Nome do Projeto
Bromatologia Animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 23/04/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Resumo
A disciplina de Bromatologia Animal é de suma importância para o Curso de Zootecnia, uma vez que os assuntos tratados na mesma servem de base para outras disciplinas da área que serão ministradas posteriormente.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos o conhecimento dos distintos tipos de alimentos utilizados na alimentação/nutrição dos animais domésticos, considerando as diferentes espécies e categorias animais.

Justificativa

A disciplina lida basicamente com os tratados de alimentação/nutrição dos animais doméstico. Ela é composta de duas partes.
Uma parte teórica que comtempla os distintos tipos de alimentos para as diferentes espécies e categorias animais. Nela são estudados os nutrientes contidos nos alimentos, bem como a utilização deles pelos animais domésticos.
Outra parte prática é realizada no Laboratório de Nutrição Animal do Departamento de Zootecnia. Nela grupos de alunos recebem amostras de alimentos, determinam a sua qualidade nutricional, através de análises e cálculos. Portanto, a presença de um monitor é necessária, a fim de auxiliar os alunos nas atividades laboratoriais.

Metodologia

Aula teórica: objetivos da disciplina; nutrientes contidos nos alimentos; qualidade das distintas categorias de alimentos; utilização dos nutrientes pelos espécies e categorias animais.

Aula prática: determinação analítica dos nutrientes dos alimentos; cálculo dos teores dos nutrientes; confecção de relatório de análises laboratoriais.

Resultados Esperados

Se espera que os alunos da disciplina adquiram um bom conhecimento sobre os alimentos e seus nutrientes; saibam que tipo de alimento deve ser utilizado para cada espécie e, dentro delas, para as distintas categorias.

Espera-se ainda que os alunos adquiram prática em análises laboratoriais e que saibam avaliar os resultados obtidos, a fim de que possam estabelecer dietas para as distintas espécies e categorias animais.

Indicadores, Metas e Resultados

As unidades de estudo são as que seguem:

Unidade 1: Introdução ao curso de Bromatologia; segurança em laboratório composição centesimal dos alimentos.
Unidade 2: Alterações da qualidade e adulterações dos alimentos.
Unidade 3: Classificação dos alimentos utilizados na alimentação dos animais.
Unidade 4: Avaliação da qualidade dos alimentos (proteínas, carboidratos, gorduras etc.).
Unidade 5: Métodos de amostragem e avaliação dos alimentos.
Unidade 6: Preparo e pesagem de amostras.
Unidade 5: Avaliação proteica dos alimentos.
Unidade 6: Avaliação energética dos alimentos.
Unidade 7: Preparo e titulação de soluções.
Unidade 8: Análise de Weende: matéria seca, matéria orgânica, umidade, matéria mineral, proteína bruta, extrato etéreo, fibra bruta e extrato não nitrogenado.
Unidade 9: Análise de van Soest: fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, lignina em detergente ácido e sílica.
Unidade 10: Análise de cálcio e fósforo.
Unidade 11: Métodos de determinação da digestibilidade: “in situ”, “in vitro” e “in vivo”.
Unidade 12: Outras análises: amido, açúcares, restos orgânicos, índices de qualidade da gordura, nitrogênio não proteico e atividade ureática.
Unidade 13: Tipos de alimentos
Unidade 14: Preparo de alimentos
Unidade 15: Aditivos utilizados na alimentação dos animais








Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HERO ALFAYA JUNIOR524/04/201723/04/2018
RUTIÉLE NOLASCO RICKES524/04/201724/04/2017

Página gerada em 25/04/2024 18:58:13 (consulta levou 0.024849s)