Nome do Projeto
Projeto Bjerknes
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/06/2017 - 29/06/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Resumo
O projeto Bjerknes consiste em um grupo de estudo para análise, discussão e previsão das condições atmosféricas atuantes. O grupo se reunirá uma vez para debater as condições sinóticas tais como sistemas de alta e baixa pressão, frentes frias, tempestades e fenômenos ocorridos ou previstos com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curto de graduação e pós-graduação em meteorologia. O nome Bjerknes é uma homenagem ao meteorologista norueguês Vilhelm Bjerknes (1862-1951) o qual introduziu o sistema de análise e previsão de tempo utilizado até hoje.

Objetivo Geral

Colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nos cursos de graduação e pós-graduação por meio de análises, discussões e previsões das condições atmosféricas atuantes na região.

Justificativa

O curso de meteorologia possui uma grande quantidade de aulas teóricas. Os sistemas de tempo são complexos e sua previsão não é uma tarefa fácil. Soma-se ainda o fato de que cada dia possui uma previsibilidade diferente. Portanto, torna-se necessário exercitar constantemente as atividades de análise, discussão e previsão atmosférica de modo que os conhecimentos teóricos sejam aplicados e sedimentados por meio de atividades práticas e interativas entre alunos, professores e profissionais atuantes.

Metodologia

A metodologia consiste em reunir os participantes semanalmente atendendo as seguintes atividades:
1. Selecionar semanalmente um aluno ou professor para conduzir a reunião mostrando as condição daquela semana e divulgar o tema de interesse;
2. Elaborar um texto base com previsões e imagens de campos meteorológicos, imagens de satélite e radar de fenômenos importantes de cada discussão;
3. Comparar e avaliar a previsão realizada na semana anterior com dados e imagens observados;
4. Convidar palestrantes e profissionais para ampliar o conhecimento geral e de aplicação da ciência;
5. Elaborar um relatório semestral contendo uma compilação das atividades realizadas no semestre bem como sua avaliação.

Resultados Esperados

Com a execução do projeto de ensino Bjerknes espera-se:

1. Uma maior integração entre alunos, professores e profissionais do CPPMET na discussão de temas atuais de meteorologia;
2. Uma maior inserção dos alunos ingressantes nas atividades práticas e teóricas no curso;
3. Uma maior interação dos alunos de pós-graduação com os de graduação;
4. Aprofundamento das análises e previsões meteorológicas melhorando a destreza e habilidade em analisar e prever o tempo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BECKER NUNES230/06/201729/06/2018
CARINA KLUG PADILHA REINKE230/06/201729/06/2018
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES202/04/201829/06/2018
ELIANE GRALA PEREIRA ALVES230/06/201729/06/2018
ELIZABETH SIGNORINI230/06/201729/06/2018
FERNANDO RAFAEL BATISTA RIBEIRO JUNIOR230/06/201729/06/2018
GILSANE MARI DA COSTA PINHEIRO230/06/201729/06/2018
HUMBERTO CONRADO230/06/201729/06/2018
LEONARDO CALVETTI230/06/201729/06/2018
LUCAS ALBERTO FUMAGALLI COELHO207/02/201829/06/2018
LUIZ GABRIEL CASSOL MACHADO230/06/201729/06/2018
MARCELO FELIX ALONSO230/06/201729/06/2018
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA230/06/201729/06/2018
MULLER JÚNIOR MARTINS DOS SANTOS230/06/201729/06/2018
NATHALIA CAROLINE DE SOUZA ALVES230/06/201729/06/2018
OTAVIO MEDEIROS FEITOSA424/10/201729/06/2018
STÉPHANO DOS REIS FREITAS230/06/201729/06/2018
VLADAIR MORALES DE OLIVEIRA230/06/201729/06/2018
WILLIAM DUARTE JACONDINO230/06/201729/06/2018
WILLIAM FERREIRA COELHO230/06/201729/06/2018
ÁLVARO VASCONCELLOS DE ÁVILA230/06/201729/06/2018

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