Nome do Projeto
Site sobre Comportamento Felino
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
O número de gatos nos domicílios brasileiros vem aumentando rapidamente e, em um futuro próximo, a população felina deve ultrapassar a canina, como já ocorreu nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Infelizmente, a maioria das pessoas tem pouco conhecimento sobre o comportamento de gatos domésticos e, consequentemente, sobre as necessidades da espécie, o que pode resultar em problemas graves de bem-estar para os animais. Devido a isso, os estudantes de Medicina Veterinária devem ser preparados para orientar seus clientes sobre o comportamento normal dos felinos e para diagnosticar problemas comportamentais, evitando conflitos e prevenindo os maus-tratos e o abandono dos animais. A disciplina eletiva “Comportamento e Bem-estar de Cães e Gatos”, ofertada pela Faculdade de Veterinária da UFPel, tem como principal objetivo apresentar aos estudantes os conceitos básicos sobre comportamento normal e problemas comportamentais de cães e gatos, e também sobre problemas de bem-estar dessas duas espécies domésticas. Além disso, os estudantes são estimulados a refletir sobre as suas relações com os animais e buscar soluções para os problemas detectados.

Objetivo Geral

Criar e manter um site sobre comportamento felino.

Justificativa

As informações sobre comportamento canino podem ser facilmente encontradas em livros, artigos científicos e sites sobre o assunto. Por outro lado, os dados referentes ao comportamento felino são mais raros e, muitas vezes, não refletem a realidade sobre o comportamento de gatos domésticos brasileiros, pois a maioria dos artigos científicos sobre o assunto foi publicada nos Estados Unidos e em alguns países europeus, e praticamente todos esses estudos foram realizados em laboratório. A observação de gatos domésticos que vivem em liberdade é a base para a descrição do comportamento normal da espécie e, consequentemente, das suas necessidades e preferências.

Metodologia

O site será criado no WordPress Institucional da UFPel. Um estudante do curso de Design Digital auxiliará a coordenadora nessa tarefa. As principais informações que serão disponibilizadas são: aulas teóricas da disciplina "Comportamento e Bem-estar de Cães e Gatos", palestras sobre comportamento e bem-estar de gatos, resenhas de livros, artigos científicos, documentários, notícias sobre gatos, entre outros. A atualização do site será realizada, pelo menos, uma vez por semana.

Resultados Esperados

Site criado e atualizado semanalmente, facilidade de acesso ao material utilizado pelos estudantes da UFPel, disponibilização de informações às pessoas interessadas em gatos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os estudantes matriculados na disciplina "Comportamento e Bem-estar de Cães e Gatos" e aqueles inscritos nos projetos de ensino "Grupo de estudos em bem-estar de cães e gatos" e "Grupo de estudos em medicina interna de felinos" serão convidados a participar do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCELO FEHLBERG NEY201/06/201731/12/2018
MARLETE BRUM CLEFF201/06/201731/12/2018
MARTA FERNANDA FEHLBERG401/06/201731/12/2018

Página gerada em 19/04/2024 18:16:53 (consulta levou 0.041530s)