Nome do Projeto
Núcleo de Apoio à Cartografia e Topografia – NACarT
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 22/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
A Cartografia e a Topografia são disciplinas que trabalham com a descrição do lugar, ou seja, ambas representam, no papel, a configuração da superfície terrestre. O que às diferencia é a escala de análise, enquanto a Cartografia estuda a forma e dimensões da Terra a partir de levantamentos rigorosos e abrange grandes extensões, considerando a curvatura terrestre, a Topografia trabalha em escalas maiores, em nível de detalhe, considerando uma porção limitada da superfície terrestre, o plano topográfico, com todos os detalhes naturais e artificiais do relevo. A Cartografia trabalha com a posição na superfície terrestre e é a base para qualquer representação georreferenciada. A Topografia, por sua vez, base inicial de qualquer projeto ou obra realizada por engenheiros ou arquitetos, pelo fato de representar em papel, em obediência com a escala de redução, o seu modelado, a sua forma, sua configuração incluindo as benfeitorias que estão em sua superfície, a identificação dos limites de propriedade, em suma, todos os detalhes que estão em seu interior (cercas, edificações, campos cultivados, açudes, córregos, cursos d`água, vales, vegetação, etc). O Núcleo de Apoio à Cartografia e Topografia (NACarT) tem o intuito de auxiliar os alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas atividades teóricas e práticas relacionada às disciplinas de Cartografia e Topografia. Além disso, buscamos trabalhar de maneira prática com cálculos, planilhas e equipamentos.

Objetivo Geral

Auxiliar os alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas atividades teóricas e práticas relacionada às disciplinas de Cartografia e Topografia.

Justificativa

Historicamente as disciplinas de Cartografia e Topografia são responsáveis por altos índices de reprovação. Segundo Friedmann (2008), parte da dificuldade encontrada no processo de ensino-aprendizagem destas disciplinas está relacionada a lacunas na formação de competências espaciais (sistema de localização e orientação espacial) e competências matemáticas (Geometria Plana e Geometria Espacial).
Os professores envolvidos neste projeto, vem desenvolvendo atividades na busca da redução dos índices de reprovação das disciplinas de cartografia e topografia. Este acompanhamento demonstra que na primeira estatística realizada em 2010, os índices de alunos em exame final eram superiores a 58%. Atualmente estes índices são próximos a 5%, demonstrando que as atividades realizadas pelo projeto estimulam o aluno ao interesse por estas áreas.
Estas disciplinas são oferecidas nos Centro das Engenharias aos cursos de graduação das engenharias de petróleo, geológica, civil, agrícola, ambiental e sanitária e Tecnologia em Geoprocessamento. Sendo ofertado semestralmente um número mínimo de 10 turmas. Como os índices de reprovação estão notoriamente diminuindo nestes cursos, alunos vinculados a outros centro e institutos, como dos cursos de Arquitetura, Agronomia e Geografia vem cursando os conteúdos de cartografia de topografia no CEng, na busca de melhores resultados, tanto de aprendizado, quanto de aprovação. Sendo assim, na busca do atendimento das demandas internas do CEng, o projeto visa continuar a atender ainda mais os alunos de graduação dos cursos supra citados, almejando principalmente melhorar o processo de ensino-aprendizagem das competências espaciais e matemáticas.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em duas etapas, na primeira os professores farão um treinamento teórico-prático com os alunos/monitores no intuito de contribuir de maneira didática e lúdica no entendimento da topografia e cartografia. Já na segunda etapa os alunos-monitores auxiliarão os alunos da UFPel na compreensão da aplicação da cartografia e topografia, bem como no desenvolvimento de exercícios e atividades práticas.
Serão realizadas atividades em sala de aula com a resolução de problemas rotineiros e em campo com o manuseio de equipamentos técnicos.

Resultados Esperados

A partir do projeto de ensino NACarT espera-se contribuir com a qualidade técnicas dos egressos e que os alunos da UFPel obtenham maior êxito nas disciplinas de Cartografia e Topografia, reduzindo o número de reprovação e evasão dos cursos de graduação das engenharias de petróleo, geológica, civil, agrícola, ambiental e sanitária e aos cursos de graduação em Tecnologia em Geoprocessamento, Geografia, Agronomia e Arquitetura.
Os alunos serão incentivados a participar das monitorias e atividades extracurriculares relacionadas à Cartografia, Topografia e áreas afins.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH508/05/201703/05/2019
ANDRÉ DA COSTA CALDERIPE208/05/201703/05/2019
ANGÉLICA CIROLINI508/05/201703/05/2019
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA208/05/201703/05/2019
GUILHERME SCHIEFFERDECKER ROCHA208/05/201703/05/2019
LENON SILVA DE OLIVEIRA2002/05/201831/12/2018
ROSANE VIEIRA DA SILVA208/05/201703/05/2019
STÉPHANIE LEITZKE PRIETSCH208/05/201703/05/2019
TACIANE VAZ DOS SANTOS208/05/201703/05/2019
THIAGO FEIJÓ BOM2008/05/201703/05/2019
Taiane Duarte Moraes208/05/201703/05/2019

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