Nome do Projeto
TFG ONLINE – Portfolio digital dos Trabalhos Finais de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/05/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL compreende a última etapa da vida acadêmica do aluno, coroada com o desenvolvimento de um Trabalho cuja temática de livre escolha envolve campos diversos de atuação profissional: arquitetura, urbanismo, desenho urbano, paisagismo, planejamento urbano e regional e outros temas correlatos. A relevância do Trabalho Final soma-se ao compromisso social e à capacidade técnica de atuar na concepção do espaço construído de forma sistêmica, compatibilizando os diversos saberes para a atuação profissional. Todo semestre, são apresentados à sociedade novos arquitetos-urbanistas que, uma vez habilitados, poderão atuar em projetos públicos ou privados. Em um contexto contemporâneo, é fundamental apresentar ao público e à categoria profissional o cerne dessa produção, para dar visibilidade às ideias e conceitos que emergem do ambiente acadêmico da UFPEL para a vida profissional.

Objetivo Geral

Dar visibilidade ao Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL, atingindo a sociedade e a comunidade acadêmica interna e externa à UFPEL, através do ambiente digital, compatível com as demandas da sociedade da informação.

Justificativa

A ausência de uma plataforma pública para a divulgação dos Trabalhos Finais de Graduação restringe o acesso aos trabalhos produzidos pelos formandos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL. Ao mesmo tempo, a era digital oferece interfaces abertas e novas conexões para a difusão do conhecimento, que migra do individual para o coletivo (Lévy, 2006). Nesse sentido, o portfólio digital é uma oportunidade de conectar conteúdos e pessoas, democratizando o acesso à informação e tornando públicos os Trabalhos Finais de Graduação.

Metodologia

Estudo de plataformas gratuitas para criação de sites e organização de arquivos “pdf”;
Estudo de técnicas de diagramação, planejamento visual e layout para organização das informações gráficas (tipografia, ilustração e organização espacial);
Seleção e Organização do material gráfico dos alunos para alimentação posterior no site;
Criação do site, com a diagramação visual conforme necessidades de organização da informação;
Alimentação progressiva do site, por períodos letivos;

Resultados Esperados

A publicação dos Trabalhos Finais de Graduação em meio digital, permite uma comunicação imediata com a comunidade acadêmica e com o público em geral, permitindo que outros alunos, instituições e público geral conheçam a produção interna dos formandos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NETO DE FARIA130/05/201701/03/2018
BEATRIZ MORAES ROSA430/05/201701/03/2018
BRUNA MADER SILVA430/05/201701/03/2018
GUSTAVO ARRUDA TEO419/10/201701/03/2018
LIZIANE DE OLIVEIRA JORGE430/05/201701/03/2018

Página gerada em 29/03/2024 04:35:01 (consulta levou 0.039835s)