Nome do Projeto
A metafísica das Neurociências: consciência, mente e cérebro
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2014 - 19/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Resumo
A construção do conceito de "EU", "Self", "Indivíduo", "Consciência", etc. é operada por uma complexa trama de produções de saber: ciências humanas, biológicas, sociais, artes, etc. Ao contrário do que o senso comum costuma pressupor, tais conceitos não são o produto direto de nossa experiência do mundo, a qual nos leva a estabelecer uma entidade que centraliza nossas percepções, afetos, pensamentos, etc. Antes de ser espontânea, a concepção de como se dá essa integração da experiência possui uma história com múltiplas construções distintas: das que negam a existência de uma unidade essencial até aquelas que identificam tal unidade com o cérebro humano. Este grupo de estudos visa explorar os diferentes modos pelos quais a Filosofia, a Psicologia e as Neurociências conceituaram e conceituam atualmente esta entidade usualmente denominada "EU".
Objetivo Geral
Estudar de forma fundamentada e crítica as diferentes metafísicas implícitas na Psicologia e Neurociências contemporâneas.
Justificativa
Tal investigação se faz essencial ao campo da Psicologia, pois com ela se torna possível analisar de forma crítica e fundamentada as diferentes metafísicas implícitas ou explícitas nos construtos teóricos da Psicologia e das Neurociências. Ao invés de pressupor que tais discursos teóricos apenas nos apresentam fatos por si, os alunos poderão compreender a necessidade da perspectiva teórica na construção epistêmica da nossa ontologia, a necessária participação de um determinado olhar teórico na composição do objeto e de sua evidência empírica.
Metodologia
Encontros semanais de 4h de duração onde serão discutidos artigos e autores de diferentes áreas (Filosofia, Psicologia, Biologia, etc.) com o intuito de estabelecer pontes entre estes. As leituras serão sempre combinadas previamente aos encontros e um do alunos ficará encarregado de conduzir as discussões. Os docentes envolvidos terão a função de orientar e qualificar as discussões
Resultados Esperados
• A formação de acadêmicos críticos, com capacidade para ler e interpretar os pressupostos implícitos em nossa produção científica contemporânea.
• Produção de um grupo de pesquisa sobre o tema.
• Produção de artigos sobre o tema e submissão em periódico indexado.
• Produção de um evento sobre o tema.
• Produção de um grupo de pesquisa sobre o tema.
• Produção de artigos sobre o tema e submissão em periódico indexado.
• Produção de um evento sobre o tema.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLUS AUGUSTU TAVARES DO COUTO | 4 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
CID PINHEIRO FARIAS | 4 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
GIANA DE PAULA COGNATO | 8 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
GUILHERME GONÇALVES VOTTO | 4 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO | 8 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
JULIANA CORRÊA HERTZBERG | 4 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
LUCAS DO AMARILHO SILVEIRA | 4 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
LUIS ARTUR COSTA | 8 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
LUIZ GUSTAVO KLUMB KIESOW | 4 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
VANESSA ÁVILA DOS SANTOS | 4 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |
WILLIAM SPERB ESBER | 4 | 01/04/2014 | 19/12/2014 |