Nome do Projeto
Tecnologias Educacionais Digitais para o Ensino de Ciências Exatas e Engenharias - TED-CEE
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/05/2017 - 02/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar
Resumo
O projeto visa contribuir para o desenvolvimento dos cursos do Centro de Engenharias (Ceng) e outros cursos de Engenharias e de Ciências Exatas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), incentivando a inovação pedagógica e tecnológica, por meio de ações de formação docente que promovam a aplicação e avaliação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, notadamente Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) na educação. Os esforços serão concentrados em um Núcleo de Tecnologias Digitais para o Ensino de Engenharias e de Ciências Sociais que atuará de forma transversal em todos os cursos, contemplando todos os professores interessados emparticipar. As ações de formação docente do projeto estarão direcionadas à inovação em estratégias e/ou metodologias pedagógicas utilizando as TCD nos cursos de Engenharia e Ciências Exatas e à inovação em produtos tais como Objetos de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Simuladores, Laboratórios virtuais, entre outros. Os professores que participem das oficinas do projeto terão a oportunidade de refletir sobre a possibilidade de substituir a metodologia tradicional, baseada apenas em aulas expositivas, por outras que favoreçam o alcance de vários objetivos educacionais, estimulem o aluno a aprender e possibilitem sua participação no processo de aprendizagem. Dessa forma, poderão utilizar Tecnologias de Comunicação Digital para estruturar métodos de ensino que favoreçam a integração de conteúdos, a integração social dos alunos e a aprendizagem na prática. Esta proposta estabelece novas formas de aprender, onde os conteúdos são importantes, mas considera-se que os métodos de trabalho constituem a pedra angular de toda e qualquer inovação que a docência e a aprendizagem do futuro irão exigir (TAVARES, 2003).

Objetivo Geral

Aperfeiçoar as técnicas e condições do ensino de Engenharias e Ciências Exatas mediante a incorporação de Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para inovar no processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

O projeto procura incentivar a inovação e utilização de novas tecnologias em sala de aula e na a oferta de disciplinas de cursos do CEng, e de outros cursos de Engenharia e Ciências Exatas, incorporando o uso integrado de tecnologias de informação e comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 1.996 e na Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004 do MEC. Paralelamente, os discentes envolvidos nas atividades da abrangência do projeto serão expostos à utilização de tecnologias que são de utilidade não apenas para atingir objetivos pedagógicos das disciplinas em tela, mas de utilidade para o exercício da profissão. As contribuições do projeto vão ao encontro dos fundamentos do Projeto Pedagógico Institucional da UFPel (PPI) que considerada fundamental a figura do professor como basilar na aplicação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, principalmente dentro de inovações, tecnologias e procedimentos construtivistas, que possibilite a abordagem de procedimentos e tecnologias diferenciados, para que se possa contemplar de uma maneira harmônica as diferentes habilidades de cada aluno. No PPI entende-se como necessário, dentre outros, que os docentes e discentes conheçam as novas tecnologias educacionais e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.

Metodologia

Aulas presenciais expositivas e dialogadas;
Oficinas para Desenvolvimento de Projetos;
Encontros a Distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
Palestras, conferências, teleconferências e outras atividades condizentes ao ambiente educacional para a formação continuada de professores de Ciências Exatas e Engenharia.
Avaliação.

Atuarão no projeto de ensino monitores voluntários e/ou bolsistas para auxiliar na execução das Oficinas e Workshop.

Cabe destacar que a natureza, objetivos e metodologia do projeto são compatíveis com as bolsas de iniciação ao ensino da Universidade Federal de Pelotas. A atuação de monitores é de relevância para a
consecução dos objetivos do projeto, já que, após receberem formação adequado em Tecnologias de Comunicação Digital, eles atuarão como suporte aos professores que estarão realizando as oficinas. Durante a execução do projeto, os monitores terão oportunidades de complementação acadêmica tanto no que diz respeito à utilização de Tecnologias de Comuncação Digital como também nos aspectos pedagógicos da sua utilização. Trata-se de uma proposta metodológica inovadora que oferece um papel privilegiado atribuído à participação ativa do monitor e sua interação com os professores e outros alunos, visando à colaboração na construção de conhecimento. Do ponto de vista metodológico do projeto, inovar significa estruturar atividades de ensino que requeiram o envolvimento ativo do monitor no planejamento e na realização das atividades propostas.

Resultados Esperados

O projeto impactará no desenvolvimento do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas, assim como outros cursos de Engenharias e de Ciências Exatas da UFPel mediante o incentivo à inovação pedagógica e tecnológica, por meio de ações de formação discente e docente que promovam a aplicação e avaliação do uso das TCD para atingir objetivos pedagógicos. Cabe destacar que o CEng conta com 115 docentes, 22 servidores administrativos e 1891 estudantes matriculados. Como resultados esperados almejamos a
sensivel adoção por parte dos docentes do CEng, e de outros cursos de Ciências Exatas e Engenharias, de estratégias e/ou metodologias pedagógicas inovadoras utilizando as TCD com repercussão na formação dos profissionais do século XXI.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LARISSA CORRÊA SANTOS122/05/201702/03/2018
MATHEUS SERPA RODRIGUES205/02/201828/02/2018
WALTER RUBEN IRIONDO OTERO1022/05/201702/03/2018

Página gerada em 23/04/2024 10:12:00 (consulta levou 0.038756s)