Nome do Projeto
Vivendo a Odontologia 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2017 - 29/04/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O projeto tem a intenção de oferecer ao acadêmico dos semestres iniciais do curso de odontologia a experiência do contato prévio com a rotina da clínica odontológica, aproximando-o de forma a vivenciar como observador, as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Também oportuniza a participação desses alunos em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do que observaram na clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação, bem como expressar sua opinião e crítica. Os acadêmicos assistem palestras ministradas por professores ou pós graduandos com assuntos motivadores da odontologia.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes de semestres iniciais do curso de Odontologia a um contato prévio com as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Desta forma, pode-se gerar uma oportunidade do aluno ir se familiarizando, por meio da observação e presença no ambiente, com a futura vida profissional desde o início do curso de odontologia. Os alunos irão desenvolver um estágio de maneira a presenciar procedimentos clínicos realizados por alunos de semestres posteriores. As disciplinas e/ou projetos que irão permanecer como observador será determinado pela coordenadora do projeto.
Justificativa
Diante das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade, grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino superior (Raldi et al., 2003) requerendo- se dos educadores novos objetivos, habilidades e a capacidade de percepção de mudanças (Berbel, 1999). A educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando percepção daquilo que é inédito (Freire, 1989). O ponto é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivência, situando-se na observação do real, no reconhecimento de sua experiência prévia e na busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas. O projeto justifica-se primeiramente pela procura de acadêmicos de primeiros semestres da odontologia solicitarem estágios em disciplinas e/ou projetos de extensão para presenciar nas clínicas procedimentos odontológicos,observando -os e se familiarizando com a rotina das clínicas dos semestres posteriores. Outro fator é que o projeto pode oferecer, desde os primeiros semestres para os alunos, uma oportunidade de vivenciar, mesmo que como observador, como é a rotina da clínica odontológica que irá exercer futuramente. O arco de Charles Maguerez representa trajetória pedagógica: observação da realidade -alunos expressam/percepções pessoais buscam explicações teóricas- nesta o professor é fundamental-alunos confrontam a teoria com a realidade e formulam hipóteses de solução. O projeto é também a oportunidade de participação em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do aluno do que observaram em clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação, bem como expressar sua opinião e crítica, desenvolvendo hipóteses e soluções para melhor aprendizado em semestres posteriores, quando irá realizar os seus próprios procedimentos. Também a oportunidade de ouvir palestras ministradas por professores ou pós graduandos com assuntos motivadores odontológicos.
Metodologia
A metodologia será desenvolvida através da presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica durante 2 horas com a supervisão de um professor colaborador do projeto, possibilitando ao aluno vivenciar a odontologia baseada em problema. Além de observar procedimentos clínicos durante sua realização, os alunos desenvolverão seminários e relatórios solicitados pela coordenadora ou docentes colaboradores por 2 horas, bem como assistir palestras de assuntos motivadores e atualizados sobre a odontologia.
Resultados Esperados
A presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica, bem como a participação no momento dos seminários e relatórios e palestras irá oportunizar que o mesmo expresse sua opinião e reflexão crítica. Essa experiência proporcionará a ele, em semestres posteriores, maior segurança para criar hipóteses e soluções durante sua prática clínica.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto será interrompido no período de férias letivo e retornará junto com as aulas. Dessa forma, qualquer ajuste necessário na carga horária será realizada no relatório
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE KUNZ VILLELA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
ANA BEATRIZ LIMA DE QUEIROZ | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
BRUNA LEÃO PÔRTO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
BRUNA OLIVEIRA SOUZA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
BÁRBARA OLIOSI DE MORAES | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
CRISLEINE ANANA TAVARES | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
DAHLIN AMARAL LIMA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
DANIELLE MENESES BORGES | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
DIONATHAN PAIM POHLMANN | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA | 5 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
FELIPE FURTADO KWECKO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
FERNANDA SRYNCZYK DA SILVA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
FERNANDA ZANCHETTA PERON | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
FILIPPE VAREIRA DE LIMA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
FRANCINE CARDOZO MADRUGA | 2 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
FRANKLIN GONÇALVES BOLFONI | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
GABRIEL SCHMITT DA CRUZ | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
GILSIANE CORRÊA PERES | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
GREICE REIS | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
GUILHERME DA LUZ SILVA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
GUILHERME ESPINOSA DUTRA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
INGRID PINHEIRO CÂNDIA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
IZABEL GONCALVES DE SOUZA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
IZADORA FERREIRA PREVITALI | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
JAIME LEITE DE MENEZES | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
JAQUELINE BARBIERI MACHADO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
JOICIENE BARROS MARQUES | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
JÉSSICA ÉLLEN GOMES ALVES | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
JÚLIA CORRÊA CENTENO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
JÚLIA ZUCUNI GUASSO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
KAIANE PASSOS TEIXEIRA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
KAIO HEIDE SAMPAIO NÓBREGA | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
KIMBERLLY TIMM RUTZ | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LAURA DA SILVA FONSECA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LAURA LOURENÇO MOREL | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LAURA PATRICIA LUNA DA CUNHA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LAYLLA GALDINO DOS SANTOS | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LEONARDO BLANK WEYMAR | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LETICIA PERES MOTTA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LUCAS GONÇALVES LEMOS | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LUCAS JARDIM DA SILVA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LUCAS ORTIZ GREGOLETTO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LUIZ ANTÔNIO SOARES FALSON | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LUIZ PAULO NIKRASZEWICZ DE SOUZA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
MARCELLA TROTTA DE PAULA SATTE ALAM GONÇALVES | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
MARCO ANTONIO ANTUNES BOYASKI | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
MARIANA CAVALHEIRO COSTA | 20 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
MARIANA GALVÃO PORTO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
MARINA RITTER WASKOW | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
MATEUS ANDRADE ROCHA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
NADIA DE SOUZA FERREIRA | 3 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
NADINE BARBOSA FERREIRA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
NICOLE MELETTI BRAMBATTI | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
RAUANE MACHADO DA SILVA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
RENATA ROSA DE ALBUQUERQUE | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
RENATA ULIANA POSSER | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
RODRIGO SPIANDORELLO | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
STEFANI GOULART DA SILVEIRA | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
STÉFFANI SERPA | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
TAMYRES VELEDA FONSECA | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
THAINÁ DE ALMEIDA FREITAS | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
THAÍS GIODA NORONHA | 0 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
VALENTINA LESSA SOARES | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
VALESCA DORO DIAS | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |
VERÔNICA DE FREITAS BECKER | 4 | 30/04/2017 | 29/04/2018 |