Nome do Projeto
Medicina de Felinos e Terapias Naturais: Complementação do Ensino aos discentes de Medicina Veterinária
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/03/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Farmacologia e Terapéutica Animal
Resumo
A constatação de que o processo ensino e aprendizagem é dinâmico e que deve priorizar o desenvolvimento educacional integral, visando levar à reflexão e à melhoria dos processos nas diversas áreas dos cursos de graduação, tem nos impulsionado a desenvolver atividades semanais com os discentes de graduação em medicina veterinária. Desta forma, desde as primeiras propostas de projeto de ensino, observa-se que o desenvolvimento de atividades complementares e de aprofundamento do currículo do curso, tem contribuído de forma essencial para preparar o aluno para as mudanças na sociedade e para o mercado de trabalho. Assim, apresentamos a proposta de manutenção da discussão e aprofundamento acerca de formas terapêuticas naturais, além da manutenção do estudo da terapêutica dos felinos, espécie que apresenta inúmeras peculiaridades em relação ao terapêutica.
O ensino das práticas terapêuticas não convencionais já vinha sendo realizado através do projeto de ensino “Terapias não convencionais: Complemento necessário a formação acadêmica integral”. Por interesse dos alunos de graduação em veterinária que participavam do projeto das práticas terapêuticas, no último ano optamos por aprofundar o ensino em relação a espécie felina, o qual foi realizado através do “Grupo de Estudos em Medicina Interna de Felinos” (FelVet). Desta forma, nesta proposta será feita uma unificação e ampliação dos projetos, propondo a discussão das formas terapêuticas e a manutenção do estudo na espécie felina.
Acredita-se, que o estudo mais aprofundado da terapêutica na espécie felina torna-se essencial , já que esta apresenta inúmeras peculiaridades que devem ser conhecidas dos veterinários. Ainda, apesar dos inúmeros benefícios para a saúde, comprovados por trabalhos científicos, as práticas terapêuticas ditas alternativas, não tem recebido atenção suficiente por parte da comunidade acadêmica, sendo praticamente rejeitada e muito menos estudada no ambiente acadêmico.
Objetivo Geral
Fornecer aos alunos e participantes a oportunidade de manter os estudos e aprofundar os conhecimentos sobre a clínica e a terapêutica diferenciada dos felinos, bem como entender e compreender formas de terapias não-convencionais como homeopatia, fitoterapia, acupuntura etc, além de inserir e difundir estes temas no âmbito da Faculdade de Veterinária e da UFPel.
Justificativa
A sociedade a qual estamos inseridos, está cada vez mais voltada para as práticas terapêuticas naturais, havendo um estímulo a inclusão da Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia no currículo do ensino da graduação de diversos cursos da área da saúde, a fim de possibilitar a reflexão sobre alguns problemas importantes enfrentados na atualidade, como: a fragmentação do ato médico, a perda de qualidade na relação médico-paciente, a elevação dos custos da Saúde animal, além da introdução precoce da especialização levando à fragmentação de conteúdos. Todos esses fatores estão relacionados diretamente à atual estrutura curricular, que não prioriza formar profissionais médicos veterinários habilitados a interagirem e intervirem com e nos processos vitais, ou seja, de forma integral com seus pacientes.
Dentro da medicina veterinária, existem inúmeras espécies, a qual lidamos no cotidiano da profissão, entretanto o convívio das pessoas com os animais de estimação ou “pets” é crescente, o que reforça a idéia de que a vida humana, compartilhada com os animais, está instituída como uma nova forma de existência. Desta forma os felinos estão assumindo grande importância na cotidiano das pessoas, contribuindo ainda para a manutenção da saúde mental e até mesmo física destas. Pesquisas atuais, demonstram que aproximadamente 98% dos tutores sentem que os animais representam grande importância em suas vidas e são considerados um membro da família. A proximidade entre os felinos domésticos e os humanos e a nova forma de inserção do felino na vida das pessoas, levou ao avanço da medicina felina, que tem buscado por profissionais capacitados para a área. Ainda o mercado pet, está em constante ascensão, representando um mercado que inclui milhares de empregos. Diante deste contexto, fica evidente a importância do Médico Veterinário na sociedade atual.
Dentro da medicina veterinária, existem inúmeras espécies, a qual lidamos no cotidiano da profissão, entretanto o convívio das pessoas com os animais de estimação ou “pets” é crescente, o que reforça a idéia de que a vida humana, compartilhada com os animais, está instituída como uma nova forma de existência. Desta forma os felinos estão assumindo grande importância na cotidiano das pessoas, contribuindo ainda para a manutenção da saúde mental e até mesmo física destas. Pesquisas atuais, demonstram que aproximadamente 98% dos tutores sentem que os animais representam grande importância em suas vidas e são considerados um membro da família. A proximidade entre os felinos domésticos e os humanos e a nova forma de inserção do felino na vida das pessoas, levou ao avanço da medicina felina, que tem buscado por profissionais capacitados para a área. Ainda o mercado pet, está em constante ascensão, representando um mercado que inclui milhares de empregos. Diante deste contexto, fica evidente a importância do Médico Veterinário na sociedade atual.
Metodologia
Os conceitos teóricos, das diferentes práticas terapêuticas e da espécie felina, serão abordados em reuniões com o grupo de ensino, através de discussões semanais e exposição dos temas, utilizando recursos áudio-visuais, artigos, trabalhos científicos, troca de experiências, etc.
Acompanhamento de Consultas veterinárias e tratamentos realizados nos diversos casos clínicos, será realizado nos pacientes atendidos no ambulatório e Hospital Veterinário, da Faculdade de Veterinária - UFPel. Á partir do acompanhamento da prática clínica em felinos, serão promovidas discussões e revisões bibliográficas sobre os temas. Pretende-se, colocar o aluno em contato com médicos veterinários atuantes no atendimento clínico aos felinos, e no uso de terapias como homeopatia, acupuntura e fitoterapia.
Será proporcionado o contato do aluno com médicos veterinários, pesquisadores, extensionistas, etc. que estejam desenvolvendo atividades na área de terapêutica, a fim de gerar a troca de experiências, além da observação dos resultados e dificuldades enfrentados pelos profissionais destas áreas. O aluno terá vivência da indicação de plantas medicinais para diversas enfermidades de animais domésticos, observando os resultados práticos do uso de extratos e produtos naturais na medicina felina.
A manutenção e atualização de página na rede social Faceboock e Site sobre Comportamento felino, será feita pelos participantes do grupo ou por bolsistas, sendo que esta interação deverá ser feita com frequência semanal.
Acompanhamento de Consultas veterinárias e tratamentos realizados nos diversos casos clínicos, será realizado nos pacientes atendidos no ambulatório e Hospital Veterinário, da Faculdade de Veterinária - UFPel. Á partir do acompanhamento da prática clínica em felinos, serão promovidas discussões e revisões bibliográficas sobre os temas. Pretende-se, colocar o aluno em contato com médicos veterinários atuantes no atendimento clínico aos felinos, e no uso de terapias como homeopatia, acupuntura e fitoterapia.
Será proporcionado o contato do aluno com médicos veterinários, pesquisadores, extensionistas, etc. que estejam desenvolvendo atividades na área de terapêutica, a fim de gerar a troca de experiências, além da observação dos resultados e dificuldades enfrentados pelos profissionais destas áreas. O aluno terá vivência da indicação de plantas medicinais para diversas enfermidades de animais domésticos, observando os resultados práticos do uso de extratos e produtos naturais na medicina felina.
A manutenção e atualização de página na rede social Faceboock e Site sobre Comportamento felino, será feita pelos participantes do grupo ou por bolsistas, sendo que esta interação deverá ser feita com frequência semanal.
Resultados Esperados
Espera-se que com o desenvolvimento do projeto, mantenha-se a troca de experiências entre docentes e discentes com interesse na terapêutica da espécie felina e formas terapêuticas não-convencionais;
- Conhecimento dos princípios básicos que regem formas terapêuticas não-convencionais, além de possibilidade de utilização destas como formas curativas além de complementares. Com a observação de trabalhos e pesquisas com plantas medicinais utilizadas na medicina veterinária, o estudante deverá obter o conhecimento a respeito de plantas com ação terapêutica, incluindo aquelas distribuídas em nossa região.
- Ampliação do conhecimento sobre o uso da terapêutica na clínica de felinos, bem como a aplicação de terapias não convencionais, nos processos patológicos dos animais, sendo que a manutenção das discussões relacionadas a medicina de felinos e a terapêutica, deverá contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos discentes ainda na graduação;
- Promoção do conhecimento e a filosofia do tratamento natural e com menores efeitos colaterais, além do desenvolvimento de pensamento diferenciado a respeito do conceito de doença e doente, envolvendo energia e força vital. Traçando o panorama do ensino destas práticas terapêuticas, esperamos estimular a discussão da importância da Faculdade de Veterinária se adequar às crescentes iniciativas mundiais nesta área, pois o ensino e a pesquisa Universitária devem vir ao encontro das necessidades da sociedade, que busca e se interessa por novas formas de tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização correta e segura das mesmas;
- Espera-se ainda que á partir do referencial teórico, ocorra ampliação do conhecimento a respeito da medicina felina e de diversas práticas terapêuticas, dando continuidade na produção científica e encaminhamento de trabalhos para Congressos e Encontros da área;
- Proporcionar um ambiente dinâmico para troca de informações e experiências acerca do acompanhamento da
- Conhecimento dos princípios básicos que regem formas terapêuticas não-convencionais, além de possibilidade de utilização destas como formas curativas além de complementares. Com a observação de trabalhos e pesquisas com plantas medicinais utilizadas na medicina veterinária, o estudante deverá obter o conhecimento a respeito de plantas com ação terapêutica, incluindo aquelas distribuídas em nossa região.
- Ampliação do conhecimento sobre o uso da terapêutica na clínica de felinos, bem como a aplicação de terapias não convencionais, nos processos patológicos dos animais, sendo que a manutenção das discussões relacionadas a medicina de felinos e a terapêutica, deverá contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos discentes ainda na graduação;
- Promoção do conhecimento e a filosofia do tratamento natural e com menores efeitos colaterais, além do desenvolvimento de pensamento diferenciado a respeito do conceito de doença e doente, envolvendo energia e força vital. Traçando o panorama do ensino destas práticas terapêuticas, esperamos estimular a discussão da importância da Faculdade de Veterinária se adequar às crescentes iniciativas mundiais nesta área, pois o ensino e a pesquisa Universitária devem vir ao encontro das necessidades da sociedade, que busca e se interessa por novas formas de tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização correta e segura das mesmas;
- Espera-se ainda que á partir do referencial teórico, ocorra ampliação do conhecimento a respeito da medicina felina e de diversas práticas terapêuticas, dando continuidade na produção científica e encaminhamento de trabalhos para Congressos e Encontros da área;
- Proporcionar um ambiente dinâmico para troca de informações e experiências acerca do acompanhamento da
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA MORAES DE BORBA | 2 | 29/03/2018 | 31/07/2018 |
ALESSANDRA AGUIAR DE ANDRADE | 1 | 30/03/2018 | 31/08/2018 |
ALICE SILVEIRA BECKER | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
ALINE AZEVEDO VAN GROL | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
AMANDA ANDERSSON PEREIRA STARK | 2 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
ANA CAROLINA DE ASSIS SCARIOT | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
ANA CRISTINA KALB | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
ANA PAULA STEMPCZYNSKI | 2 | 30/08/2018 | 31/12/2018 |
ANA RAQUEL MANO MEINERZ | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
ANDRÉ PORTELLA DE OLIVEIRA AMARAL | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
BETINA MIRITZ KEIDANN | 1 | 29/03/2018 | 31/07/2018 |
BRUNA DIAS FAGUNDES | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
BÁRBARA GREGORY CUNHA | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
CAMILA IGNÊS BASSAN BARBOSA | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
CAROLINA KILIAN | 1 | 29/03/2018 | 31/07/2018 |
CAROLINA WICKBOLDT FONSECA | 2 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
CAROLINE XAVIER GRALA | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
CERES CRISTINA TEMPEL NAKASU | 3 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
CRISTIANO SILVA DA ROSA | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
CRISTINE CIOATO DA SILVA GUIM | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
DÉBORA DE CAMPOS AÑAÑA | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
EDGAR CLEITON DA SILVA | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
ELVIS BALTAZAR PUGA | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
FABIO DA SILVA E SILVA | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
FERNANDA HORSTMANN RISSO | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
FERNANDA SILVA SILVEIRA | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
GRAZIELE SILVEIRA DA COSTA | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
GUILHERME FERREIRA ROBALDO | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
HELENA PIÚMA GONÇALVES | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
ISABELE MAURER AMORIM | 1 | 29/03/2018 | 20/12/2018 |
JANAINA LEAL BARBOSA | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
JOSÉ RAPHAEL BATISTA XAVIER | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
KARINA AFFELDT GUTERRES | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
KATIELLEN RIBEIRO DAS NEVES | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
KATLYN FLAVIA RODRIGUES SOARES | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
LARISSA PEREIRA ALVES | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
LAURA SCHWANKE WILDNER | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
LIANDRA TOLFO DOTTA | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
LUIZ FERNANDO JANTZEN GASPAR | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
MARCELA BRANDÃO COSTA | 2 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
MARIANA HERNANDEZ LIBOS | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
MARLETE BRUM CLEFF | 2 | 29/03/2018 | 31/07/2018 |
MARTA FERNANDA FEHLBERG | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
MARTIELO IVAN GEHRCKE | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
MATEUS BRUM DE ARMAS | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
MILENA MENDES TRUQUIJO | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
NIELLE VERSTEG | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
RAFAELA VIEIRA DE CASTRO | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
REBIS BORGES DE ARAUJO | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
RENATA GARIN FREIRE DA SILVA | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
ROCHELI DA SILVA MÄHLER | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
ROSARIA HELENA MACHADO AZAMBUJA | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
SOFIA DAVILA FERNÁNDEZ | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
SOLIANE CARRA PERERA | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
STEFANIE BRESSAN WALLER | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
TAIANE PORTELLA CANALS DE SOUZA | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
THAMES CAMARGO IGNÁCIO | 2 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
THOMAS NORMANTON GUIM | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
VICTORIA PORTO MONKS | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |
VITTÓRIA BASSI DAS NEVES | 1 | 29/03/2018 | 31/12/2018 |
YASMIN CUNHA DOS SANTOS | 1 | 29/03/2018 | 30/08/2018 |