Nome do Projeto
Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/05/2017 - 20/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
O Projeto de Ensino Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares é um iniciativa do Curso de Terapia Ocupacional para formação acadêmica ampliada frente aos recursos tecnológicos atualmente disponíveis de forma muito particular. Esta ampliação é uma maneira de apropriação do desenvolvimento científico que excede ao seu próprio "corpus", que na acepção de Bourdieu, designa o seu fechamento em disciplinas, quando a monopolização dos saberes e práticas são entendimento exclusivo de especialistas de disciplinas fechadas, com aproveitamento parcial de suas potencialidades. Assim, o ensino de tecnologias contemporâneas é uma maneira de articular conhecimentos e know-how para desenvolvimento da formação profissional pautado na ética, nas oportunidades de mercado e no dever estado frente as necessidades da população e da preservação do meio ambiente.

Objetivo Geral

Melhorar o processo ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias contemporâneas interdisciplinares

Justificativa

O Curso de Terapia Ocupacional da UFPel está vinculado à Faculdade de Medicina, vínculo que o insere inicialmente no campo da saúde. No entanto, sua base de formação tem demandas emergentes de outros campos: do campo social, da educação e da cultura, o que exige uma formação mais ampliada, necessitando um olhar interdisciplinar.

Desde o início do curso na UFPel em 2009, os projetos de ensino no campo da saúde tem sido contemplados por ter filiação com a área de "mater"

Embora tenha um corpo docente quantitativamente limitado mas qualificado, o projeto pedagógico do curso, que está reformulação, trabalhar desde já com a perspectiva interdisciplinar, permitirá alcançar competitividade na formação, se considerarmos as oportunidades profissionais, sejam no setor público, no mercado ou no mesmo terceiro setor.

As políticas públicas e as oportunidades profissionais do mercado demandam um profissional capaz de responder às demandas da "modernidade líquida", como define Bauman a nossa contemporaneidade.

Esta resposta não está em disponível em Vade Mecum, mas depende de uma formação em que a capacidade técnica é enriquecida pela experiência interdisciplinar.

Como professor regente das disciplinas: Formação Pessoal do Terapeuta Ocupacional, Recursos Terapêuticos IV - Expressão Corporal e Cinema e Saúde, o projeto de ensino de tecnologias contemporâneas interdisciplinares passa a ser fundamental para o incremento do conhecimento ampliado não apenas para alunos do curso, mas de toda a universidade.

Metodologia

O grupo de estudos Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares tem como metodologia o estudo e aprofundamento do conhecimento e domínio das Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares.

Com periodicidade semanal, conta com participação de membros da UFPel e de outras instituições de ensino superior, destacando colaboradores da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituo Meridional de Ensino e Desenvolvimento.

Os encontros são presenciais e à distancia, inicialmente e com colaboradores do Brasil, da Itália, Paraguai e Africa do sul.

Participam ainda professores de outras instituições, parceiros dos colaboradores e está aberta à comunidade acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional e outros cursos da UFPel e de outras Instituições de Ensino Superior.

As atividades consistem em seminários, leituras dirigidas e produção textual científica, resultando em um artigo por semestre.

Resultados Esperados

Espera-se que no final do projetos os alunos tenham:

1 - Aumentado o repertório de conhecimento das tecnologias contemporâneas interdisciplinares

2 - Experimentado novas oportunidades e vivências com outras áreas de conhecimentos.

3 - Fortalecimento da confiança frente às demandas da saúde e de outros campos como educação, campo social e cultural.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELISANDRA BIRGIMANN GOMES2026/05/201720/05/2018
JACOPO PAFFARINI2
JACQUELINE OLIVEIRA SILVA5
JULIO CAETANO COSTA426/05/201720/05/2018
MARTA CAROLINA GIMENEZ PEREIRA3
VÍTOR VERGARA DA SILVA126/05/201720/05/2018

Página gerada em 20/04/2024 08:15:01 (consulta levou 0.043495s)