Nome do Projeto
LABORATÓRIO DE ESTUDOS DIRIGIDOS À CIRURGIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 02/04/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirúrgia Animal
Resumo
O projeto Laboratório de Estudos Dirigidos à Cirurgia, é vinculado diretamente com as disciplinas de Clínica Cirúrgica I e Clínica Cirúrgica II do curso de Medicina Veterinária.
A disciplina de Técnica Cirúrgica (também denominada de Clínica Cirúrgica I) no currículo da Medicina Veterinária tem por objetivo estudar as manobras cirúrgicas básicas e intervenções cirúrgicas, visando o tratamento das afecções, as quais os animais domésticos estão sujeitos. Mundialmente nas faculdades de Medicina Veterinária, bem como no Brasil, a disciplina de Técnica Cirúrgica é obrigatória na grade curricular do curso. É dever das Faculdades de Medicina Veterinária ensinar a seus alunos os princípios da cirurgia e a sua prática. Os alunos devem adquirir habilidade e destreza na realização dos principais procedimentos (MATERA, J.M.).
Objetivo Geral
Melhorar o processo de ensino/aprendizagem das disciplinas de cirurgia
Justificativa
O conteúdo predominantemente prático das disciplinas de cirurgia exige do aluno o treinamento constante. Deve-se lembrar de que as habilidades manuais e psicomotoras, para serem desenvolvidas requerem um treinamento repetitivo (MATERA, J.M.).
Complementarmente, a ampla fundamentação teórica exigida na formação cirúrgica, bem como a limitação curricular de tempo despendido para as aulas práticas e o número limitado de professores são fatores limitantes ao treinamento discente. A diminuição da ênfase e do tempo dedicado às aulas práticas, particularmente no âmbito hospitalar, também prejudicam o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais para a boa evolução profissional (COSTA NETO & MARTINS FILHO, JENKINS et. al., 2008).
A existência de um laboratório onde existam modelos, simuladores, peças anatômicas, e o número reduzido de alunos associado a presença de professores e de monitores permite que o ensino seja mais individualizado, aumentando a fixação do conteúdo e permitindo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem com consequente diminuição em taxas de reprovação e melhora na qualidade final do profissional Médico Veterinário.
Soma-se a estes o fato de que em algumas aulas são utilizados animais provenientes da rotina hospitalar que demandam um maior cuidado tanto pré como pós-operatório. Para estes procedimentos é necessário agendamento prévio, entrevista com o proprietário do animal, avaliação pré-cirúrgica, coleta de exames pré-anestésicos, internamento do paciente com 12 horas de antecedência, preenchimento de prontuário, jejum e preparação do paciente, auxilio durante o procedimento cirúrgico, pós-operatório imediato, alta hospitalar e retirada de pontos. Com todas estas etapas, a presença do monitor é primordial para a manutenção das aulas práticas com animais, que contribuem de forma significativa para o aprendizado dos alunos.
Complementarmente, a ampla fundamentação teórica exigida na formação cirúrgica, bem como a limitação curricular de tempo despendido para as aulas práticas e o número limitado de professores são fatores limitantes ao treinamento discente. A diminuição da ênfase e do tempo dedicado às aulas práticas, particularmente no âmbito hospitalar, também prejudicam o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais para a boa evolução profissional (COSTA NETO & MARTINS FILHO, JENKINS et. al., 2008).
A existência de um laboratório onde existam modelos, simuladores, peças anatômicas, e o número reduzido de alunos associado a presença de professores e de monitores permite que o ensino seja mais individualizado, aumentando a fixação do conteúdo e permitindo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem com consequente diminuição em taxas de reprovação e melhora na qualidade final do profissional Médico Veterinário.
Soma-se a estes o fato de que em algumas aulas são utilizados animais provenientes da rotina hospitalar que demandam um maior cuidado tanto pré como pós-operatório. Para estes procedimentos é necessário agendamento prévio, entrevista com o proprietário do animal, avaliação pré-cirúrgica, coleta de exames pré-anestésicos, internamento do paciente com 12 horas de antecedência, preenchimento de prontuário, jejum e preparação do paciente, auxilio durante o procedimento cirúrgico, pós-operatório imediato, alta hospitalar e retirada de pontos. Com todas estas etapas, a presença do monitor é primordial para a manutenção das aulas práticas com animais, que contribuem de forma significativa para o aprendizado dos alunos.
Metodologia
O Laboratório de Estudos Dirigidos à Cirurgia é realizado em horários nos quais os monitores e os docentes estão disponíveis para atender os acadêmicos. De forma geral, os horários das 12:00h às 14:00 são utilizados para este fim. Aditivamente, outros horários podem ser combinados. Existe uma limitação no número de alunos atendidos para que o estudo possa ser mais particularizado.
A monitoria é marcada diretamente com o monitor por e-mail onde o aluno especifica o dia que comparecerá e a matéria e ser revisada. Durante as monitorias, são revisados conteúdos já ministrados em aula de caráter teórico ou prático e é um período em que o aluno pode tirar dúvidas, fazer os trabalhos da disciplina e realizar um estudo dirigido com o aluno responsável pela monitoria, professores e os demais colegas. É obrigatória a presença de pelo menos um monitor durante o laboratório.
Durante o período, são solucionadas dúvidas, discutidas situações clínicas, realizados treinamentos em modelos, peças anatômicas ou simuladores. Todos os treinamentos básicos discutidos em sala de aula podem ser repetidos durante os horários agendados.
Os monitores precisam estar presentes em aulas práticas e teóricas para a melhor absorção e fixação do conteúdo ministrado.
A monitoria é marcada diretamente com o monitor por e-mail onde o aluno especifica o dia que comparecerá e a matéria e ser revisada. Durante as monitorias, são revisados conteúdos já ministrados em aula de caráter teórico ou prático e é um período em que o aluno pode tirar dúvidas, fazer os trabalhos da disciplina e realizar um estudo dirigido com o aluno responsável pela monitoria, professores e os demais colegas. É obrigatória a presença de pelo menos um monitor durante o laboratório.
Durante o período, são solucionadas dúvidas, discutidas situações clínicas, realizados treinamentos em modelos, peças anatômicas ou simuladores. Todos os treinamentos básicos discutidos em sala de aula podem ser repetidos durante os horários agendados.
Os monitores precisam estar presentes em aulas práticas e teóricas para a melhor absorção e fixação do conteúdo ministrado.
Resultados Esperados
Os resultados esperados são:
- Que o aluno consiga ser incentivado ao aprendizado e a atualização dos conhecimentos através da interação mais próxima dos docentes, monitores e acadêmicos;
- Que seja melhorada a qualidade do processo de ensino/aprendizagem;
- Que sejam proporcionados aos monitores, a possibilidade de auxiliarem as atividades de ensino, permitindo o conhecimento de outra face do processo de ensino/aprendizagem;
- Que seja diminuída a taxa de reprovação nas disciplinas atingidas pelo projeto;
- Que seja melhorada a qualidade do profissional formado pela instituição;
- Que seja melhorado o atendimento ao paciente e à sociedade;
- Que o aluno consiga ser incentivado ao aprendizado e a atualização dos conhecimentos através da interação mais próxima dos docentes, monitores e acadêmicos;
- Que seja melhorada a qualidade do processo de ensino/aprendizagem;
- Que sejam proporcionados aos monitores, a possibilidade de auxiliarem as atividades de ensino, permitindo o conhecimento de outra face do processo de ensino/aprendizagem;
- Que seja diminuída a taxa de reprovação nas disciplinas atingidas pelo projeto;
- Que seja melhorada a qualidade do profissional formado pela instituição;
- Que seja melhorado o atendimento ao paciente e à sociedade;
Indicadores, Metas e Resultados
Os acadêmicos são avaliados quanto ao interesse, participação e cumprimento de horários e tarefas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN CARLOS DE SANTANA | 4 | 18/09/2017 | 22/12/2017 |
ALESSANDRA GOULART TEIXEIRA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
ALINE AZEVEDO VAN GROL | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
AMANDA ANDERSSON PEREIRA STARK | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
ANA PAULA STEMPCZYNSKI | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
ANDREW CHERRIL DOS SANTOS GONZALES | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
BEATRIZ LIBONI ALCALÁ FREGUGLIA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
BRUNA DA ROSA WILLRICH | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
CAMILA IGNÊS BASSAN BARBOSA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
CAROLINE DA SILVA FABRES | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
CAROLINE MUNIZ BARRETO FONTOURA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
CATIANE PRESTES DOS SANTOS | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
DAIANE DOS SANTOS SOARES GUIMARÃES | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
DANIEL AZEVEDO VASCONCELLOS | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
DENISE DIEGUEZ FABRES | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR | 1 | 01/06/2017 | 02/04/2018 |
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA | 6 | 01/06/2017 | 02/04/2018 |
FERNANDA AGUIAR MACHADO | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
FERNANDA TEIXEIRA SILVA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
FRANCISCO DE ASSIS ARAÚJO CAMELO JÚNIOR | 1 | 01/06/2017 | 25/08/2017 |
GABRIELE BENATTO DELGADO | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
GRAZIELE SILVEIRA DA COSTA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
ISABEL SILVA WETZEL | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
JANAINA LEAL BARBOSA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI | 1 | 01/06/2017 | 02/04/2018 |
JOSÉ RAPHAEL BATISTA XAVIER | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
JULIA SOMAVILLA LIGNON | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
JULIO NETTO DOS SANTOS DANIELSKI | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
JÉSSICA JUNCKES | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
KATLYN FLAVIA RODRIGUES SOARES | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
LAURA VALADÃO VIEIRA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
LUIZA DE MENEZES SCHITZ | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
LUÍS FELIPE VAZ BARBOSA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
MARCIO FERNANDO WEBER BRITO | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
MARCO ANTÔNIO DO AMARAL VIDAL | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
MARINA ZANIN | 5 | 01/06/2017 | 23/08/2017 |
MARTIELO IVAN GEHRCKE | 1 | 01/06/2017 | 02/04/2018 |
MIGUEL RODRIGUES DE SOUZA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
NICOLE FERNANDA ESQUINATTI | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
NIELLE VERSTEG | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
OTÁVIO SARAIVA PIRES | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
OTÁVIO ZACHER BUCHAIN | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
PRISCILLA CATALANE BIANCHI | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
PÂMELA CAYE | 4 | 01/06/2017 | 23/08/2017 |
RAUL HENRIQUE DA SILVA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
RENATA GARIN FREIRE DA SILVA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
ROCHELI DA SILVA MÄHLER | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
SAMANTHA WALLY JORGE | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
SANDRA ELISA KUNRATH | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
SIMONE BATISTA | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
STÉFANI YUMI RIBEIRO YABUKI | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
SÉRGIO ARMESTO MORAN NETO | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
TAYNARA MOREIRA MACHADO | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
VANUSA DOS SANTOS RAMOS | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |
VITÓRIA GAUSMANN | 5 | 18/09/2017 | 09/03/2018 |