Nome do Projeto
Patrimônio Histórico e Cultural: teoria e projeto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/03/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As disciplinas de teoria e projeto vinculadas ao projeto de ensino têm como particularidade fomentar a discussão e a reflexão sobre as intervenções em tecidos urbanos e em edificações de valor patrimonial. A temática dessas disciplinas busca aproximar os conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para a formação de um profissional crítico e reflexivo, com inserção na realidade local. A especificidade das disciplinas, que abordam conteúdos de teoria, de história e de projeto de arquitetura e urbanismo possibilita ao aluno refletir sobre os conteúdos estudados e elaborar conceitos que formam o seu repertório teórico e projetual. Desenvolver essa particularidade nessas disciplinas é uma premissa que se busca nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos até o momento.
Objetivo Geral
Possibilitar ao aluno desenvolver atividades pedagógicas no campo da preservação patrimonial, vinculando teoria e prática e reforçando a premissa da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.
Justificativa
A proposta de monitoria pretende instigar a iniciação à docência comprometida com a elaboração de práticas pedagógicas motivadoras, que possibilitem um aprendizado significativo tanto ao monitor(a) quanto aos alunos envolvidos com as atividades. Os resultados obtidos nos últimos anos, a partir da inserção na realidade regional, tem apresentado uma boa repercussão na aprendizagem dos alunos, já que exercícios práticos são desenvolvidos junto ao conteúdo teórico da disciplina. Essa proposta de inserção regional demanda a necessidade de atualização constante quanto às informações sobre as cidades e obras abordadas. Nessa perspectiva, espera-se que a atuação do monitor(a) possa contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas significativas.
Metodologia
A metodologia consiste na experimentação de novas práticas voltadas a iniciação à docência. As atividades desenvolvidas pelo(a) monitor(a) consistem na coleta de dados sobre a temática estudada, compartilhando com os alunos material atualizado sobre o tema. Incluem a organização e processamento do material pesquisado pelos alunos, disponibilizando-o no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Contempla ainda a busca por novas tecnologias a serem implementadas nas atividades de levantamento e propostas projetuais, elaborando roteiros de exercício e aulas práticas sobre a temática pesquisada.
Resultados Esperados
Ampliar o repertório do monitor(a) em relação ao conhecimento sobre as especifidades da área, tratando dos aspectos morfotipológicos das cidades da região; Possibilitar aprendizagens significativas aos alunos e ao monitor, a partir da inserção de novas práticas pedagógicas; Possibilitar ao aluno de graduação em arquitetura e urbanismo a experiência docente orientada.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA | 6 | 27/03/2017 | 29/12/2017 |
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA | 2 | 27/03/2017 | 29/12/2017 |
ANA PAULA DE CASTRO VIEIRA | 16 | 03/04/2017 | 07/04/2017 |
FERNANDA SCHNEIDER DE MOURA | 6 | 03/04/2017 | 06/04/2017 |
GABRIELA BERALDI RIBEIRO | 6 | 03/04/2017 | 06/04/2017 |
ISABELA BUBOLZ PRESTES | 10 | 03/04/2017 | 07/04/2017 |
LIVIA ALMEIDA BARTZ | 6 | 03/04/2017 | 06/04/2017 |
LUÍSA ALCANTARA ROSA | 4 | 09/11/2017 | 21/12/2017 |
MARIA ISOLETE OLIVEIRA AIRES | 1 | 27/03/2017 | 29/12/2017 |
MÔNICA MARIANI COSTA LOPES | 10 | 03/04/2017 | 06/04/2017 |
NATHALIA MACHADO ZANINI | 4 | 09/11/2017 | 21/12/2017 |
SYLVIO ARNOLDO DICK JANTZEN | 2 | 27/03/2017 | 29/12/2017 |