Nome do Projeto
O ensino da técnica de Entrevista Motivacional para estudantes da área da saúde
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/05/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
Entrevista Motivacional (EM) é uma técnica de orientação utilizada por profissionais de saúde para ajudar os pacientes a reconhecer e fazer algo a respeito de seus dilemas e aderir a tratamentos. Não é uma técnica para levar as pessoas a fazerem o que não querem, ao contrário, é uma forma de orientação que ajuda os pacientes a encontrar as suas boas motivações para fazer mudanças de comportamentos em prol da sua saúde. O espírito da EM é definido como colaborativo, evocativo e com respeito pela autonomia do paciente [Miller and Rollnick, 2002; Rollnick et al., 1993]. Diversas pesquisas no mundo mostram a efetividade da técnica na mudança de comportamentos em saúde e na melhoria da saúde dos indivíduos. A técnica é comumente utilizada em diversas áreas da saúde [Dunn et al., 2001; Heckman et al., 2010; Macdonald et al., 2012; Martins and McNeil, 2009; Rubak et al., 2005], porém seu uso no contexto de ensino no Brasil é praticamente nulo.
Objetivo Geral
Desenvolver habilidades que permitam os estudantes da área da saúde estabelecerem uma melhor comunicação interpessoal com seus pacientes, melhorando sua capacidade de intervir no processo saúde-doença.
Justificativa
Os cursos da área da saúde no Brasil, diferente de outros países, não incluem o ensino da técnica de entrevista motivacional para alunos da graduação da área da saúde, assim como ocorre com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os acadêmicos da área da saúde têm apenas contato com alguns conteúdos teóricos e práticos de educação em saúde de forma insuficiente, o que não garante o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para uma boa prática de comunicação profissional-paciente futuramente no desempenho da profissão. Pesquisas demonstram que o ensino da técnica de entrevista motivacional para estudantes de graduação tem demonstrado efeitos positivos na relação profissional-paciente e na melhoria dos indicadores de saúde dos pacientes [Koerber et al., 2003; Poirier et al., 2004; White et al., 2007], indicando que a técnica deve ser ensinada aos estudantes, melhorando sua formação para a prática da educação em saúde. Por conta dessa realidade e visando aprimorar o ensino de estudantes da área da saúde, o presente projeto de ensino pretende desenvolver um arcabouço teórico-metodológico e prático voltado para o ensino da técnica de entrevista motivacional.
Metodologia
A proposta de ensino em entrevista motivacional a ser desenvolvida incluirá uma série de conteúdos teóricos em slides, material de apoio bibliográfico sobre o assunto, vídeos explicativos e casos de pacientes para discussão prática. Para o desenvolvimento das ferramentas de ensino do projeto será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle/UFPel, onde os alunos inscritos no projeto poderão acessar os conteúdos e aperfeiçoar o uso da técnica de entrevista motivacional. Os estudantes dos projetos de extensão “Boca boca saudável” e “Promoção da saúde bucal na primeira infância: capacitação para profissionais da atenção básica” e de pesquisa “Implementação e avaliação de uma intervenção para promoção da saúde bucal” deverão participar do projeto ensino, como parte do treinamento que recebem para atuar nos projetos mencionados, os quais preveem ações de atendimento clínico odontológico em Unidades Básicas de Saúde e visitas domiciliares, momentos em que a técnica de entrevista motivacional é praticada. A proposta de ensino também será aberta para estudantes não envolvidos nos projetos mencionados.
Resultados Esperados
Obter uma aprendizagem significativa dos acadêmicos do curso da UFPel para o uso da técnica de entrevista motivacional;
Que os acadêmicos e professores utilizem novas tecnologias pedagógicas como recurso para melhoria dos processos ensino e aprendizagem;
Que sejam desenvolvidos novos espaços de ensino e aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle);
Desenvolver um trabalho com relato de experiência das atividades do projeto para apresentação
Que os acadêmicos e professores utilizem novas tecnologias pedagógicas como recurso para melhoria dos processos ensino e aprendizagem;
Que sejam desenvolvidos novos espaços de ensino e aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle);
Desenvolver um trabalho com relato de experiência das atividades do projeto para apresentação
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREIA MORALES CASCAES | 4 | 17/05/2017 | 29/12/2017 |
HELENA HAR DA SILVA MACHADO | 2 | ||
JÚLIA SOMMER CANABARRO | 20 | 01/06/2017 | 29/12/2017 |
LAURA SANTOS GULARTE | 4 | 17/05/2017 | 16/06/2017 |
MANOELA TEIXEIRA DA SILVA | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2017 |
MARIA EDUARDA MONTEIRO DA CUNHA DE SOUZA | 4 | 01/08/2017 | 29/12/2017 |
MAURÍCIO SANTOS DE SOUZA | 4 | 17/05/2017 | 16/06/2017 |
MAYANA PERES FURTADO | 4 | 17/05/2017 | 16/06/2017 |
NATÁLIA SILVEIRA CABREIRA | 4 | 17/05/2017 | 16/06/2017 |
RAFAELA DO CARMO BORGES | 4 | 17/05/2017 | 16/06/2017 |
RAFAELLA RODRIGUES DA GAMA | 4 | 17/05/2017 | 16/06/2017 |
RAQUEL PEDROSO MELLO | 4 | 17/05/2017 | 16/06/2017 |
RICELI RODEGHIERO OLIVEIRA | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2017 |
SUELEN KELERMANN DA SILVA | 4 | 17/05/2017 | 16/06/2017 |
SUSANA KRÖLOW EHLERT | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2017 |
VITÓRIA TUNES MADRUGA | 4 | 01/08/2017 | 31/08/2017 |