Nome do Projeto
Módulo de Parada Cardíaca em Adultos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/04/2017 - 27/04/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
O atendimento organizado da parada cardíaca em adultos é fundamental para o sucesso da equipe ao se deparar com essa emergência.

Objetivo Geral

Treinamento prático simulado e em equipe de situações de emergências cardiorrespiratórias

Justificativa

A necessidade de tomada de decisões sob pressão e a competência para conduzir a equipe de forma organizada são habilidades psicomotoras que necessitam de treinamento para atingirem o nível de qualidade exigido no atendimento de seres humanos.
A possibilidade de treinar em ambiente simulado, com manequins ou com atores no papel de pacientes, possibilita esse treinamento com a liberdade de erro e análise do processo.

Metodologia

Prova teórica de seleção para prioridade para preencimento das 11 vagas que serão disponibilizadas para cada curso
Abertura do curso
1. Apresentar um cenário clínico simples para a equipe atender
2. Debriefing do atendimento
3. Exposição teórica sobre parada cardíaca em adultos
4. Aula teórica sobre reconhecimento de ritmos e terapia elétrica
5. Apresentação prática dos cardioversores
6. Treinamento da parada cardíaca em equipe
7. Debriefing
8. Aula de emergências respiratórias
9. Prática de emergências respiratórias
10. Debriefing
11. Aula sobre taquiarritmias e bradiarritmias
12. Prática de taquiarritmias e bradiarritmias
13. Debriefing
14. Prova prática
Encerramento.

Resultados Esperados

1. Estimulo à revisão de literatura atualizada e reconhecida sobre o assunto
2. Estímulo para os estudantes que se prepararem melhor, porque farão o curso primeiro
3. Estímulo para aqueles alunos que demonstrarem competência e interesse durante o curso em relação ao tema e à literatura propostas pois haverá sempre a chance de serem convidados a participara do projeto como monitores
4. Qualificação técnica de toda a equipe de saúde do meio pela exposição direta, ou indireta, a conceitos e habilidades fundamentais para o manejo de emergências cardiovasculares em adultos
5. Estímulo para os que forem aprovados, porque poderão se matricular para o outro módulo que será o Módulo de Situações Especiais de Parada Cardíaca.

Indicadores, Metas e Resultados

Grupos de 11 docentes na equipe total (ainda não completa)

Grupos de 11 alunos por curso (espaço físico, equipamentos e didática)

Referência bibliográfica ÚNICA, não será aceito para fins de avaliação outra literatura que não aquela recomendada na bibliografia de referência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO ROBERTO PADILHA MACHADO827/04/201727/04/2018
DANIEL RIOS PINTO RIBEIRO827/04/201727/04/2018
LUCIANA RODRIGUES DOS SANTOS427/04/201727/04/2018
MARIA DE LOURDES SILVEIRA BRASIL427/04/201727/04/2018
RICARDO BICA NOAL827/04/201727/04/2018
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID1027/04/201727/04/2018
THIAGO RIBEIRO MOTA827/04/201727/04/2018
UMBERTO LOPES DE OLIVEIRA FILHO827/04/201727/04/2018

Página gerada em 26/04/2024 00:18:51 (consulta levou 0.045855s)