Nome do Projeto
Vivendo a Odontologia 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2017 - 29/04/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O projeto tem a intenção de oferecer ao acadêmico dos semestres iniciais do curso de odontologia a experiência do contato prévio com a rotina da clínica odontológica, aproximando-o de forma a vivenciar como observador, as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Também oportuniza a participação desses alunos em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do que observaram na clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação, bem como expressar sua opinião e crítica. Os acadêmicos assistem palestras ministradas por professores ou pós graduandos com assuntos motivadores da odontologia.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes de semestres iniciais do curso de Odontologia a um contato prévio com as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Desta forma, pode-se gerar uma oportunidade do aluno ir se familiarizando, por meio da observação e presença no ambiente, com a futura vida profissional desde o início do curso de odontologia. Os alunos irão desenvolver um estágio de maneira a presenciar procedimentos clínicos realizados por alunos de semestres posteriores. As disciplinas e/ou projetos que irão permanecer como observador será determinado pela coordenadora do projeto.

Justificativa

Diante das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade, grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino superior (Raldi et al., 2003) requerendo- se dos educadores novos objetivos, habilidades e a capacidade de percepção de mudanças (Berbel, 1999). A educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando percepção daquilo que é inédito (Freire, 1989). O ponto é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivência, situando-se na observação do real, no reconhecimento de sua experiência prévia e na busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas. O projeto justifica-se primeiramente pela procura de acadêmicos de primeiros semestres da odontologia solicitarem estágios em disciplinas e/ou projetos de extensão para presenciar nas clínicas procedimentos odontológicos,observando -os e se familiarizando com a rotina das clínicas dos semestres posteriores. Outro fator é que o projeto pode oferecer, desde os primeiros semestres para os alunos, uma oportunidade de vivenciar, mesmo que como observador, como é a rotina da clínica odontológica que irá exercer futuramente. O arco de Charles Maguerez representa trajetória pedagógica: observação da realidade -alunos expressam/percepções pessoais buscam explicações teóricas- nesta o professor é fundamental-alunos confrontam a teoria com a realidade e formulam hipóteses de solução. O projeto é também a oportunidade de participação em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do aluno do que observaram em clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação, bem como expressar sua opinião e crítica, desenvolvendo hipóteses e soluções para melhor aprendizado em semestres posteriores, quando irá realizar os seus próprios procedimentos. Também a oportunidade de ouvir palestras ministradas por professores ou pós graduandos com assuntos motivadores odontológicos.

Metodologia

A metodologia será desenvolvida através da presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica durante 2 horas com a supervisão de um professor colaborador do projeto, possibilitando ao aluno vivenciar a odontologia baseada em problema. Além de observar procedimentos clínicos durante sua realização, os alunos desenvolverão seminários e relatórios solicitados pela coordenadora ou docentes colaboradores por 2 horas, bem como assistir palestras de assuntos motivadores e atualizados sobre a odontologia.

Resultados Esperados

A presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica, bem como a participação no momento dos seminários e relatórios e palestras irá oportunizar que o mesmo expresse sua opinião e reflexão crítica. Essa experiência proporcionará a ele, em semestres posteriores, maior segurança para criar hipóteses e soluções durante sua prática clínica.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto será interrompido no período de férias letivo e retornará junto com as aulas. Dessa forma, qualquer ajuste necessário na carga horária será realizada no relatório

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE KUNZ VILLELA430/04/201729/04/2018
ANA BEATRIZ LIMA DE QUEIROZ430/04/201729/04/2018
BRUNA LEÃO PÔRTO430/04/201729/04/2018
BRUNA OLIVEIRA SOUZA430/04/201729/04/2018
BÁRBARA OLIOSI DE MORAES030/04/201729/04/2018
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS030/04/201729/04/2018
CRISLEINE ANANA TAVARES030/04/201729/04/2018
DAHLIN AMARAL LIMA430/04/201729/04/2018
DANIELLE MENESES BORGES430/04/201729/04/2018
DIONATHAN PAIM POHLMANN030/04/201729/04/2018
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA530/04/201729/04/2018
FELIPE FURTADO KWECKO430/04/201729/04/2018
FERNANDA SRYNCZYK DA SILVA430/04/201729/04/2018
FERNANDA ZANCHETTA PERON430/04/201729/04/2018
FILIPPE VAREIRA DE LIMA430/04/201729/04/2018
FRANCINE CARDOZO MADRUGA230/04/201729/04/2018
FRANKLIN GONÇALVES BOLFONI030/04/201729/04/2018
GABRIEL SCHMITT DA CRUZ430/04/201729/04/2018
GILSIANE CORRÊA PERES030/04/201729/04/2018
GREICE REIS430/04/201729/04/2018
GUILHERME DA LUZ SILVA430/04/201729/04/2018
GUILHERME ESPINOSA DUTRA430/04/201729/04/2018
INGRID PINHEIRO CÂNDIA430/04/201729/04/2018
IZABEL GONCALVES DE SOUZA430/04/201729/04/2018
IZADORA FERREIRA PREVITALI430/04/201729/04/2018
JAIME LEITE DE MENEZES430/04/201729/04/2018
JAQUELINE BARBIERI MACHADO430/04/201729/04/2018
JOICIENE BARROS MARQUES430/04/201729/04/2018
JÉSSICA ÉLLEN GOMES ALVES430/04/201729/04/2018
JÚLIA CORRÊA CENTENO430/04/201729/04/2018
JÚLIA ZUCUNI GUASSO430/04/201729/04/2018
KAIANE PASSOS TEIXEIRA430/04/201729/04/2018
KAIO HEIDE SAMPAIO NÓBREGA030/04/201729/04/2018
KIMBERLLY TIMM RUTZ430/04/201729/04/2018
LAURA DA SILVA FONSECA430/04/201729/04/2018
LAURA LOURENÇO MOREL430/04/201729/04/2018
LAURA PATRICIA LUNA DA CUNHA430/04/201729/04/2018
LAYLLA GALDINO DOS SANTOS430/04/201729/04/2018
LEONARDO BLANK WEYMAR030/04/201729/04/2018
LETICIA PERES MOTTA430/04/201729/04/2018
LUCAS GONÇALVES LEMOS430/04/201729/04/2018
LUCAS JARDIM DA SILVA430/04/201729/04/2018
LUCAS ORTIZ GREGOLETTO430/04/201729/04/2018
LUIZ ANTÔNIO SOARES FALSON430/04/201729/04/2018
LUIZ PAULO NIKRASZEWICZ DE SOUZA430/04/201729/04/2018
LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO430/04/201729/04/2018
MARCELLA TROTTA DE PAULA SATTE ALAM GONÇALVES430/04/201729/04/2018
MARCO ANTONIO ANTUNES BOYASKI430/04/201729/04/2018
MARIANA CAVALHEIRO COSTA2030/04/201729/04/2018
MARIANA GALVÃO PORTO430/04/201729/04/2018
MARINA RITTER WASKOW030/04/201729/04/2018
MATEUS ANDRADE ROCHA430/04/201729/04/2018
NADIA DE SOUZA FERREIRA330/04/201729/04/2018
NADINE BARBOSA FERREIRA430/04/201729/04/2018
NICOLE MELETTI BRAMBATTI430/04/201729/04/2018
RAUANE MACHADO DA SILVA430/04/201729/04/2018
RENATA ROSA DE ALBUQUERQUE030/04/201729/04/2018
RENATA ULIANA POSSER430/04/201729/04/2018
RODRIGO SPIANDORELLO430/04/201729/04/2018
STEFANI GOULART DA SILVEIRA030/04/201729/04/2018
STÉFFANI SERPA430/04/201729/04/2018
TAMYRES VELEDA FONSECA030/04/201729/04/2018
THAINÁ DE ALMEIDA FREITAS430/04/201729/04/2018
THAÍS GIODA NORONHA030/04/201729/04/2018
VALENTINA LESSA SOARES430/04/201729/04/2018
VALESCA DORO DIAS430/04/201729/04/2018
VERÔNICA DE FREITAS BECKER430/04/201729/04/2018

Página gerada em 24/04/2024 14:00:43 (consulta levou 0.464462s)