Nome do Projeto
Ensino integrado de teoria e projeto: arquitetura contemporânea.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/05/2017 - 25/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Teoria da Arquitetura
Resumo
O projeto busca integrar o conhecimento entre as disciplinas de teoria da arquitetura contemporânea e projeto arquitetônico do terceiro semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A disciplina de Projeto Arquitetônico III, reformulada no projeto pedagógico da FAURB, possui ênfase em temas de composição e trabalha com referentes arquitetônicos pertencentes a arquitetura contemporânea. O pensamento arquitetônico e processos de projeto de arquitetos selecionados devem formar parte do conteúdo da disciplina de Projeto Arquitetônico III. O projeto de ensino tem como objetivo a reflexão dos processos criativos em arquitetura pelo estudo de arquitetos paradigmáticos através da análise de projetos. O projeto inclui a realização de exercícios projetuais que visam a experimentação de processos de caráter inovador bem como a incorporação de outras expressões artísticas dentro do campo disciplinar da arquitetura, como o processo de projeto de Enric Miralles, utilizando a collage e obras pictóricas como dispositivo projetual. A experimentação geométrica representada pelo arquiteto Peter Eisennman. O enfoque fenomenológico da experiência sensorial representado pelos arquitetos Steven Holl e Peter Zumthor. A disciplina busca trabalhar não só as capacidades ideativas mas também o desenvolvimento de procedimentos gráficos que estimulem e facilitem a materialização das ideias projetuais de uma forma efetiva, por meio de croquis, collage, fotocomposições e pela fundamental manipulação da materialidade através de maquetes de estudo.

Objetivo Geral

Fomentar a teoria da arquitetura contemporânea no processo de projeto.

Justificativa

O projeto se justifica pelo distanciamento que sempre existiu entre as disciplinas teóricas e práticas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A constante aplicação de metodologias de projeto que enfatizam a planta baixa indicam que diferentes processos de projeto não são apresentados aos alunos privando-os de construir novas possibilidades de desenvolverem seus projetos. A falta de abordagem da conceituação projetual dá a falsa impressão que projetar é resolver questões de compatibilização funcional.

Metodologia

Em cada semestre será realizado um exercício de projeto que responda a proposta do projeto de ensino.
1. Seleção de arquitetos e teorias a serem investigadas que respondam aos objetivos da disciplina de projeto III.
2. Revisão Bibliográfica.
3. Desenvolvimento de exercícios projetuais utilizando teorias de projeto.
4. Montagem de aulas expositivas.
4. Realização dos exercícios propostos em sala de aula.
5. Avaliação do processo e resultados obtidos.
6. Criação de material didático para análise de projetos referenciais
7. Aplicação de exercício- material didático.
8. Avaliação de Material didático.
9. Artigos científicos
10. Relatório final do projeto de ensino

Resultados Esperados

Busca-se obter como resultados que os alunos de arquitetura compreendam que os projetos de arquitetura devem ser desenvolvidos a partir de um pensamento arquitetônico que irá conduzir o processo de projeto.

Ampliar o conhecimento dos alunos sobre processos de projeto.

Espera-se que as análises de projeto contribuam no processo de projeto de cada aluno.

Que os exercícios criados possam efetivamente responder a integração entre teoria e projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA MUNHOZ SOARES412/02/201817/05/2018
JOSE LUIZ VOTTO2026/05/201725/05/2018
LAURA LOPES CEZAR426/05/201725/05/2018

Página gerada em 28/03/2024 07:35:16 (consulta levou 0.264132s)