Nome do Projeto
Modelos de resolução de problemas de Física Matemática introdutória
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2017 - 05/05/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física
Resumo
Por cerca de cinco anos o coordenador desse projeto tem sido o responsável pela disciplina “Modelos Teóricos da Física I” do curso de Física da UFPel. O conteúdo é apresentado aos estudantes do curso mediante argumentos intuitivos de caráter físico, sem peso excessivo no formalismo matemático, e é bastante relevante para as disciplinas formativas do final de uma graduação em Física, pois inclui alguns problemas de equações diferencias parciais em coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas de uso em disciplinas como Eletromagnetismo e Mecânica Quântica. Nesse período foi possível perceber a dificuldade dos alunos nessa matéria. Há bons textos no assunto, até mesmo em Português, incluindo alguns livros que trazem exemplos de resolução de questões ou respostas a problemas. No entanto, não há muitos textos que procurem desenvolver os problemas focalizando certos obstáculos de aprendizado e lacunas observadas, normalmente discutidas pessoalmente, em sala de aula ou fora desse ambiente, de forma muitas vezes insatisfatória. Como parte da tentativa de abordar o problema o coordenador do projeto tem portanto produzido um conjunto de problemas com resoluções comentadas, explorando os detalhes dos passos intermediários, como material auxiliar repassado aos estudantes. Tenta-se com isso impedir que os obstáculos verificados se projetem para disciplinas mais avançadas de Física e de métodos de matemática aplicados à Física. Esse trabalho, hoje somando cerca de 300 páginas escritas, colocadas também em arquivos do tipo "pdf", se apresenta como um material de partida que torna possível a elaboração de roteiros de estudos mais detalhados e que complementem o trabalho realizado pelo professor em sala de aula.

Objetivo Geral

Produção coletiva de um material de auxílio didático diferenciado que será preparado mediante resoluções comentadas de exercícios de Física Matemática Clássica com a participação de estudantes de graduação. Nesse processo espera-se promover a autonomia dos estudantes da equipe, associado ao processo de ensino e aprendizagem referente ao conteúdo de Física Matemática.

Justificativa

As disciplinas avançadas dos cursos de Física, chamadas disciplinas formativas, requerem o uso de ferramentas matemáticas que são trabalhadas especificamente nas disciplinas de Física Matemática, chamadas de “Modelos Teóricos da Física” no departamento de Física do IFM- UFPel. Na disciplina “Modelos Teóricos da Física I” vem sendo apresentado um conjunto de problemas clássicos de Física Matemática, por meio de soluções detalhadas e comentadas. Dada a característica pouco comum na forma como as soluções dos problemas são apresentados aos estudantes, pretende-se nesse projeto constituir um grupo de estudo e aprimoramento do material de auxílio didático que foi produzido pelo coordenador do projeto.
Nesse processo espera-se a produção de um material diferenciado que possa somar-se ao trabalho realizado pelo professor. Esse material terá autoria coletiva pela equipe envolvida, já que a preocupação está no estudo dos obstáculos de aprendizado dos alunos, o que não se realiza sem uma participação ativa dos estudantes e professores envolvidos no projeto.

Metodologia

Discussões, em encontros semanais, entre professores e estudantes envolvidos, relacionados a conteúdos em questão nos problemas, formatos de editoração eletrônica e adequação pedagógica das exposições das soluções dos problemas.

Aplicação de recursos de edição eletrônica para a elaboração de material impresso.

Resultados Esperados

Espera-se que os envolvidos, ao longo do processo de elaboração de uma apostila, consigam, além de se aprimorar na edição de materiais escritos, estar em condições de discutir claramente suas dificuldades a respeito do entendimento e da exposição dos conteúdos de Física e Matemática envolvidos num ambiente livre das exigências de uma disciplina em particular. É importante também que os alunos envolvidos, segundo suas capacidades, aprendam a avaliar criticamente as opções de exposição dos materiais feitas pelos professores. Por essa razão, o trabalho não tem sentido se o produto final não tiver autoria coletiva.

Para além da equipe envolvida espera-se que os alunos dos cursos de Física da UFPel possam se beneficiar com um material de melhor qualidade didática que foi produzido e testado por colegas de curso. Espera-se ainda que, com a participação dos estudantes na elaboração do material, ele apresente o conteúdo de forma acessível visando contemplar as necessidades dos estudantes, na procura pela promoção do auto-estudo e da autonomia necessários a esses alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR KRINDGES305/04/201805/05/2019
EDUARDO FONTES HENRIQUES1005/05/201705/05/2019
EDUARDO HENRIQUE MOSSMANN305/04/201805/05/2019
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR205/05/201705/05/2019
LUCAS DA SILVA LAZZARI305/04/201805/05/2019
VINICIUS FONSECA HERNANDES305/05/201705/05/2019
VINICIUS SIMOES ADERALDO305/04/201805/05/2019

Página gerada em 26/04/2024 05:07:14 (consulta levou 0.025819s)