Nome do Projeto
Qualificações didático-pedagógicas nas disciplinas obrigatória oferecidas pelo Departamento de Ciências Sociais Agrárias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 30/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
O Departamento de Ciências Sociais Agrárias-DCSA-FAEM oferece disciplinas obrigatórias a partir do 4° semestre (Ciências Sociais Agrárias) do atual curriculum da Agronomia com sequência até 8º semestre (Política e Economia Rural, Administração Agronegócio I e II). Também são oferecidas disciplinas com conteúdo programático similares para os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agrícola.
Existe o entendimento dos professores do Departamento que o desenho da grande maioria das grades curriculares dos cursos das ciências agrárias desenvolve nos alunos a curiosidade por tecnologias aplicadas gerando uma busca por elementos de inovação tecnológica. Essa característica pode ser observada de forma ampla em diversas disciplinas em variadas áreas. Esse fato impacta no formato e no estilo de estudo dos alunos.
Os professores do DCSA diagnosticam que existe uma dissonância quando da chegada do estudante as disciplinas das Ciências Sociais Agrária. Nessa área do conhecimento o objeto central é o estudo das relações entre as pessoas dentro do espaço rural; do estudo da formação e diferenciação dos grupos sociais rurais; das relações econômicas e sociais nas dimensões locais, territoriais e globais; da administração dos recursos humanos e econômicas; entre outros. Em suma, entender as relações interpessoais utilizando métodos, técnicas e ferramentas de âmbito social.
Aqui reside a preocupação profissional central do projeto. Essa mudança da ênfase de estudo e de forma de apreensão dos alunos provoca um amplo gradiente dentro do processo de ensino-aprendizagem nas turmas de estudantes, levando por vezes ao desinteresse e aos casos de reprovação. Esse fato preocupa, pois, os temas estudados serão fundamentais para o desenvolvimento de futuro profissionais competentes e exercendo funções estratégicas em empresas, organizações governamentais e associações do rural. Os métodos, técnicas e ferramentas da área social serão importante para a vida profissional.
Objetivo Geral
Qualificar o processo ensino-aprendizagem das Ciências Sociais voltado aos alunos das disciplinas obrigatórias oferecidas pelo DCSA, através da inovação em instrumentos didático-pedagógicos.
Justificativa
A principal justificativa desse projeto está centrada na qualificação didático-pedagógica do ensino da temática das Ciências Sociais atendendo os alunos das disciplinas obrigatórias oferecidas nos diversos cursos de graduação. Essa iniciativa busca a qualificação do processo ensino-aprendizagem, dentro do projeto pedagógico dos cursos das ciências agrárias, visando o aumento do interesse e do desempenho dos alunos e a redução das reprovações.
As inovações propostas estão ancoradas na constituição de monitoria para apoio no desenvolvimento do estudo e da confecção de projetos utilizados para a experimentação dos conhecimentos adquiridos no final das disciplinas; projeto “Identidades Rurais”; grupo de estudo das cadeias produtivas dos elementos do agronegócio, utilizando laboratório existente no DCSA; construção de E-book baseado na produção acadêmica dos alunos das disciplinas; e gestão de uma Revista Científica que está alocada no Departamento.
Todas essas inovações didático-pedagógicas buscam ampliar o leque de opções de conexões com os alunos e expandir o interesse no conhecimento e experimentação dos métodos, técnicas e ferramentas das Ciências Sociais. Esse projeto busca como ponto central a ampliação do interesse das turmas de estudantes no estudo das Ciências Sociais e ao mesmo tempo capacitar, em um nível alto, os bolsistas de iniciação ao ensino (PBA) ligados diretamente as atividades.
As inovações propostas estão ancoradas na constituição de monitoria para apoio no desenvolvimento do estudo e da confecção de projetos utilizados para a experimentação dos conhecimentos adquiridos no final das disciplinas; projeto “Identidades Rurais”; grupo de estudo das cadeias produtivas dos elementos do agronegócio, utilizando laboratório existente no DCSA; construção de E-book baseado na produção acadêmica dos alunos das disciplinas; e gestão de uma Revista Científica que está alocada no Departamento.
Todas essas inovações didático-pedagógicas buscam ampliar o leque de opções de conexões com os alunos e expandir o interesse no conhecimento e experimentação dos métodos, técnicas e ferramentas das Ciências Sociais. Esse projeto busca como ponto central a ampliação do interesse das turmas de estudantes no estudo das Ciências Sociais e ao mesmo tempo capacitar, em um nível alto, os bolsistas de iniciação ao ensino (PBA) ligados diretamente as atividades.
Metodologia
As inovações didático-pedagógicas propostas nesse projeto são a implantação de monitoria nas disciplinas obrigatórias, proposição de trabalho científico coletivo no final de cada disciplina, constituição de um seminário para apresentação dos trabalhos e avaliação por banca de professores, projeto “Identidades Rurais”, montagem de grupo de estudos, veiculação em audiovisual e mídias eletrônicas dos resultados dos estudos do grupo, editoração de E-books e editoração de revista científica.
No final de cada uma das disciplinas obrigatórias será proposta a confecção de um trabalho científico coletivo que aplica, em uma situação real, os conteúdos trabalhados, constituindo-se em uma experiência orientada. Esses serão produzidos pelos alunos com apoio dos bolsistas de iniciação ao ensino, formatos segundo a ABNT e apresentados em forma de seminário para o conjunto dos alunos e para uma banca formada por 3 professores doutores. O papel da banca é avaliar e ajustar o trabalho.
O projeto ”Identidades Rurais” desenvolve ferramentas para inovar e ampliar o ensino das ciências sociais dentro do curso de agronomia. A título de resumo essa experiência é um exercício da apreensão pelos alunos de graduação do conceito de identidade sociocultural, no intuito da construção da consciência da heterogeneidade do rural brasileiro, através do uso de uma fotografia. Essas imagens são expostas em uma mostra fotográfica dentro do facebook e constituído um concurso para premiação da foto mais “curtida”.
A monitoria nas disciplinas e o projeto “Identidades Rurais”, realizada por três (3) bolsista de iniciação ao ensino, terá a função, no decorrer de dois semestres, de gerar facilidades de compreensão dos alunos das disciplinas obrigatório em relação aos conceitos trabalhados.
Outros três (3) bolsistas de iniciação ao ensino trabalharão junto ao laboratório do agronegócio existente no DCSA.
No final de cada uma das disciplinas obrigatórias será proposta a confecção de um trabalho científico coletivo que aplica, em uma situação real, os conteúdos trabalhados, constituindo-se em uma experiência orientada. Esses serão produzidos pelos alunos com apoio dos bolsistas de iniciação ao ensino, formatos segundo a ABNT e apresentados em forma de seminário para o conjunto dos alunos e para uma banca formada por 3 professores doutores. O papel da banca é avaliar e ajustar o trabalho.
O projeto ”Identidades Rurais” desenvolve ferramentas para inovar e ampliar o ensino das ciências sociais dentro do curso de agronomia. A título de resumo essa experiência é um exercício da apreensão pelos alunos de graduação do conceito de identidade sociocultural, no intuito da construção da consciência da heterogeneidade do rural brasileiro, através do uso de uma fotografia. Essas imagens são expostas em uma mostra fotográfica dentro do facebook e constituído um concurso para premiação da foto mais “curtida”.
A monitoria nas disciplinas e o projeto “Identidades Rurais”, realizada por três (3) bolsista de iniciação ao ensino, terá a função, no decorrer de dois semestres, de gerar facilidades de compreensão dos alunos das disciplinas obrigatório em relação aos conceitos trabalhados.
Outros três (3) bolsistas de iniciação ao ensino trabalharão junto ao laboratório do agronegócio existente no DCSA.
Resultados Esperados
-Ampliação do entendimento, pelos alunos, dos conceitos centrais das disciplinas obrigatórias ministradas pelo DCSA, através da ação dos bolsistas de iniciação ao ensino e pelo exercício prático nos trabalhos científicos.
-Acompanhamento e apoio na construção dos 25 trabalhos científicos dos alunos das disciplinas.
-Acompanhamento e apoio aos 2 Seminários, por disciplina, de apresentação dos trabalhos científicos.
-Apresentação de duas exposições do projeto “Identidades Rurais” no Facebook
-Elaboração de 2 E-books referentes aos trabalhos científicos.
-Elaboração de 20 "Informativos do DCSA" para veiculação no sistema audiovisual do Departamento e em mídias eletrônicas.
-Editoração de 3 edições da Revista Brasileira de Agroecologia.
Ampliação do interesse e do desempenho dos alunos pelas disciplinas das ciências sociais.
-Redução da reprovação de alunos nas disciplinas obrigatórias.
-Acompanhamento e apoio na construção dos 25 trabalhos científicos dos alunos das disciplinas.
-Acompanhamento e apoio aos 2 Seminários, por disciplina, de apresentação dos trabalhos científicos.
-Apresentação de duas exposições do projeto “Identidades Rurais” no Facebook
-Elaboração de 2 E-books referentes aos trabalhos científicos.
-Elaboração de 20 "Informativos do DCSA" para veiculação no sistema audiovisual do Departamento e em mídias eletrônicas.
-Editoração de 3 edições da Revista Brasileira de Agroecologia.
Ampliação do interesse e do desempenho dos alunos pelas disciplinas das ciências sociais.
-Redução da reprovação de alunos nas disciplinas obrigatórias.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE ESTIMA SCHUCH | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
ANA PAULA FERREIRA DE LIMA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
BERNARDO PETTAN VIEGAS DE CARVALHO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
BRUNO DE LACERDA VARGAS | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
CAMILA DE AVILA NUNES | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
CARLA LETÍCIA VÖLZ | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
CAROLINA VALERON | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
CELIO ROBERTO EYNG | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
CRISTOPHER SANTOS PIRES | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DANIELA FARIAS KAUFMANN | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DANIELA VALMORBIDA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DANRLEY DA ROZA PACHECO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DECIO SOUZA COTRIM | 8 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DENISE FERREIRA DE SOUZA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DIONATAM MARQUEZIN | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DIOVAN FONSECA GOULART | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DIOVANY LEHR ROSSATO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
DOUGLAS HEIDEMANN MAILAHN | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
FELIPE DIAS LOUZADA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
FELIPE NÖRNBERG | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
FERNANDO DANTAS ASSUMPÇÃO SILVEIRA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
FRANCISCO ITAMAR MACIEL JUNIOR | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
FREDERICO MATEUS PAULUS | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
GABRIEL DOS SANTOS KEHLER | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
GABRIEL LUÍS SCHROEDER | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
GIULIANO DO AMARAL TASCHETTO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
GUSTAVO GEHLING | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
GUSTAVO MACIEL DE LUCA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
HERCULES GONZALES | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
HUMBERTO DA SILVA DOMINGUES | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
Helena Weymar Fonseca do Nascimento | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
IGOR GUSTAVO DE OLIVEIRA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
ITALO MACHADO DA CUNHA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
JANAINA SCHUELER | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
JEFERSON PRASS PIMENTEL | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
JEISON ROCHA SGANDELLA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
JESSICA ULLRICH TAVARES | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
LARISSA LONGARAY MACHADO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
LOREN EYMAEL PACHECO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
LUCAS BERMUDES DOS SANTOS SILVA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
LUCAS DA SILVA BARBOSA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
LUCAS DE OLIVEIRA FISCHER | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
LUCAS GARCIA OLIVENCIA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES | 4 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
LUIZA HELENA MARTINS SIMÕES | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MANUELA HILLAL WEYMAR | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS | 4 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MARIA BERTASO DE GARCIA FERNANDEZ | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MARIANE CAMPONOGARA CORADINI | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MARINE TEIXEIRA PADILHA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MARIO CONILL GOMES | 4 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MARIO DUARTE CANEVER | 4 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MARJANA SCHELLIN PIEPER | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MATHEUS KUNRATH MEYER | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
MIKAEL PEREIRA DE QUEIROZ | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
NATANIELE BARROS SCHAUN | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
NATHAN LÖBLER DOS SANTOS | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
NICOLAS SILVA BONATO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
PABLO GONÇALES DE OLIVEIRA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
PAULO CARDOSO ABRAHÃO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
PAULO RIGATTO | 4 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
RAFAEL REZENDE DA SILVEIRA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
ROBERSON FACCO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
RODRIGO AUGUSTO MARQUES DA SILVEIRA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
RODRIGO RIBEIRO BEZERRA DE OLIVEIRA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
RUTE CAROLINE BECKER TREPTOW | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
SAMANTHA DOS SANTOS FARIAS | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
TAMIRES DA SILVA MARTINS | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
THAIS ONGARATTO DE CAMARGO ZIMMER | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
THAÍS MURIAS JARDIM | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
UILLIAN PEÇANHA MACHADO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
VANESSA NERVIS | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
VICTORIA NOVO SCHMITZ | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
VINÍCIUS DE SOUZA PORTO | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
VITORIA CAROLINA ZANETTI ZANANDREA | 2 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |
VOLNEI KRAUSE KOHLS | 4 | 01/03/2017 | 30/12/2017 |