Nome do Projeto
Qualificações didático-pedagógicas nas disciplinas obrigatória oferecidas pelo Departamento de Ciências Sociais Agrárias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 30/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
O Departamento de Ciências Sociais Agrárias-DCSA-FAEM oferece disciplinas obrigatórias a partir do 4° semestre (Ciências Sociais Agrárias) do atual curriculum da Agronomia com sequência até 8º semestre (Política e Economia Rural, Administração Agronegócio I e II). Também são oferecidas disciplinas com conteúdo programático similares para os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agrícola. Existe o entendimento dos professores do Departamento que o desenho da grande maioria das grades curriculares dos cursos das ciências agrárias desenvolve nos alunos a curiosidade por tecnologias aplicadas gerando uma busca por elementos de inovação tecnológica. Essa característica pode ser observada de forma ampla em diversas disciplinas em variadas áreas. Esse fato impacta no formato e no estilo de estudo dos alunos. Os professores do DCSA diagnosticam que existe uma dissonância quando da chegada do estudante as disciplinas das Ciências Sociais Agrária. Nessa área do conhecimento o objeto central é o estudo das relações entre as pessoas dentro do espaço rural; do estudo da formação e diferenciação dos grupos sociais rurais; das relações econômicas e sociais nas dimensões locais, territoriais e globais; da administração dos recursos humanos e econômicas; entre outros. Em suma, entender as relações interpessoais utilizando métodos, técnicas e ferramentas de âmbito social. Aqui reside a preocupação profissional central do projeto. Essa mudança da ênfase de estudo e de forma de apreensão dos alunos provoca um amplo gradiente dentro do processo de ensino-aprendizagem nas turmas de estudantes, levando por vezes ao desinteresse e aos casos de reprovação. Esse fato preocupa, pois, os temas estudados serão fundamentais para o desenvolvimento de futuro profissionais competentes e exercendo funções estratégicas em empresas, organizações governamentais e associações do rural. Os métodos, técnicas e ferramentas da área social serão importante para a vida profissional.

Objetivo Geral

Qualificar o processo ensino-aprendizagem das Ciências Sociais voltado aos alunos das disciplinas obrigatórias oferecidas pelo DCSA, através da inovação em instrumentos didático-pedagógicos.

Justificativa

A principal justificativa desse projeto está centrada na qualificação didático-pedagógica do ensino da temática das Ciências Sociais atendendo os alunos das disciplinas obrigatórias oferecidas nos diversos cursos de graduação. Essa iniciativa busca a qualificação do processo ensino-aprendizagem, dentro do projeto pedagógico dos cursos das ciências agrárias, visando o aumento do interesse e do desempenho dos alunos e a redução das reprovações.
As inovações propostas estão ancoradas na constituição de monitoria para apoio no desenvolvimento do estudo e da confecção de projetos utilizados para a experimentação dos conhecimentos adquiridos no final das disciplinas; projeto “Identidades Rurais”; grupo de estudo das cadeias produtivas dos elementos do agronegócio, utilizando laboratório existente no DCSA; construção de E-book baseado na produção acadêmica dos alunos das disciplinas; e gestão de uma Revista Científica que está alocada no Departamento.
Todas essas inovações didático-pedagógicas buscam ampliar o leque de opções de conexões com os alunos e expandir o interesse no conhecimento e experimentação dos métodos, técnicas e ferramentas das Ciências Sociais. Esse projeto busca como ponto central a ampliação do interesse das turmas de estudantes no estudo das Ciências Sociais e ao mesmo tempo capacitar, em um nível alto, os bolsistas de iniciação ao ensino (PBA) ligados diretamente as atividades.

Metodologia

As inovações didático-pedagógicas propostas nesse projeto são a implantação de monitoria nas disciplinas obrigatórias, proposição de trabalho científico coletivo no final de cada disciplina, constituição de um seminário para apresentação dos trabalhos e avaliação por banca de professores, projeto “Identidades Rurais”, montagem de grupo de estudos, veiculação em audiovisual e mídias eletrônicas dos resultados dos estudos do grupo, editoração de E-books e editoração de revista científica.
No final de cada uma das disciplinas obrigatórias será proposta a confecção de um trabalho científico coletivo que aplica, em uma situação real, os conteúdos trabalhados, constituindo-se em uma experiência orientada. Esses serão produzidos pelos alunos com apoio dos bolsistas de iniciação ao ensino, formatos segundo a ABNT e apresentados em forma de seminário para o conjunto dos alunos e para uma banca formada por 3 professores doutores. O papel da banca é avaliar e ajustar o trabalho.
O projeto ”Identidades Rurais” desenvolve ferramentas para inovar e ampliar o ensino das ciências sociais dentro do curso de agronomia. A título de resumo essa experiência é um exercício da apreensão pelos alunos de graduação do conceito de identidade sociocultural, no intuito da construção da consciência da heterogeneidade do rural brasileiro, através do uso de uma fotografia. Essas imagens são expostas em uma mostra fotográfica dentro do facebook e constituído um concurso para premiação da foto mais “curtida”.
A monitoria nas disciplinas e o projeto “Identidades Rurais”, realizada por três (3) bolsista de iniciação ao ensino, terá a função, no decorrer de dois semestres, de gerar facilidades de compreensão dos alunos das disciplinas obrigatório em relação aos conceitos trabalhados.
Outros três (3) bolsistas de iniciação ao ensino trabalharão junto ao laboratório do agronegócio existente no DCSA.

Resultados Esperados

-Ampliação do entendimento, pelos alunos, dos conceitos centrais das disciplinas obrigatórias ministradas pelo DCSA, através da ação dos bolsistas de iniciação ao ensino e pelo exercício prático nos trabalhos científicos.
-Acompanhamento e apoio na construção dos 25 trabalhos científicos dos alunos das disciplinas.
-Acompanhamento e apoio aos 2 Seminários, por disciplina, de apresentação dos trabalhos científicos.
-Apresentação de duas exposições do projeto “Identidades Rurais” no Facebook
-Elaboração de 2 E-books referentes aos trabalhos científicos.
-Elaboração de 20 "Informativos do DCSA" para veiculação no sistema audiovisual do Departamento e em mídias eletrônicas.
-Editoração de 3 edições da Revista Brasileira de Agroecologia.
Ampliação do interesse e do desempenho dos alunos pelas disciplinas das ciências sociais.
-Redução da reprovação de alunos nas disciplinas obrigatórias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE ESTIMA SCHUCH201/03/201730/12/2017
ANA PAULA FERREIRA DE LIMA201/03/201730/12/2017
BERNARDO PETTAN VIEGAS DE CARVALHO201/03/201730/12/2017
BRUNO DE LACERDA VARGAS201/03/201730/12/2017
CAMILA DE AVILA NUNES201/03/201730/12/2017
CARLA LETÍCIA VÖLZ201/03/201730/12/2017
CAROLINA VALERON201/03/201730/12/2017
CELIO ROBERTO EYNG201/03/201730/12/2017
CRISTOPHER SANTOS PIRES201/03/201730/12/2017
DANIELA FARIAS KAUFMANN201/03/201730/12/2017
DANIELA VALMORBIDA201/03/201730/12/2017
DANRLEY DA ROZA PACHECO201/03/201730/12/2017
DECIO SOUZA COTRIM801/03/201730/12/2017
DENISE FERREIRA DE SOUZA201/03/201730/12/2017
DIONATAM MARQUEZIN201/03/201730/12/2017
DIOVAN FONSECA GOULART201/03/201730/12/2017
DIOVANY LEHR ROSSATO201/03/201730/12/2017
DOUGLAS HEIDEMANN MAILAHN201/03/201730/12/2017
FELIPE DIAS LOUZADA201/03/201730/12/2017
FELIPE NÖRNBERG201/03/201730/12/2017
FERNANDO DANTAS ASSUMPÇÃO SILVEIRA201/03/201730/12/2017
FRANCISCO ITAMAR MACIEL JUNIOR201/03/201730/12/2017
FREDERICO MATEUS PAULUS201/03/201730/12/2017
GABRIEL DOS SANTOS KEHLER201/03/201730/12/2017
GABRIEL LUÍS SCHROEDER201/03/201730/12/2017
GIULIANO DO AMARAL TASCHETTO201/03/201730/12/2017
GUSTAVO GEHLING201/03/201730/12/2017
GUSTAVO MACIEL DE LUCA201/03/201730/12/2017
HERCULES GONZALES201/03/201730/12/2017
HUMBERTO DA SILVA DOMINGUES201/03/201730/12/2017
Helena Weymar Fonseca do Nascimento201/03/201730/12/2017
IGOR GUSTAVO DE OLIVEIRA201/03/201730/12/2017
ITALO MACHADO DA CUNHA201/03/201730/12/2017
JANAINA SCHUELER201/03/201730/12/2017
JEFERSON PRASS PIMENTEL201/03/201730/12/2017
JEISON ROCHA SGANDELLA201/03/201730/12/2017
JESSICA ULLRICH TAVARES201/03/201730/12/2017
LARISSA LONGARAY MACHADO201/03/201730/12/2017
LOREN EYMAEL PACHECO201/03/201730/12/2017
LUCAS BERMUDES DOS SANTOS SILVA201/03/201730/12/2017
LUCAS DA SILVA BARBOSA201/03/201730/12/2017
LUCAS DE OLIVEIRA FISCHER201/03/201730/12/2017
LUCAS GARCIA OLIVENCIA201/03/201730/12/2017
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES401/03/201730/12/2017
LUIZA HELENA MARTINS SIMÕES201/03/201730/12/2017
MANUELA HILLAL WEYMAR201/03/201730/12/2017
MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS401/03/201730/12/2017
MARIA BERTASO DE GARCIA FERNANDEZ201/03/201730/12/2017
MARIANE CAMPONOGARA CORADINI201/03/201730/12/2017
MARINE TEIXEIRA PADILHA201/03/201730/12/2017
MARIO CONILL GOMES401/03/201730/12/2017
MARIO DUARTE CANEVER401/03/201730/12/2017
MARJANA SCHELLIN PIEPER201/03/201730/12/2017
MATHEUS KUNRATH MEYER201/03/201730/12/2017
MIKAEL PEREIRA DE QUEIROZ201/03/201730/12/2017
NATANIELE BARROS SCHAUN201/03/201730/12/2017
NATHAN LÖBLER DOS SANTOS201/03/201730/12/2017
NICOLAS SILVA BONATO201/03/201730/12/2017
PABLO GONÇALES DE OLIVEIRA201/03/201730/12/2017
PAULO CARDOSO ABRAHÃO201/03/201730/12/2017
PAULO RIGATTO401/03/201730/12/2017
RAFAEL REZENDE DA SILVEIRA201/03/201730/12/2017
ROBERSON FACCO201/03/201730/12/2017
RODRIGO AUGUSTO MARQUES DA SILVEIRA201/03/201730/12/2017
RODRIGO RIBEIRO BEZERRA DE OLIVEIRA201/03/201730/12/2017
RUTE CAROLINE BECKER TREPTOW201/03/201730/12/2017
SAMANTHA DOS SANTOS FARIAS201/03/201730/12/2017
TAMIRES DA SILVA MARTINS201/03/201730/12/2017
THAIS ONGARATTO DE CAMARGO ZIMMER201/03/201730/12/2017
THAÍS MURIAS JARDIM201/03/201730/12/2017
UILLIAN PEÇANHA MACHADO201/03/201730/12/2017
VANESSA NERVIS201/03/201730/12/2017
VICTORIA NOVO SCHMITZ201/03/201730/12/2017
VINÍCIUS DE SOUZA PORTO201/03/201730/12/2017
VITORIA CAROLINA ZANETTI ZANANDREA201/03/201730/12/2017
VOLNEI KRAUSE KOHLS401/03/201730/12/2017

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