizado e desenvolvido dos alunos em trabalhos acadêmicos obrigatórios das disciplinas regulares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO LUIS MEDEIROS AMARAL1217/02/201424/04/2014
FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO1217/02/201417/02/2015
MÔNICA CORRÊA DE BORBA BARBOZA417/02/201417/02/2015

Página gerada em 26/04/2024 18:56:59 (consulta levou 0.250233s)