Nome do Projeto
Representações da cidade - diálogos entre a teoria e a ficção
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/10/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia Urbana
Resumo
O estudo do urbano suscita a construção de diferentes representações sobre o que é a cidade, seus espaços concretos e sociais. Por isso, existem várias possibilidades de registros para o estudo das cidades e das experiências dos indivíduos entre si e com o espaço urbano. As transformações que ocorrem nas metrópoles afetam diversas dimensões da vida, assim como as relações sociais estabelecidas num determinado contexto histórico afetam o espaço urbano. A relação indivíduo-espaço é intrínseca ao desenvolvimento das cidades e autores de diferentes áreas, como as artes, a literatura, a filosofia, a física, a matemática, a engenharia, a sociologia debruçaram-se sobre as cidades, buscando analisar essa relação ou construir representações sobre elas.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino objetiva propiciar aos alunos o conhecimento dos diferentes tipos de cidades, desde a Antiguidade, passando pela cidade medieval, a cidade moderna até chegar na metrópole contemporânea. A proposta é discutir a visão de autores teóricos e da literatura que, de diferentes ângulos, analisaram e construíram representações sobre as cidades ocidentais que contribuem para o conhecimento das mesmas.

Justificativa

O estudo das cidades a partir das teorias elaboradas sobre as mesmas e das diferentes representações construídas contribui para a compreensão dos alunos também sobre a organização do espaço e da mobilidade urbana. Desenvolver o olhar sobre a cidade implica em considerar a contribuição das diferentes áreas que se se debruçam sobre este tema: os sociólogos, os filósofos, os literários, matemáticos, engenheiros, urbanistas etc, e conhecer a contribuição dessas diferentes áreas do conhecimento possibilita enriquecer a capacidade de análise crítica desenvolvida pelos alunos ao longo do curso sobre a organização espacial e sobre as relações que se estabelecem no espaço urbano.

Metodologia

O grupo de estudo ocorrerá em reuniões semanais de duração de duas horas, para as quais serão previamente sugeridos textos para discussão. Em cada encontro um professor organizador ficará responsável por coordenar a discussão, que requererá também a participação dos alunos, uma vez que em cada encontro um aluno ficará responsável de apresentar o texto indicado para leitura. Os demais alunos participam através de intervenções. Ao final do projeto, será proposto aos alunos que façam uma produção escrita sobre sua cidade de moradia, que poderá ter a forma de poema, prosa, conto ou representação gráfica.

Resultados Esperados

Espera-se que ao final do projeto, além de terem sido alcançados os objetivos relativos aos temas propostos e à reflexão sobre a organização do espaço urbano, os alunos tenham desenvolvido algumas habilidades referentes à prática acadêmica, tais como:
- Exercício da capacidade de escuta, reflexão e participação de exposições orais.
- Apropriação dos procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma produção textual e/ou gráfica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER401/06/201730/06/2017
EVERALDO ANTÔNIO GOI201/06/201715/06/2017
FABIO SARAIVA DA ROCHA301/06/201730/06/2017
FERNANDA DAVID WEBER301/06/201730/06/2017

Página gerada em 27/04/2024 00:25:50 (consulta levou 0.022940s)