Nome do Projeto
Grupo de Estudo do CENG: Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena Brasileiras
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/04/2017 - 26/02/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Ensino
Resumo
Grupo de Estudo do CENG: Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena Brasileiras (Grupo de Estudo PEDAI) parte da integração de professores, técnicos administrativos e estudantes que entendem da necessidade de apoiar, monitorar e auxiliar na formação dos alunos do Centro de Engenharias oriundos das políticas de cotas raciais das modalidades L2 e L4, assim como, qualquer outro aluno que se sentir acolhido pelo grupo.

Objetivo Geral

O objetivo do Projeto de ensino Grupo de Estudo PEDAI, tem como foco principal a integração dos alunos cotistas da modalidade L2 e L4. Assim como incentivar e orientar os mesmo para que usufrua de todos os recursos disponíveis na UFPEL e que norteiam sua permanência na instituição até a conclusão do curso.

Justificativa

O impacto de um estudante, oriundos das cotas racias, principalmente os da modalidade L2, quando entra na universidade é muito grande, pois se deparam com uma estrutura institucional, na maioria das vezes, bem diferente da sua escola de ensino médio. Além disso enfrenta problemas diversos inerentes a vida acadêmica e principalmente em cursos de engenharia.

A permanência destes estudantes na UFPel até a conclusão do curso é uma das grandes preocupações desta política de ações afirmativas, que
estão focada no acesso ao ensino superior público. Desta forma, este grupo de estudo tem o intuito de aumentar a taxa de permanência dos estudantes cotistas da modalidade L2 e L4.

Além disso, com a previsão de cortes nos recursos da educação para os próximos anos é fundamental que os atuais alunos atualmente cotistas
estejam conscientes da importância dessas política de cotas para toda a
sociedade brasileira. Para isso o Grupo de Estudo PEDAI tem como meta conscientizar toda a comunidade acadêmica e principalmente os alunos cotistas da modalidade L2 e L4 do papel desta política pública perante a sociedade.

Metodologia

A metodologia proposta para o desenvolvimento do projeto será baseada na organização de eventos e atividades pedagógicas, tais como, encontros de estudo, oficinas temáticas, palestras, aulas temáticas, visitas técnicas, e desenvolvimento de planos de ação para atendimento de editais. A seguir apresenta-se a metodologia específica para cada ação:

Encontro de Estudos – Serão encontros de estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes atendidos pelo projeto. A tutoria destes estudos ficará a cargo de professores ou técnicos administrativos específicos da área,
auxiliados por alunos monitores.


Oficinas Temáticas – Serão encontros para atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das políticas públicas de ações afirmativas e temáticas culturais. A coordenação das oficinas deverão ser de responsabilidade de profissionais gabaritados na área e auxiliados por alunos do projeto.

Palestras – Encontro de estudantes para assistir apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas, abordado por um especialista da área.

Aulas Temáticas – Aulas para a abordagem de temas específicos de acordo com a demanda dos alunos cotistas da modalidade L2 e L4. As aula deverão ser ministradas por professores convidados da UFPEL que atuam no tema proposto.

Visitas Técnicas – Atividade de reconhecimento das empresas e instituições da região que atuam na área das engenharias.

Planos de Ação para atendimento de Editais - Encontro de capacitação , para estudantes atendidos pelo projeto, com o intuito de auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.

Resultados Esperados

Atender e Integrar o máximo de Alunos cotistas da modalidade L2 e L4 matriculados no centro de engenharias.

Auxiliar na diminuição da evasão e aumentar o percentual de formandos de alunos cotistas da modalidade L2 e L4 do CENG.

Aumentar a participação de Alunos cotistas da modalidade L2 e L4 em projetos de pesquisa e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DE SOUZA GOMES DIAS215/05/201726/02/2018
DANIELA MACHADO GARCIA417/04/201726/02/2018
GILSON SIMOES PORCIUNCULA217/04/201726/02/2018
JESSICA RODRIGUES PAIVA FERREIRA417/04/201726/02/2018
MARA BEATRIZ NUNES GOMES222/06/201726/02/2018
OTÁVIO PEREIRA DE LIMA417/04/201727/12/2017
PEDRO ALCANTRO LIMA417/04/201726/02/2018
ROSEMAR GOMES LEMOS117/04/201726/02/2018
SCHAIANE CUIMBRA DIAS417/04/201726/02/2018

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