Nome do Projeto
Criação de Laboratórios Virtuais de Instalações Prediais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/05/2017 - 12/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Instalações Prediais
Resumo
Todo empreendimento de engenharia civil envolve algum projeto de instalações, seja em sua fase de execução ou ao longo de sua vida útil de serviço. O ensino de disciplinas de instalações prediais, no entanto, é comumente negligenciado nos cursos de graduação, sendo ministradas de forma teórica, seguindo normas e recomendações, que em momento algum aproximam os discentes das práticas e realidades da profissão. O uso de laboratórios virtuais de aprendizagem tem se consolidado no meio acadêmico por proporcionar um espaço onde os estudantes podem experimentar diversas situações úteis ao seu desenvolvimento no ambiente de sala de aula, além de poderem ser acessados a qualquer momento virtualmente.

Objetivo Geral

Uma nova geração de aprendizes, imersos nas tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e videogames, vem surgindo a cada dia. Estes novos alunos estão surgindo nos meios acadêmicos e nas próprias empresas, com um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. O objetivo, portanto, é adequar e modernizar as metodologias de ensino para este novo padrão deiscente, através do uso de laboratórios virtuais de aprendizagem (LVA).

Justificativa

A ideia da construção de um laboratório de instalações hidrossanitárias parte da necessidade de mostrar aos alunos, através de uma forma visual e prática, as instalações prediais de abastecimento de água fria, água quente, de esgotamento sanitário, além de sistemas de ventilação. A visualização do funcionamento do conjunto, através do laboratório virtual, mostra-se uma ferramenta promissora e extremamente enriquecedora do processo ensino-aprendizagem.

Metodologia

A proposta inicial para o laboratório virtual de instalações hidrossanitárias partiu da concepção de um modelo esquemático, que consiste de uma edificação de dois pavimentos, com banheiros localizados nos dois pavimentos, além de cozinha e área de serviço no pavimento inferior. O modelo já começou a ser desenvolvido na versão 1 do projeto no ano 2016, porém foi prejudicado pela greve. Foi desenvolvido com auxílio do software SketchUp e finalizada a etapa instalações prediais de abastecimento de água fria. A próxima etapa serão projetadas instalações prediais de esgotamento sanitário, pluvial, além dos sistemas de ventilação. Após será programada a etapa Instalações elétricas.

Resultados Esperados

Uma das funcionalidades do modelo é permitir que as instalações sejam acessadas virtualmente, permitindo a visualização de diferentes ângulos diversas instalações. Espera-se que, ao poder acessar o modelo em tempo real, tanto o professor como o aluno se beneficie da tecnologia. A ideia é criar aplicativos para que os usuários possam acessar os laboratórios via smartphones, tablets ou computadores, sendo, portanto, um instrumento de ensino tanto em sala de aula, bem como em atividades extra-classe. Acredita-se que estes laboratórios criarão uma melhor dinâmica no processo ensino aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE RIBEIRO PALIGA213/05/201712/05/2018
GUILHERME PIVA DOS SANTOS2013/05/201712/05/2018
HENRIQUE OTTO COELHO113/05/201712/05/2018
TÁBATA LARISSA CORRÊA PERES2013/05/201712/05/2018

Página gerada em 22/11/2019 16:12:05 (consulta levou 0.052990s)