Nome do Projeto
Modelos 3D de exercícios de Cotada
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/06/2017 - 08/06/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
O livro "Projeções Cotadas- Exercícios", de autoria dos colegas José Inácio Kruger e Armênio Costa da Rocha Grafulha (ambos já falecidos), foi editado pela Editora e Gráfica Universitária da UFpel em 1987. Embora não tendo sido mais editado, constitui-se em uma obra única e de bastante utilização entre os professores que lecionam o Método das Projeções Cotadas, pela pertinência e utilidade dos exercícios no aprendizado do método. Neste ano de 2017 a referida obra completa 30 anos de plena importância e utilização. O projeto que propomos neste ano está totalmente baseado na mesma, trazendo a proposta de construção de material digital tridimensional para sua melhor compreensão pelos estudantes.

Objetivo Geral

A ideia deste projeto é confeccionar modelos tridimensionais no programa "Google Sketchup" para auxiliar a compreensão espacial (tridimensional) de todos os exercícios propostos na obra "Projeções Cotadas- Exercícios", de autoria dos colegas José Inácio Kruger e Armênio Costa da Rocha Grafulha (ambos já falecidos), que foi editada pela Editora e Gráfica Universitária da UFpel em 1987.




Justificativa

A referida obra apresenta representações bidimensionais de entes geométricos tridimensionais (ponto, reta, plano, superfícies), propondo exercícios de problemas espaciais a serem resolvidos entre estes elementos.
Este tipo de representação e exercício é típico do Método das Projeções Cotadas.
Para que o aluno possa resolver estes exercícios de modo pleno, ele deve ser capaz de imaginar os entes geométricos "no espaço", ou seja, compreendê-los em sua configuração tridimensional.
A esta capacidade denominamos "imaginação espacial".
Na época da elaboração desta obra e até há cerca de dez anos atrás, professores e estudantes somente dispunham de maquetes físicas para auxiliar a "imaginação espacial". Estas maquetes são de confecção minuciosa e trabalhosa, tornando-as de difícil execução para um grande número de exemplos.
Entretanto, a Computação Gráfica propiciou aos professores um meio espetacular para a confecção de maquetes tridimensionais virtuais, u seja, de modelos tridimensionais que podem ser girados e visualizados sob vários ângulos na tela dos computadores.
Programas gráficos tridimensionais como o "Google Sketchup" tornaram a criação destes modelos bastante fácil para quem possui um mínimo de conhecimento na área.
A idéia deste projeto é, justamente, tirar partido deste recurso para enriquecer a obra referida com a confecção de modelos tridimensionais de todos os seus exercícios e também de suas resoluções.

Metodologia

Serão confeccionados modelos tridimensionais no programa gráfico computacional "Google Sketchup" de todos os exercícios propostos na obra "Projeções Cotadas- Exercícios", de autoria de José Inácio Kruger e Armênio Costa da Rocha Grafulha.
Também serão confeccionados modelos tridimensionais da resolução dos exercícios referidos;

Resultados Esperados

Espera-se que este projeto produza um rico material a ser utilizado em conjunto com os exercícios do livro mencionado, tanto por alunos como por professores.
Espera-se que o material auxilie o desenvolvimento espacial dos alunos e sua compreensão do Método das Projeções Cotadas,
Ainda temos a expectativa de que o aluno de graduação que irá desenvolver os modelos desenvolva seus conhecimentos no programa gráfico computacional a ser utilizado e também no conhecimento do Método das Projeções Cotadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS1410/06/201708/06/2018
DANIEL SILVA GUIMARAES210/06/201708/06/2018
MARIVAN DA SILVA PINHO210/06/201708/06/2018
WESLEY REINOSO2010/06/201708/06/2018

Página gerada em 26/04/2024 19:04:05 (consulta levou 0.034739s)